Fds alíneas para baixar cláusula? Gestão péssima.
Eu acho boa.
Se o meu contrato está a acabar e sou um jogador de elite o que é que um clube que não está na linha da frente no poderio financeiro pode fazer?
Que armas tem o Porto para convencer um jogador a renovar sem poder atirar montanhas de dinheiro para cima?
Vejo a desportiva (aqui sabes que és importante e continuarás sempre a ser um indiscutível nos grandes palcos).
Vejo a pessoal/familiar (modo de vida, cidade tranquila, não teria necessidade de se readaptar a uma eventual nova língua).
Para além destas, é fundamental que o clube que quer renovar comigo não me roube totalmente a sensação de liberdade de escolha do meu futuro.
Um Corona/Otávio só renovam se na altura da renovação não tiverem um Manchester, um Bayern, Real ou um Barcelona à perna por muito idílico que seja o cenário desportivo e familiar no Dragão e na cidade.
O contrato que eu assinaria teria que me dar a segurança que esse sonho não ficaria barrado ou nas mãos duma decisão alheia.
E essa segurança, hoje em dia, não se resume a palavras (estilo PdC para o Deco). Tem que ficar no papel.
Uma cláusula baixa pode, adicionalmente, proteger o clube de perder um jogador a custo zero.
Imaginem que a cláusula de rescisão do Dalot era de 50 milhões de euros.
O Utd tinha accionado a cláusula?
Se não tivesse, tentaria negociar com o Porto ou esperava pelo fim do contrato?
O receio que a concorrência nos roube jogadores (por o preço ser relativamente acessível para muitas bolsas) pode acelerar uma decisão.
É melhor dar 20 já e garantir um jogador do que esperar e correr o risco que alguém se chegue à frente antes.
O Porto fez isso com o Militão.