Iván Marcano

Marcano 5

Marcano

6.02

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

6.02 Performance da Época
Jogos
4
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
26,627
1,203
Varela, Marcano e Diogo destacados em Arouca

Médio foi o MVP da Liga, central recebeu o Mérito e Valores Porto e capitão levou o Clean Sheet

Alan Varela, um pilar no meio-campo em Arouca (2-0) que venceu cinco dos seis duelos que disputou, completou quatro interceções e ficou perto de marcar na primeira parte, foi eleito o MVP pela Liga Portugal, enquanto Iván Marcano - regressado aos relvados após 533 dias a recuperar de lesão - recebeu o prémio Mérito e Valores Porto e Diogo Costa, que manteve a baliza inviolada, levou para casa o Clean Sheet.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
26,627
1,203
“Pensei que podia não voltar a jogar futebol”

Iván Marcano regressou aos relvados após longa paragem e foi titular no triunfo em Arouca (2-0)

O triunfo do FC Porto em Arouca (2-0), na 24.ª jornada da Liga, contou com um regresso muito especial: após um ano e meio afastado da competição, Iván Marcano foi titular e esteve em muito bom nível no eixo da defesa, algo que deixou o central “muito feliz”. “Foi um ano e meio muito difícil, com uma recuperação complicada. Queria agradecer a muitas pessoas que me ajudaram muito num processo difícil”, começou por dizer o camisola 5, para quem a equipa “é sempre o mais importante”.

Um longo calvário que terminou
“Foi um ano e meio muito difícil, com uma recuperação complicada. Queria agradecer a muitas pessoas que me ajudaram muito num processo difícil. Estou muito agradecido. Foram muitos meses, mas tentei ajudar a equipa e dar um pouco de experiência, que é sempre importante. Estou aqui para ajudar.”

Uma vez experiente no balneário
“Vou tentar dar sempre o meu contributo, umas vezes de fora, outras vezes lá dentro. Quando estás tanto tempo de fora, não é fácil fazeres ouvir a tua voz, mas estou cá e vou tentar ajudar.”

O regresso à competição
“O futuro logo se verá, agora é o presente. Consegui jogar e estou muito feliz, pois pensei que podia não voltar a jogar futebol. A equipa é sempre o mais importante, nunca fui egoísta. O mais importante foi a vitória, mas é um orgulho ter voltado a jogar.”

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
7,387
14,699
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Infelizmente é um sinal da completa falta de acerto na posição nos últimos anos.
A última boa contratação que fizemos para a posição aconteceu há quase 10 anos. Foi o Felipe (o Pepe não entra nestas contas). E o extraordinário é que durante muito tempo era talvez a posição em que tínhamos maior taxa de acerto.

Eu gosto do Marcano
Mas se pensarmos na realidade das coisas
É um bocado triste que um gajo com 37 anos com o joelho todo rebentado e que esteve 1 ano e tal parado, chega a um jogo e é o melhor central do Porto...

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
13,762
11,980
Infelizmente é um sinal da completa falta de acerto na posição nos últimos anos.
A última boa contratação que fizemos para a posição aconteceu há quase 10 anos. Foi o Felipe (o Pepe não entra nestas contas). E o extraordinário é que durante muito tempo era talvez a posição em que tínhamos maior taxa de acerto.
O Militao e o Mbemba tb..
Qd o Mbemba estava aqui era desvalorizado por mtos, quem nos dera ter um Mbemba agora

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,486
13,341
O Militão veio depois do Felipe.

E o Mbemba também.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,571
6,787
Porto
Por acaso acho que houve algumas tentativas que foi uma pena nao terem dado certo e acho que resultariam...
Falo do Verissimo e Joao Victor...

O falhanco do joao victor motivou a compra super inflacionada do David Carmo... com jogador o Davi Carmo era lento mas com muito cabedal. Nunca conseguiu fazer fit na nossa forma de jogar e expos sempre muito a equipa com a sua falta de velocidade.
Joao victor, era um central mais rapido, acho genuinamente que teria resultado.

Quanto ao verissimo... olhem para mim o gajo era um "felipe" melhorado! Era gajo para ser um patrao na nossa defesa... simples pratico, eficiente... forte nas bolas paradas. É o que se quer. A nivel defensivo achei superior ao felipe. O Felipe era mais de dar pau e tal, mas o verissimo parecia mais ponderado e eficiente. Teve aquela lesao grave que terminou com a carreira dele no benfica, porque acho que ainda hoje seria titularissimo por lá (se nao tivesse ja saido). Muito estavel!

Portanto, para mim eram 2 gajos que nós falhamos a sua contratacao, e que foram muito falados para cá, que teriam contribuido certamente para uma defesa mais estavel e tambem nesta fase, poderiamos ter alguns argumentos mais solidos, porque não teriam precipitado investimentos em jogadores errados, que nos levaram a perder pontos, tempo e estabilidade na zona.

Qd o Mbemba estava aqui era desvalorizado por mtos, quem nos dera ter um Mbemba agora
Yah, sem duvida que teria ajudado muito.
Tipo, ter um Mbemba, em vez de um otavio, ou mesmo em relacao ao djalo, teria dado outra estabilidade à defesa.

