Guerra Rússia - Ucrânia

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,378
5,386
A guerra do Iraque foi divertida, era engraçado ver os iraquianos sem terem por onde fugir a serem esmagados pela artilharia americana.

A cegueira ideológica é lixada.
A guerra do Iraque foi uma guerra criminosa, sob falsos pretextos como os que os russos estão a utilizar agora contra a Ucrânia, em busca de certas armas de destruição massiva que nunca chegaram a aparecer.

A ligação forçada entre Saddam e Bin Laden foi vergonhosa, um autêntico crime de guerra, só que como são os todos poderosos EUA, nunca veremos o senhor George Bush Jr a responder pelos crimes que mandou cometer.

O Saddam era um filho da mãe, ditador e mais não sei o quê, mas a verdade é que o país ficou destruído depois da intervenção americana, mil vezes pior do que era quando estava sob o poder do ditador.
 
Última edição:

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
A guerra do Iraque foi uma guerra criminosa, sob falsos pretextos como os que os russos estão a utilizar agora contra a Ucrânia, em busca de certas armas de destruição massiva que nunca chegaram a aparecer.

A ligação forçada entre Saddam e Bin Laden foi vergonhosa, um autêntico crime de guerra, só que como são os todos poderosos EUA, nunca veremos o senhor George Bush Jr a responder pelos crimes que mandou cometer.

O Saddam era um filho da mãe, ditador e mais não sei o quê, mas a verdade é que o país ficou destruído depois da intervenção americana, mil vezes pior do que era e estava sob o poder do ditador.
Um colega ainda aqui escreveu que o Bush sofreu nas eleições seguintes....

Como é que o mundo se deixou chegar a este ponto? Onde dois países têm armas nucleares suficientes para destruir o mundo centenas de vezes?

Como é que será no dia que a america se sentir encurralada?

Eu não confio em ninguem.
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,140
15,051
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Um colega ainda aqui escreveu que o Bush sofreu nas eleições seguintes....

Como é que o mundo se deixou chegar a este ponto? Onde dois países têm armas nucleares suficientes para destruir o mundo centenas de vezes?

Como é que será no dia que a america se sentir encurralada?

Eu não confio em ninguem.
Acho que não há país económicamente preparado para encurralar os EUA.

Pode ser uma ideia ingénua que tenho, mas acho que este Mundo se resume á segurança de duas super potências, os EUA e a Rússia, estando tudo bem para eles, está também para os outros.
Acho que estas "guerrinhas" territoriais e económicas trata-se exatamente disto.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,043
16,134
Quando o conflito acabar, será necessário reformar várias instituições.

O facto da EU necessitar a unanimidade para tomar ações pode ser prejudicial. Desta vez até correu bem, mas o Putin estava mesmo a contar com isso.

A direito ao veto na UN. Não é normal um país poder decidir sozinho em lugar de todos os outros. Infelizmente não foi a primeira vez que aconteceu, mas desta os países estão quase todos de acordo que a Rússia abusou do seu estatuto.

Necessidade de diminuir bastante a quantidade de armas nucleares, em particular para os US e a Rússia. As ameaças do Putin foram simplesmente totalmente inaceitáveis.
Isso são velhas “guerras” da guerra fria. O status quo do armamento nuclear e da UN está assim por alguma razão.
 

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Acho que não há país económicamente preparado para encurralar os EUA.

Pode ser uma ideia ingénua que tenho, mas acho que este Mundo se resume á segurança de duas super potências, os EUA e a Rússia, estando tudo bem para eles, está também para os outros.
Acho que estas "guerrinhas" territoriais e económicas trata-se exatamente disto.
Economicamente a china tem essa capacidade, não de imediato mas sabe-se lá como estará daqui a 10 anos.

Isto é tudo guerra por território, ainda ouvi um a falar na TV que o que interessa é lá uma faixa na Ucrania que tem ligação ao mar "não sei de que".

Andamos aqui a tomar partidos quando o que verdadeiramente está em jogo é o bolso de uns tubarões.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O Saddam era um filho da mãe, ditador e mais não sei o quê, mas a verdade é que o país ficou destruído depois da intervenção americana, mil vezes pior do que era quando estava sob o poder do ditador.
O pior disto tudo, é que a queda do Saddam criou um monstro bem maior, ou seja, permitiu a ascensão do Irão, que hoje é uma das maiores ameaças mundiais.
 

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,259
19,465
O dono dos supermercados DIA(mini preço) e do AlfaBank, Mikail Fridman, que nasceu na Ucrânia mas que viveu e que iniciou os seus negócios na Rússia , afirmou ao Financial Times:
«Nasci na Ucrânia, mas durante a maior parte da minha vida fui um cidadão da Rússia a construir um negócio. Estou profundamente ligado aos povos ucraniano e russo e considero o conflito atual uma tragédia para ambos»
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,140
15,051
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Economicamente a china tem essa capacidade, não de imediato mas sabe-se lá como estará daqui a 10 anos.

Isto é tudo guerra por território, ainda ouvi um a falar na TV que o que interessa é lá uma faixa na Ucrania que tem ligação ao mar "não sei de que".

Andamos aqui a tomar partidos quando o que verdadeiramente está em jogo é o bolso de uns tubarões.
Claro. Para mim também sempre foi um bocadinho óbvio que a Rússia se puder, vao cortar ali uma fatia que os ligue á Moldávia e prontos.
Depois claro que a Turquia tem um papel importante na navegação daquelas águas, mas passam uns meses e volta tudo ao normal e a Rússia fica ali com uma rota comercial importante.

Deste lado também ninguém se chateará muito porque as sansões aplicadas farão alguns danos e eles vão andar sossegados. A típica história do ex marido que põe em coma a ex esposa e fica em prisão domiciliária.

Isso da China... nem sei. Quem quiser que compre a história.
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,504
2,713
Quando o conflito acabar, será necessário reformar várias instituições.

O facto da EU necessitar a unanimidade para tomar ações pode ser prejudicial. Desta vez até correu bem, mas o Putin estava mesmo a contar com isso.
O problema é que para tal é preciso de uma unanimidade tambêm. E isso obviamente que não interessa certos paises de leste da Europa ou a Irlanda por exemplo. Sem a regra da unanimidade seria caminho aberto para suprimir certas vantagens fiscais por exemplo.
 
Última edição:

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Que exagero em relação ao Irão. Lol
Que exagero? O Irão cada vez mais está a forçar a sua expansão a oeste no Médio Oriente, tornando mais próximo do Mediterrâneo, ou seja, mais próximo da Europa e já andam a fazer a vida negra pelo Golfo Pérsico. E com programas nucleares há mais de 3 décadas.
 
Última edição: