Guerra Rússia - Ucrânia

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,981
12,241
Liberdade e segurança?!
Informe-se melhor, caro colega, e não se esqueça de passar os olhos primeiro pela França!
Existe muito por onde pegar, agora na segurança??!!!

Ia ser bonito não haver UE ou Nato, com vizinhos como Putin.

B

BSilva

Guest
Pois tudo muito bonito, veremos em 2066 quem tem razao, que e esse o prazo dado pelo Jacob Rees-mogg um das figuras do Brexit. Problema e que nessa altura eu ja devo ser po.

O tradicional bom aluno europeu que falas, apenas quis parecer bom aluno, porque nos nao aprendemos nada mas depois vamos ver e na lista 20 paises mais desenvolvidos do mundo e veras que muitos pertencem a UE portanto, a culpa nao e da UE.

A UE eu vi bem no processo do Brexit e a desculpa perfeita para politicos e politicas falhadas. A desculpa ideal mas voces falam mal dos politicos mas fazem lhe os jogos todos.

Quanto ao ultimo paragrafo, o que o cu tem a ver com as calças?
Falo de pessoas, costumes, e consequentemente de uma sociedade, logo... Absolutamente Tudo!
Mas também aqui só veremos em 2066...

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,485
16,985
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
A maior parte do pessoal que eu conheço que é fluente em inglês ou andou em institutos ou aprendeu sozinho, seja porque precisava dele para jogos de PC ou para streaming ou whatever
Na escola em que andei até ao secundário os profs de inglês eram péssimos e a maioria do pessoal se quisesse aprender nas aulas não conseguia
Mas acho que a tendência é para que o pessoal mais novo seja cada vez mais fluente no inglês porque ao dia de hoje todos eles andam nas redes sociais, nos videojogos e coisas parecidas e aí toda a comunicação é feita em inglês
Sem dúvida que as gerações mais jovens têm não só mais facilidade em falar inglês mas também mais vontade de o fazer. E tem muito a ver com as redes sociais e os videojogos como dizes.

Uma coisa que acho que ajuda bastante é que em Portugal felizmente não há a mania absurda de dobrar filmes e séries (a não ser aqueles para crianças), que é algo que acontece noutros países (tipo Espanha, França e Alemanha) com os resultados que se conhecem...a maioria do pessoal dessas bandas que fala inglês fá-lo com um sotaque horrível.

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
O inglês já é a língua franca mundial, como foi o francês no séc. XIX!
Aliás não deixo de notar que estas crises, sejam elas de carácter económica como foi a de 2008, seja por esta ultima crise sanitária, crise energética, ou outra crise qualquer, para logo voltarmos a falar aqui na Europa para mais integração!

É de Repúdio!
A preguiça e egoísmo ostensivos demonstrado por parte de alguns que não pretendem abdicar do nível de vida "dado" por esta Europa, em detrimento daquilo que somos e donde viemos, não tem paralelo!
Aliás, começa a ganhar força, a narrativa de deixar também capitular a Ucrânia, para continuarmos com o nosso estilo de vida!

Já foi dito: "Quem abdica da liberdade para ter um pouco mais segurança, não é digno de uma coisa ou outra, e perde ambas!"

Já nos esquecemos das "lições" desta Europa, nos idos de 2008 - 2010, sobre a Grécia por exemplo, em que foi ajoelhada por burocratas da Troika e por Wolfgang Schauble, ministro das Finanças Alemão - o verdadeiro "patrão"!

Não tenhamos dúvidas, somos hoje governados por burocratas de Bruxelas, que por sua vez obedecem à directoria dos países mais poderosos europeus - principalmente a Alemanha, e seus acólitos - Países Baixos, França!!
Hoje a Europa, não é mais constituída por parceiros igualitários, mas sim por um Directório que foi criado em 2008 e que forçou a capitulação dessa Europa democrática e pluralista.

O que me choca, é que alguns ainda assim teimam, quais meninos assustados e de "cueca borrada", em correr para os braços desta Europa de olhos vendados, em nome de segurança!
Mas que digo eu... De facto, só mesmo um povo cada vez mais pelintra e pilantra, pode ansiar por tal tábua de salvação!
Triste!
E que sugeres? Sair da UE?

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
burros de ucranianos que estao a defender a terra que lhes dá de comer e os trabalhos,as casas e familias. realmente onde ja se viu. Decidiram aderir ao "capitalismo" e ao "mundo livre", blasfemia. Como ousam achincalhar o passado da URSS,ter eleiçoes e ter voz popular publica?O inferno vai cair sobre eles....Com certeza sr putin, tenho aqui este shopping que emprega centenas de pessoas , mas faço questao que,como dá lucro,vossa excelencia possa rebentar com isto tudo e levar uns trabalhadores por arrasto. afinal estao a defender os ideais, o capitalismo ou os nazis e a nato e os homossexuais e as oaradas gay? ja nao percebo nada!!!!!
Tal como há africanos que gostavam de ter 3 refeições por dia mas apesar de terem um solo riquíssimo não passam de miseráveis.

Enquanto a ucrania fizer fronteira com a russia vão ter problemas com os russos.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,978
3,620
Vila Nova de Gaia, 1981
Tal como há africanos que gostavam de ter 3 refeições por dia mas apesar de terem um solo riquíssimo não passam de miseráveis.

