João Mário

João Mário 23

João Mário

4.92

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.92 Performance da Época
Jogos
17
Golos
0
Assistências
5
Amarelos
3
Vermelhos
0

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,112
3,216
Lisboa, 1979
https://maisfutebol.iol.pt/fc-porto...las-que-detesta-jogar-para-o-lado-e-para-tras

Muito curioso este artigo nomeadamente a observação do Vitinha e do JM

«O Vítor é muito perseverante. Consegue acentuar no seu futebol o gosto que tem pelo jogo. Precisa de melhorar a relação com a baliza. Hoje exige-se muito aos médios na zona de finalização e nisso tem de melhorar. Tenho ficado impressionado pela positiva com a evolução do Vitinha. Fui o primeiro treinador dele no FC Porto. Havia jogadores num plano mais elevado do que ele nos Sub12 e Sub13 e não singraram. O mérito é todo do Vítor.»

«O João Mário é um extremo como o Porto já não tem desde o Jaime Magalhães. Tem uma capacidade de drible superior à que tinha o Jaime, é um atleta de tremendo potencial. Se encontrar maior estabilidade emocional, pode ser um atleta invulgar.»

@DeepBlue @Roberto_FCP @Drago @Paul Ashworth só prova uma coisa, a força mental do Vitinha.

Sim, o rapaz soube segurar a corda e esperar pela sua oportunidade. Sim dúvida alguma. Neste prisma, é um exemplo. Muitos no lugar dele desistem e acabam dispensados, outros querem sair para outro clube, achando que o clube não está atento ao seu talento, etc...

Mas sejamos claros, o que aconteceu ao Fábio e ao Vítor não é inédito ou extraordinário. Há vários exemplos de jogadores com percursos mais modestos em escalões mais jovens da formação e que dão nas vistas nos escalões finais ou até só nos júniores.

Foi assim o Vítor Baía e foi assim o Bernardo Silva do regime, por exemplo.

Mais, quando o FC Porto, em iniciados e juvenis, sentava o Fábio e o Vítor no banco, não estava a cometer um erro. Simplesmente, haviam colegas fisicamente e/ou tacticamente mais preparados. É normal.

Cabe ao clube avaliar os seus jogadores pelo talento e potencial que têm. Não por se são titulares ou se são chamados à selecção. Quem é titular em iniciado pode não ser titular em júnior. Quem é sempre seleccionado para a Sub16, pode chegar à sub19 e não ser seleccionado uma única vez. E vice versa.

Espero que o clube agarre estes dois exemplos e que os use quando alguns miúdos (ou pais...) mostrarem desagrado por não jogarem e quererem sair do clube. É algo normal. Isso sim, estes exemplos mostram que o percurso de sucesso não tem que ser um percurso a jogar sempre e que quem jogou quase sempre pode não ter sucesso. O que conta é o talento e, a seguir, a resiliência.

O Fábio e o Vítor são exemplos disso mesmo. Talento, nunca foi por falta dele que sentaram no banco, e resiliência, compreenderam que em iniciados havia quem apresentava rendimento superior e não desistiram, pelo contrário, tentaram superar o colega.

Por fim, está de parabéns o FC Porto que, melhor ou pior, soube perceber que não deveria desistir destes dois.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,383
11,262
Foi sempre a ideia que tive dele. Precisa de soltar-se das suas amarras a nível mental. Quando o conseguir vai dar um tremendo salto qualitativo e em termos de regularidade. Talento tem de sobra.

O Gonçalo realmente é o oposto. Até a nível de discurso é surpreendente. Outro extremo de enorme potencial.
Tal como a nível de atitude em campo o Gonçalo é diferente, e muitos podem chamar de individualista e brinca na areia, mas um extremo se quer ter sucesso tem de ser assim, e se o João Mário tem capacidade para partir no 1x1, então que vá sem medo algum, se perder a bola perdeu e que recupere o mais rápido possível. Agora um extremo que não arrisca nunca será grande extremo, e isso do arriscar sem dúvida tem a ver com a parte psicológica do atleta.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,461
5,450
Conquistas
1
  • Junho/18
Quase me esquecia de felicitar a estreia, o tópico dele estava aqui escondido na equipa B mas penso que já pode passar para o tópico do plantel principal, não teve tempo para fazer muito mais que se esforçar, mas até a final da taça tem 2 jogos onde pode ter mais minutos até fim da época.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,134
42,701
Quase me esquecia de felicitar a estreia, o tópico dele estava aqui escondido na equipa B mas penso que já pode passar para o tópico do plantel principal, não teve tempo para fazer muito mais que se esforçar, mas até a final da taça tem 2 jogos onde pode ter mais minutos até fim da época.
👆

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,224
4,009
De todas as estreias que tivemos esta temporada, foi talvez o que sentimos mais nervoso, levou amarelo mas depois teve bem no contra ataque, mas estrear contra o Sporting tb não é fácil.

Eu que vou ser honesto nao sei muito sobre o Joao Mario, por segundos a maneira de correr fez me lembrar o Adrian Lopez, nao a comparar os jogadores mas so a maneira de correr

Filipe Sá

Tribuna Presidencial
11 Julho 2012
5,033
3,401
De todas as estreias que tivemos esta temporada, foi talvez o que sentimos mais nervoso, levou amarelo mas depois teve bem no contra ataque, mas estrear contra o Sporting tb não é fácil.

Eu que vou ser honesto nao sei muito sobre o Joao Mario, por segundos a maneira de correr fez me lembrar o Adrian Lopez, nao a comparar os jogadores mas so a maneira de correr
Falar no amarelo do João Mário sem o classificar de rídiculo será sempre uma oportunidade perdida, seja em que contexto for.

"...levou um amarelo - completamente rídiculo - mas depois teve..."

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,224
4,009
Falar no amarelo do João Mário sem o classificar de rídiculo será sempre uma oportunidade perdida, seja em que contexto for.

"...levou um amarelo - completamente rídiculo - mas depois teve..."
Tas completamente correcto mas no final do dia, ele levou amarelo e tava "a uma falta" de ser expulso o que o não o ajudou em nada na sensação de o sentir nervoso.

• Like
Reações: Ablon

Filipe Sá

Tribuna Presidencial
11 Julho 2012
5,033
3,401
Tas completamente correcto mas no final do dia, ele levou amarelo e tava "a uma falta" de ser expulso o que o não o ajudou em nada na sensação de o sentir nervoso.
Óbvio. Mas não devemos perder a oportunidade de cascar nos Padres a todos os segundos possíveis. Dar amarelo ao João Mário quando o amarelo naquele jogo estava ao nível da agressão do Jovane, tem que ser sempre falado, até para a malta perceber que o João Mário não teve culpa no amarelo que levou.

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
Óbvio. Mas não devemos perder a oportunidade de cascar nos Padres a todos os segundos possíveis. Dar amarelo ao João Mário quando o amarelo naquele jogo estava ao nível da agressão do Jovane, tem que ser sempre falado, até para a malta perceber que o João Mário não teve culpa no amarelo que levou.
Sem dúvida. Esse Padre foi o típico Padreco a exercer poder sobre os miúdos porque contra os graúdos era um covardolas.

Fez o mesmo com o Fábio Vieira que leva uma entrada muito agressiva e o Padre manda seguir. Como é lógico o Fábio não gostou, protestou e lá foi o Padreco reprimir o Fábio.

Típico caso de fraqueza...

• Like
Reações: N.

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,571
5,637
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Certamente fará a pré-época. Seria bom para todos caso demonstrasse capacidade para fazer parte do nosso plantel principal!

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,588
6,851
46
Lisboa

Acho que foi só impressão tua, não tem muito a ver com o estilo do Adrian Lopez. É um jogador com "mais estilo" a jogar, com uma técnica mais "bonita", é muito mais um extremo clássico, pelo menos para mim. Claro que em termos de qualidade não são comparaveis (pelo menos para já). Para mim de todos os que subiram é dos melhores tecnicamente e certamente o que tem mais drible. Em termos de mentalidade é o que está bem mais atrás.
Ao contrário dos outros todos não é com as bojardas habituais do Sérgio que vai sair daqui um jogador. Tem que ser muito mais acarinhado e com acompanhamento mais próximo.

• Like
Reações: Ablon e D10s

MONDragão

Tribuna
2 Junho 2016
3,308
3,444
Minho
Jogador com bastante técnica e boa velocidade para extremo.
Uma estreia contra um dos grandes é sempre um risco, no entanto, após ter visto amarelo, não vacilou e esteve bem.