--------------------------
Não é ao calhas que grandes líderes e CEO de Empresas vão recolhendo e passando a lugares Honorificos e Não executivos devido à idade, alguns deles foram os fundadores até das Empresas como Belmiro de Azevedo, Alexandre Soares dos Santos, Amorim, até o Bill Gates nem precisou de chegar aos 50.
O futebol não é menos stressante e nem é menos exigente, o que assistimos é a uma perpetuação no Poder baseada numa eterna gratidão que leva à consequente falha na tomada de decisoes que o clube devia tomar em termos de Projeção para o futuro. A cada dia que passa ficamos para trás em várias áreas.
Só vos vou dar um pormenor no meio de vários. Tenho uma filha que está a fazer mestrado na área da Data Science e já fez trabalhos na área da Inteligencia Artificial. O professor dela numa das conversas sobre a temática de aplicação na sociedade falou no futebol. A minha filha como Portista desde o Berço perguntou se sabia como estava o FC do Porto, o professor respondeu para grande apreensão dela que: o FC do Porto lhe parecia dos clubes mais alheios e atrasados na introdução deste ramo da ciência, ao contrario de outros clubes como o Braga, Guima, Fmalicão e os de lisboa. Disse até que na Inglaterra há muitos clubes que quando querem um atleta já têm programas de software com n jogos e n jogadores analisados e que produzem listagens de 5 a 10 em cada posição jogadores com as carateristicas pedidas.
Fiquei triste, porque o FC do Porto de Pedroto, Artur Jorge, Robson e outros sempre esteve ligado ao Saber e à Ciencia. Vitor Frade, José Guilherme, Roger Spry, Jorge Araújo, Pepin Ligders e outros foram varios exemplos de pessoas de saber e que nos ligavam ás academias e faculdades