Infelizmente é um sinal da completa falta de acerto na posição nos últimos anos.
A última boa contratação que fizemos para a posição aconteceu há quase 10 anos. Foi o Felipe (o Pepe não entra nestas contas). E o extraordinário é que durante muito tempo era talvez a posição em que tínhamos maior taxa de acerto.
Por acaso acho que houve algumas tentativas que foi uma pena nao terem dado certo e acho que resultariam...
Falo do Verissimo e Joao Victor...
O falhanco do joao victor motivou a compra super inflacionada do David Carmo... com jogador o Davi Carmo era lento mas com muito cabedal. Nunca conseguiu fazer fit na nossa forma de jogar e expos sempre muito a equipa com a sua falta de velocidade.
Joao victor, era um central mais rapido, acho genuinamente que teria resultado.
Quanto ao verissimo... olhem para mim o gajo era um "felipe" melhorado! Era gajo para ser um patrao na nossa defesa... simples pratico, eficiente... forte nas bolas paradas. É o que se quer. A nivel defensivo achei superior ao felipe. O Felipe era mais de dar pau e tal, mas o verissimo parecia mais ponderado e eficiente. Teve aquela lesao grave que terminou com a carreira dele no benfica, porque acho que ainda hoje seria titularissimo por lá (se nao tivesse ja saido). Muito estavel!
Portanto, para mim eram 2 gajos que nós falhamos a sua contratacao, e que foram muito falados para cá, que teriam contribuido certamente para uma defesa mais estavel e tambem nesta fase, poderiamos ter alguns argumentos mais solidos, porque não teriam precipitado investimentos em jogadores errados, que nos levaram a perder pontos, tempo e estabilidade na zona.
O Militao e o Mbemba tb..
Qd o Mbemba estava aqui era desvalorizado por mtos, quem nos dera ter um Mbemba agora
Yah, sem duvida que teria ajudado muito.
Tipo, ter um Mbemba, em vez de um otavio, ou mesmo em relacao ao djalo, teria dado outra estabilidade à defesa.
Quanto ao perez... de todos os centrais e apesar de ja ter enterrado bastante, algo me diz que vai assumir-se como boa opção.
Gosto do otavio, e do potencial que ele tem, mas efectivamente ha ali um lado instavel e louco do otavio que prejudica muito a solidez defensiva. é tipo jogador do 8 ao 80.
O Perez com um gajo assim, tambem não consegue desenvolver-se e adaptar-se melhor. Acho que é aquele tipico jogador bastante prejudicado pelo contexto.
O Djalo, é outro que até não desgosto, mas tipo, tambem não é de se fiar.
Uma defesa para os dias de hoje com um Mbemba, um Marcano e um Perez, parecia-me bastante solida e capaz de ser altamente fiavel.
Diria que esta epoca, passo certo teria sido tipo uma defesa assim (ok marcano nao tava disponivel, poderia ser outro do genero ou até pepe).
O perez assentando, dava margem para assumar com o "velhote" (marcano/pepe) e colocar um Otavio/Djalo.
Ou seja, garantir sempre ter 2 peças ja bastante estaveis na defesa.
Como fomos foi tipo, demasiado "aprendizes" muito potencial e tal, mas poucas garantias de consistencia.
Numa defesa, a consistencia é chave.