Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

drulo

Bancada lateral
9 Junho 2013
710
496
Umas palavras a todos os que estamos por aqui hoje: muita força. Duvido que a grande maioria de nós nos tenhamos sequer cruzado com o Jorge, mas acredito que para todos nós representou algo muito importante para as nossas vidas. Foi com ele que muitos aprendemos o Portismo, vimo-lo dentro de campo a batalhar, a puxar pelos colegas e a exigir que cada um deles desse tudo em campo. Custa apercebermo-nos que alguém que seguimos tantos anos da nossa vida tenha partido tão inesperadamente.

Não somos família, não somos amigos. Mas hoje também nos doeu muito. Um abraço a todos.

Desculpem o desabafo, mas faz-me bem desabafar aqui.

forcadragoes

Bancada central
21 Abril 2016
2,370
1,226
Conquistas
2
Paris
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Ainda estou em choque o bicho o eterno capitão faleceu. Imagino a família.
Ficará sempre na memória do FC porto o capitão que levantou a taça UEFA e league dos campos em 2 anos seguidos. Lembrei-me também da sua força, muito forte de cabeça, duro sobre os avançados, não gostava de perder, um jogador a porto,um leader. Era um portista um verdadeiro um grande capitão.
Eu sou um grande fã de Jorge Costa e ficarei até ao fim. Obrigado por tudo Jorge Costa muito obrigado por tudo.
Descansa em paz grande portista.

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
852
705
Em puro ADN do Porto Jorge Costa e o João Pinto estão taco a taco.
Também por isso o #2 devia ser retirado. O João Pinto também merece. Dois capitães que, ambos, dignamente definiriam o que é ser FCPorto.
Defenderia o mesmo se o JP tivesse ido primeiro. Porra, nem quero pensar nisso. Vamos homenagear os nossos verdadeiros heróis que nos deram mais do que títulos. Pedroto imaginou, PdC meteu em marcha, mas quem "encarnou" e nos mostrou o que todos precisávamos de ver. Foram eles (não exclusivamente) certamente o expoente máximo do Portismo.

Danoak

Lugar Anual
21 Maio 2025
656
1,796
Provavelmente aquilo que irei escrever será um agregar ou um compêndio de diversas ideias e partilhas, mas é aquilo que me vai na alma.

Sou, desde sempre, portista. Sou sócio há mais de 30 anos, quase desde o meu nascimento, tenho lugar anual há mais de 20 (desde a glória de 2003/2004) e felizmente sempre tive a possibilidade de ir à bola.

E, desde essa data, vou à bola com o meu pai e o meu irmão. Faça chuva ou sol, estejam 2 ou 35°C, doente ou saudável, com ou sem emprego, a sarar feridas da morte de familiares ou a celebrar épocas mais felizes da minha vida.

Porque, para mim e muitos outros certamente, ser Porto é isso. É colocar o Porto acima de tudo, porque nada nem ninguém é mais importante que o nosso clube. Nenhum presidente, nenhum treinador, nenhum jogador e nenhum adepto.

E este espírito, esta vontade e este amor tem um protagonista principal: o nosso Capitão. O nosso Jorge.

As minhas primeiras memórias do futebol são já com o Jorge como figura de proa de uma equipa inatacável, inabalável e inquebrável, e uma das, senão a principal justificação pela qual o meu portismo chega, por vezes, a ser doentio (no bom sentido).

O Jorge era a personificação da mística do Porto, da chama do Dragão, do preferir quebrar em vez de torcer.

O Jorge era aquele que não permitia que nada nem ninguém, em qualquer circunstância, colocasse em causa o nosso clube, mas sempre com elevação. E é isso que faz dele, mais do que um grande jogador e capitão, um grande homem.

O Jorge era aquele que não só representava a nossa mística e "respirava Porto", como dava corpo ao significado da palavra Invicta. Um portuense e um portista como poucos ou até nenhum.

Era não, é. Porque o Jorge Costa, a sua braçadeira e o seu número 2 serão sempre imortais.

Até sempre, meu Capitão.

Equilibrium76

Tribuna
26 Abril 2015
3,293
2,986
Conquistas
3
48
  • Jorge Costa
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
É e não é, no sentido em que a unica coisa que muda pra quem presenciou é o trauma visual.
Depois todo o pânico inerente à situação e todo o aparato chegou a toda a gente no Olival e portanto diria que está um clube de luto e toda uma estrutura altamente traumatizada
O trauma visual é o pior, ainda bem que os jogadores não vira.
Quem viu vai ser muito duro de ultrapassar.

• Like
Reações: Diogo Tomás
9 Março 2012
4,359
2,708

Nunca se vendeu ! O único intuito era ser leal com ele próprio e leal com o FCP . Um senhor! E homens destes não se fazem . Marcam gerações, são diferenciados e actualmente valores como ele representava já não existem. Obrigado Jorge Costa. Definição pura de ser Porto !

Enviado do meu Pixel 7a através do Tapatalk

• Like
Reações: pauloans e skyniro

Elcomandante

Bancada central
4 Agosto 2016
1,049
2,411
Para mim que comecei a ver futebol nos finais dos anos 90, é o exemplo máximo do que é ser Porto. Tudo o que conquistou foi com trabalho e abnegação e morreu literalmente a trabalhar para o clube.

Ficou-me um momento para sempre na memória quando em Old Trafford sofre uma lesão muscular que deixava qualquer um postrado e atira-se num pique louco a garantir que matava a jogada antes de ser substituído. Nenhum jogador hoje em dia faria aquilo.

Cabe ao clube homenagear os gigantes aos ombros dos quais se construiu e acredito que o fará devidamente na Porta 2.

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
2,886
6,854
@fcportos90, @Di Charis, @Reacher ... o badalhoco aproveitou para dar a sua bicada... nem nestes momentos... "era um portista diferente. O Porto dos anos 90 era muito a luta contra o centralismo, e ele terá sido um dos primeiros a perceber que isso prejudicava o clube.."

As tretas do costume! Nem nestes momentos se coíbem de passar a cartilha...
É curioso, um colega disse exactamente isso hoje aqui no Portal. Exactamente isso.
Que a partir dos anos 90 já não se justificava o discurso anti-centralista e anti-Lisboa, como se justificara nos anos 70 e 80. Que depois da afirmação internacional éramos maiores do que eles e era altura de parar com esse discurso. Que podíamos hoje em dia ter muitos mais adeptos do que temos.
Se hoje é dia ou não para discutir o tratamento que o FC Porto sempre deu aos seus maiores, do Miguel Siska ao Gomes? Talvez sim, talvez não. Eu acho que sim.

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
41,507
82,436
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Se o AVB quiser levantar o ânimo das hostes outra vez, vai precisar de um golpe de asa... Quem sabe o Ruben fosse isso mesmo..
Se a morte de Jorge Costa, da maneira que foi nao for suficiente para este plantel dar 1000%, mais vale fechar a loja

Nós precisamos de ajustes como precisávamos antes, mas depois do choque so ha uma maneira de reagir a isto

Querer ganhar como JCosta queria!!!