Guerra Rússia - Ucrânia

Edgar Siska

Бело-голубая армия всех сильней
9 Julho 2016
66,974
113,123
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Mas também já cá ando há tempo suficiente para saber que as empatias e as indignações variam muito conforme a cor da pele da vítima. Acredites ou não, eu ouvi uma gaja chamada Albright a dizer que causar a morte de 500 000 crianças iraquianas nos anos 90 se tinha justificado porque essas crianças tinham como líder um ditador.
Normalmente há mais empatia e indignação quando é um não branco ou minoria.
Aliás houve mais indignação dos "carneirinhos" com o Jorge Fluido do que com qualquer um dos civis mortos hoje.
Isso também diz bem do poço em que o mundo está e das correntes fracas e absolutamente parvas que comandam as opiniões públicas e que leva a esta divisão da sociedade ocidental, que torna um terreno muito mais ajustado para Putins actuarem em coisas sérias enquanto andamos todos divertidos com leviandades.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,593
2,766
Normalmente há mais empatia e indignação quando é um não branco ou minoria.
Aliás houve mais indignação dos "carneirinhos" com o Jorge Fluido do que com qualquer um dos civis mortos hoje.
Isso também diz bem do poço em que o mundo está e das correntes fracas e absolutamente parvas que comandam as opiniões públicas e que leva a esta divisão da sociedade ocidental, que torna um terreno muito mais ajustado para Putins actuarem em coisas sérias enquanto andamos todos divertidos com leviandades.
Este articulista pensa exactamente o mesmo que tu, e eu concordo com boa parte do que ele diz.

As Russian troops pile into Ukraine, and Russian bombs fall on Ukrainian cities, what are the security services in the UK focusing on? White privilege. This is not a joke. As the Daily Mail reports today, ‘Britain’s spies are being urged to consider their “white privilege” and declare their pronouns as Europe descends into war’. This comes from a leaked report on ‘improving diversity’ in the security services, written by Sir Stephen Lovegrove, the UK’s national security adviser. It also advises against using gendered terms like ‘manpower’ and even words like ‘strong’ and ‘grip’, which can ‘reinforce dominant cultural patterns’. And there you have it: as Putin plays the strongman, our security bosses are saying ze and zir and advising against inappropriate usage of upsetting words like… ‘strength’.
You couldn’t ask for a clearer snapshot of the divide between the West and Russia today. In the West, institutions are riddled with political correctness, incapacitated by wokeness, and increasingly incapable of being serious about almost any issue, including geopolitics. And in Russia there is a leader who is a keen observer of this Western ‘decay’, as he sees it. The West is beset by ‘sociocultural disturbances’, Putin recently said. Where Russia under Putin is reviving pride and nostalgia for Russian history – at least the version of history that the Putin regime prefers – in the West they pursue ‘the aggressive deletion of whole pages of their own history’, Putin says. The West is too busy ‘[teaching] that a boy can become a girl and vice versa’ to be able to defend its own traditions and truths, Putin chastises.

 
  • Like
Reações: Edgar Siska

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,167
67,948
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
É absolutamente uma visão egoísta e egocêntrica! Estou contigo, se for chamado, vou! Pelo que tenho lido a nato envia material mas se houver uma mobilização, vou ser sincero, se tiver de ligar para as instâncias militares a dar o meu nome dou! Deixar lunáticos fazer o que o adolf quis fazer? Não! Defender os nossos para em cado de necessidade ser defendido.
Óbvio.
Serei o primeiro na fila do recrutamento.
Quero fazer a coisa certa e agir como a minha consciência manda. Se o país e a europa precisar, nunca mais dormia descansando se não fosse.
Se me acontecer alguma coisa, paciência, não sou mais que um jovem ucraniano, nem os meus pais são mais que os pais ucranianos.

É duro e frio? Sim. Mas todos, se chegar a tanto, vamos ter que fazer a nossa parte.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,593
2,766
Ninguém vai meter o bedelho entre a Rússia e a Ucrânia por mais alto que as vozes gritem nesse sentido porque nem a Ucrânia tem relevância significativa para justificar o fardo que seria interferir por não ter nenhuma indústria extremamente vital que seja insubstituível nem se vai arriscar entrar em conflito directo com um Estado armado até aos dentes em termos nucleares e com um líder instável no comando.

Só se vai fazer duas coisas: sanções económicas (o típico esquema indirecto de coerção) e uns discursos de reprovação sem efeitos práticos.

Desengane-se quem acha que os países se movem por motivos genuinamente nobres, não passa de fachada, só olham aos seus interesses e, se se alinhar, ajudam, se não se alinhar, não ajudam. Neste caso, o fardo seria muito maior do que o benefício, logo ninguém interfere diretamente no conflito, só o fariam se a Ucrânia fosse vital, coisa que não é.

É triste, mas o que vai acontecer é simplesmente as tropas russas serem deixadas livremente à solta contra as ucranianas e, mais cedo ou mais tarde, lá vão tomar o território, principalmente o território russofono e pró-russo que é mais fácil de controlar e gerir à distância, que vai servir de buffer territory entre a Rússia e os países da NATO de forma a que não consigam pôr bases muito perto da fronteira e sejam facilmente monitorizados.
 
  • Like
Reações: bertobrb

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,754
18,773
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Sim, vamos todos invadir a Rússia, vamos todos combater, como num romance. Os bons contra os maus.
As possíveis consequências apocalípticas? Ahhh, não interessa, pelo menos é um fim romântico.

Está tudo muito confiante de que o louco não lança os mísseis. O que teria feito Hitler nos seus últimos dias se tivesse as armas nucleares?

