Regod disse:
Como?
Se nao sabes a historia do clube, nao venhas com coisas.
Primeiro de tudo nao ha prova alguma que indique com clareza que o clube é o mesmo que o fundado em 1893. Até hoje nenhuma prova válida da ligação. Portanto é mais que pláusivel, em bem da verdade, que este Futebol Clube do Porto foi fundado em 1906.
Se o clube que tiveres a falar é o regime entao em bem da verdade nao foi fundado em 1906. É mentira, foi mais tarde e eles falsificaram a data da fundaçao.
Muito stress logo no primeiro dia do ano...calma. Eu estava a brincar por teres escrito 1906 que é data da fundação do sporting, o benfica diz que foi em 1904 acho eu.
Mas já que tocas no assunto, em história tentamos não opinar sobre os factos mas somente interpretá-los. Dizes que não há nenhuma pista que ligue o clube de 1893 ao de 1906, mas não cabe ao historiador andar à procura dessa pista, cabe sim ao historiador procurar saber se existe alguma pista que diga que não há ligação...parece a mesma coisa mas não é.
Por isso pergunto eu, há alguma prova que não seja o mesmo clube? Se não há (pode haver um dia mais tarde) então o facto que temos neste momento é uma folha de um jornal onde diz que em 28 de setembro de 1893 se fundou na cidade do Porto o Football Club do Porto, texto esse que indica que o clube se fundou dias antes, mas na impossibilidade de saber esse dia, fica para a história o 28 de setembro.
Como podes ver, sei perfeitamente a história do clube como sei de outras coisas, pois sempre foi uma área que me interessou...até sou fã de uma máxima que diz, "para saberes o futuro, compreende o passado."