Quanto ao perez... de todos os centrais e apesar de ja ter enterrado bastante, algo me diz que vai assumir-se como boa opção.
Gosto do otavio, e do potencial que ele tem, mas efectivamente ha ali um lado instavel e louco do otavio que prejudica muito a solidez defensiva. é tipo jogador do 8 ao 80.
O Perez com um gajo assim, tambem não consegue desenvolver-se e adaptar-se melhor. Acho que é aquele tipico jogador bastante prejudicado pelo contexto.

O Djalo, é outro que até não desgosto, mas tipo, tambem não é de se fiar.
Uma defesa para os dias de hoje com um Mbemba, um Marcano e um Perez, parecia-me bastante solida e capaz de ser altamente fiavel.

Diria que esta epoca, passo certo teria sido tipo uma defesa assim (ok marcano nao tava disponivel, poderia ser outro do genero ou até pepe).
O perez assentando, dava margem para assumar com o "velhote" (marcano/pepe) e colocar um Otavio/Djalo.
Ou seja, garantir sempre ter 2 peças ja bastante estaveis na defesa.

Como fomos foi tipo, demasiado "aprendizes" muito potencial e tal, mas poucas garantias de consistencia.
Numa defesa, a consistencia é chave.

Última edição:

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
7,387
14,699
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
O Militão quase que nem deu para aquecer. E só jogou a central até à chegada do Pepe. O Mbemba demorou quase 2 épocas a chegar à titularidade. O Otávio se tivesse que passar pelo mesmo processo até poderia dar um bom central.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,571
6,787
Porto
está encostado no Marselha e acaba contrato em poucos meses.
Por acaso nao entendi porque nao o tentamos ir buscar antes, tipo creio que o conflito foi no mercado de verao...
Fomos buscar o Djalo, se calhar teria sido mais inteligente tentar ir buscar o Mbemba. Duvido que tivesse algum custo de transferencia visto que nao tem qualquer jogo.

Mbemba e Perez no sistema do VB creio que teria funcionado.
Mesmo em janeiro, teria sido tambem uma boa abordagem... contrato de ano e meio renovavel.

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,649
7,602
Eu sou confesso adepto do Marcano desde que cá chegou pela postura íntegra e depois fui sendo adepto pelo seu futebol.. O gajo espeta uma cereja em cima do bolo com a resiliência, é bem pago mas quantos no lugar dele não tinham ficado à sombra do contrato na primeira rotura, este homem teve 2 e continua a dar o litro pela causa, não se enganem, ele já não conta com renovação, sabe o dinheiro que vai fazer até ao final do contrato, provavelmente fecha a carreira e se ele quisesse era dos que oferecia cargo na estrutura porque é uma figura de respeito..

Não mostra os dentes e chegou a ser criticado por isso, hilariante que a resposta dele seja esta, voltou, foi útil e deu muito jeito..

A presença em silêncio e a voz do Marcano quando é preciso em campo, ainda vão ser um trunfo inesperado para o Anselmi.. Mais uma vez, Iván se levanta e o que eu me vou rir se ele volta a desatar jogos enrolados com golos ao cair do pano.. O problema de alguns mal amados é a falta que eles fazem quando deixam de cá estar..

Carrega Iván! Marcano @apocalypto Iván Marcano, não tenhas ideias 🤣🤣

BM

Bancada central
30 Junho 2017
2,055
3,521
Conquistas
9
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
O Mbemba era um jogador muito sólido, concentrado.
Seria de longe o melhor central do nosso plantel hoje em dia. O que é triste.
E tinha muito bons pés, rápido também. Agressivo. E não sendo particularmente alto não tinha mau jogo aéreo.

Do mais underrated que me lembro.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,864
47,975
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Por acaso nao entendi porque nao o tentamos ir buscar antes, tipo creio que o conflito foi no mercado de verao...
Fomos buscar o Djalo, se calhar teria sido mais inteligente tentar ir buscar o Mbemba. Duvido que tivesse algum custo de transferencia visto que nao tem qualquer jogo.

Mbemba e Perez no sistema do VB creio que teria funcionado.
Mesmo em janeiro, teria sido tambem uma boa abordagem... contrato de ano e meio renovavel.
Eu nunca achei o Mbemba um grande jogador, acho que era inferior ao Marcano por exemplo, mas era bom jogador.

Se ele quisesse voltar ao FCP, com o contrato certo que implicava corta para menos de metade do que ganha poderia ser um bom reforço.

BM

Bancada central
30 Junho 2017
2,055
3,521
Conquistas
9
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
Se os diferentes ressurgimentos do Marcano, depois de tantas lesões, e numa idade tão avançada não são exemplo do que é ser Porto. Então não sei o que será.

Eu devia ser dos maiores críticos do Marcano na sua primeira passagem pelo clube e não fiquei muito satisfeito com o seu regresso mas não só a segunda passagem me convenceu dentro de campo, como o profissionalismo e a resiliência do Marcano são um exemplo do que é ser Porto.

• Like
Reações: jorgebest