Enquanto a ucrania fizer fronteira com a russia vão ter problemas com os russos.
whataboutism primario. alhos e bugalhos.

os ucranianos estao a combater porque na cabeça dele a primeira ideia que vem é que "tenho que defender os lucros das grandes empresas e interessados economicos disto. E a sonae , a jeronimo martins e os restantes grupos economicos. " ah fodace....

• Like
Reações: simao977 e Filipe01
B

BSilva

Guest
Existe muito por onde pegar, agora na segurança??!!!

Ia ser bonito não haver UE ou Nato, com vizinhos como Putin.
NATO é uma coisa, UE é outra!
A NATO faz agora 70 anos, a UE tem meia dúzia de dias.
Quem segura o Putin é a NATO, paga desde sempre pelos americanos, que por sua vez paga pelo nosso modelo social europeu!
Por outras palavras, a NATO foi quem permitiu, pelo guarda-chuva militar que sempre providenciou, em especial à RFA, ao BENELUX, CEE, e agora UE existissem e construíssem o nosso tão adorado modelo social!
A UE, neste tabuleiro, não conta para o Totobola!
Hoje, e não foi por falta de aviso do outro lado do Atlântico, sofremos com a ENORME dependência energética da UE, em especial da Alemanha e Europa central para com a Rússia.
Geopolítica...

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,978
3,620
Vila Nova de Gaia, 1981
fdx, vocês não se cansam de utilizar essa expressão?

Ou é preciso um desenho para explicar que este mundo não é uniforme?
e vai ficar uniforme se os ucranianos deixarem de "defender " os supostos interesses economicos...Ok...Os ucranianos estao a defender a Ucrania, a terra deles, a casa deles. Estao-se a cagar para os conglomerados economicos ou caralho a 4.

vou mas é trabalhar que perdi 10 minutos

• Like
Reações: BSilva

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
45,992
71,658
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Sem dúvida que as gerações mais jovens têm não só mais facilidade em falar inglês mas também mais vontade de o fazer. E tem muito a ver com as redes sociais e os videojogos como dizes.

Uma coisa que acho que ajuda bastante é que em Portugal felizmente não há a mania absurda de dobrar filmes e séries (a não ser aqueles para crianças), que é algo que acontece noutros países (tipo Espanha, França e Alemanha) com os resultados que se conhecem...a maioria do pessoal dessas bandas que fala inglês fá-lo com um sotaque horrível.
Mas aqui ainda há muito filme dobrada em português do Brasil e há muita gente que só com a preguiça de ler as legendas prefere ver dobrado do que com o áudio original

Eu falando por mim só consigo ver um filme/série em português (de Portugal) ou em inglês
Tudo o que seja em espanhol, francês, coreano, o que quer que seja para mim não funciona lá muito bem porque não gosto de estar a ler legendas enquanto vejo um filme
E acho que a evolução natural das coisas é essa até porque hoje em dia a maioria dos cursos superiores exige um conhecimento relativamente profundo da língua inglesa e quem não o adquirir está basicamente fodido (conheço muita gente que quando chegou à universidade teve de pagar cursos de inglês para se ir mantendo a par daquilo que os profs davam)

• Like
Reações: DeZ

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
e vai ficar uniforme se os ucranianos deixarem de "defender " os supostos interesses economicos...Ok...vou mas é trabalhar que perdi 10 minutos
Não vai ficar uniforme.

O putin tem 70 anos, qualquer dia cai, pode ser que isso signifique a europaziação da Russia, virar a pagina definitivamente.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,987
6,024
Mas achas normal que estejam aqueles corpos todos e nem um civil á vista? Mataram-nos todos? Eu coloquei essa hipótese.

E vi uma vitima com uma faixa branca na perna, não tenho a certeza de nada, ate pode ser um refletor, mas parece ser uma faixa mesmo.

É difícil rebater isto? Vais chamar novamente o administrador?
Faixa branca na perna? E viste se era na direita ou na esquerda? Acima ou abaixo do joelho?

É que dependendo do lado e da posição pode ter imensos significados.

B

BSilva

Guest
E que sugeres? Sair da UE?
Sugiro que pensemos o Nosso País, com cultura estratégica!
O último político com sentido estratégico e que pensou o país e o seu lugar no mundo, imagine, e isto não sou eu que o digo, foi Salazar!
O que diz bem da mediocridade política das nossas elites!
Temos mar imenso sobre a nossa responsabilidade ( 14 vezes a nossa dimensão continental), temos clima, temos bons produtos agroalimentares, temos um território pequeno e fácil de governar, temos uma homogeneidade cultural na população, etc
Pensemos o país, e planear uma estratégia para o longo prazo!
E tenhamos a noção que os nossos interesses ao longo desse tempo vão chocar, inevitavelmente, com os interesses dos nossos "parceiros" europeus!
Por que eles também têm interesses que não se compadecem com os nossos!
Não existe verdadeira parceria europeia entre membros, é uma falácia!
Apenas interesses, que se puderem sobrepor aos dos portugueses, fazem-no na Hora!
E estou a tentar explicar isto aos colegas foristas, que parecem que não entendem que não querem!

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
84,942
150,231
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não, não é contraditório!
Responsabilidades severas dos estados membros existiram, e como resposta da UE tivemos a humilhação política e públicas desses mesmo estados membros, bem plasmado aliás no acrónimo PIGS!!
Engraçado que foram os ingleses mais jingoístas que criaram esse acrónimo e não os malvados centro-europeus.

• Like
Reações: D10s