Há duas alternativas. Não se intervém, ou guerra nuclear. Eu sei qual prefiro.
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,107
9,630
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
"Doméstica" era uma força de expressão, claro. Mas não podemos esquecer a relação umbilical histórica que existe entre a Rússia e a Ucrânia. Que diabo, a Rússia a bem dizer nasceu em Kiev! E ainda hoje 30% dos ucranianos têm como língua materna o russo. Portanto, não será uma questão doméstica, mas uma questão familiar. Ou seja, chatices entre primos. Volto a dizer: nãosinto que seja nada comigo.
É como os Balcãs, hoje tá-se bem mas amanhã aparece algum líder político mais doido numa Sérvia ou Montenegro e de repente voltam a haver tensões ali, carregadas de séculos de história. Isto não se apaga ou resolve de um dia para o outro.

Sorte temos nós com umas fronteiras quase milenares sem grandes arrufos entretanto, tirando umas invasões aqui e ali.
 

Edgar Siska

Бело-голубая армия всех сильней
9 Julho 2016
66,974
113,123
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
É como os Balcãs, hoje tá-se bem mas amanhã aparece algum líder político mais doido numa Sérvia ou Montenegro e de repente voltam a haver tensões ali, carregadas de séculos de história. Isto não se apaga ou resolve de um dia para o outro.

Sorte temos nós com umas fronteiras quase milenares sem grandes arrufos entretanto, tirando umas invasões aqui e ali.
As nossas fronteiras não estão de acordo com o que deviam. Falta uma cidade.
 
  • Like
Reações: BM

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,536
13,312
Exactamente. É isso que as pessoas não percebem, que para a Rússia a questão "Ucrânia na NATO" é uma linha vermelha. Tal como nos anos 60 a questão "mísseis soviéticos em Cuba" era uma linha vermelha.
Os ucranianos escolheram por 70% de maioria um programa de governo que inclui NATO e UE.

Nos anos 60, havia um outro tipo de tensão.
O problema da ucrania entrar na NATO não é un problema de segurança, é sim ser, aos olhos de Putin e afins, uma humilhação para a mãe Russia.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,536
13,312
Estás com medo do jugo russo porquê? Vives na Ucrânia? Achas que a intenção do Putin é conquistar a Europa? Para mim, o conflito Rússia-Ucrânia é uma questão doméstica. Eles que resolvam a coisa entre si.
Os russos só respeitam a força, tal como os americanos, os chineses e todos os outros países do mundo. Porque no mundo real é assim: ou tens força para impôr os teus pontos de vista, ou não tens. E a Rússia tem força, a China tem força, os EUA têm força. Os outros 198 países do mundo são observadores.
Como é q é uma questão doméstica se são 2 países distintos e soberanos?
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,727
14,499
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Dia anterior? Mas tu sabes que os EUA tem dezenas de milhares de soldados na europa? Nunca o conseguiriam.
Propaganda, especulação, show off... os EUA são uma potência Mundial em tudo e mais alguma coisa.
Por isso mesmo é que não querem levar uma guerra psicológica para a porta de casa deles.
 

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
9,866
6,842
Normalmente há mais empatia e indignação quando é um não branco ou minoria.
Aliás houve mais indignação dos "carneirinhos" com o Jorge Fluido do que com qualquer um dos civis mortos hoje.
Isso também diz bem do poço em que o mundo está e das correntes fracas e absolutamente parvas que comandam as opiniões públicas e que leva a esta divisão da sociedade ocidental, que torna um terreno muito mais ajustado para Putins actuarem em coisas sérias enquanto andamos todos divertidos com leviandades.
Tive que ir ao Google procurar quem era o Jorge Fluído...
 
  • Haha
Reações: Edgar Siska

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,727
14,499
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Aliás @Ruben1893 os territórios Russo e Americano são separados por...4 Km nas ilhas Diomedes bem no meio do Estreito.
A Linha Internacional de Data passa no meio das duas ilhas, cada uma pertencente a um dos estados
Acho que há pontos bem mais preocupantes do que uma linha de fronteira.
Alguém imagina o impacto social que causaria uma base militar Russa a 150Km da Flórida? Claro que não seria disparado um tiro, mas nada é igual.
Os EUA não se vão meter nisto.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
As nossas fronteiras não estão de acordo com o que deviam. Falta uma cidade.
Apesar de reconhecida como Portuguesa, por parte dos próprios Espanhóis nunca nos foi entregue e também nunca a reclamamos como nossa ...

Posto isto, presumo que não nos interesse, caso contrário já o teríamos feito.

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Sobre a Ucrânia e depois de tudo, custa ver um Presidente de um país em praça pública dizer que foram "deixados sozinhos" a combater esta guerra. Custa vê-lo dizer que em reunião com os estados europeus ter questionado sobre a questão da NATO e não ter havido "um" que lhe tivesse respondido ...

Posto isto, hoje Kiev cairá, não tenho muitas dúvidas. A Ucrânia tal e qual a conhecemos deixará de existir e o mais certo é um qualquer "fantoche" ficar a gerir o mesmo aqui mesmo ao lado ...

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
 

Esquerdinha

Tribuna Presidencial
2 Junho 2011
9,205
23,742
Conquistas
2
  • Dezembro/16
  • José Maria Pedroto
Que o mundo do desporto dê o exemplo e que os organismos que superintendem o futebol sejam inclementes.

Que os clubes e as seleções russas sejam excluídas das competições internacionais.

Que o Chelsea de Roman Abramovich seja suspenso de todas as competições, tal como o Mónaco e todos os clubes dos oligarcas amigos de Putin