Futebol Clube do Porto e FC Porto SAD

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
10,000
13,574
2013-14: - 40 707 918
Acumulado -40 707 918

2014-15: 19 957 693
Acumulado -20 750 225

2015-16: - 58 283 821
Acumulado -79 034 046

2016-17: - 35 200 756
Acumulado - 114 234 802

2017-18: - 28 954 789
Acumulado - 143 189 591

2018-19: 9 316 228
Acumulado - 133 873 363

2019-20: - 116 159 649
Acumulado - 250 033 012

2020-21: 18 823 715
Acumulado - 231 209 297

2021-22: 20 825 996
Acumulado - 210 383 301

2022-23: - 48 039 501
Acumulado - 258 422 802

2023-24: - 22 570 498
Acumulado - 280 993 300

Prejuízo acumulado nas últimas 11 épocas do presidente e direção anterior: 280.993.300€

Para 3 Campeonatos ganhos.

Várias condenações e multas por parte da UEFA.

A última das quais em Abril de 2024 de 1,5M (Indicador Solvabilidade), sonegada dos sócios por causa das eleições (clara seriedade e honestidade de quem nos dirigia), com pena suspensa de exclusão das competições da UEFA por 1 época condicionada ao cumprimento dos controlos trimestrais até final da época 2025/26.

Juros anuais a serem pagos no patamar acima dos 30M.

Vários outros empréstimos com juros completamente absurdos já preparados para avançarem (Por que será?).

Cerca de 140M dos 160M restantes dos direitos televisivos que o Clube tinha ainda a receber, antecipados e destruídos.

Cedência de 30% das receitas comerciais ligadas ao Estádio dos próximos 25 anos.

Uma lástima que a direção atual não esteja a seguir estes exemplos.

Com aqueles que nos levaram a este buraco financeiro de mais de 200M, uma direção completamente podre e descredibilizada, que "injustamente" uma larga maioria dos sócios arrumou do Clube - Pdc, Koehler, Gomes, Pinho, Marques, Alexandre... Macacos, Macacas, etc - com toda a certeza teria existido uma inversão e recuperação.

O mais incrível de tudo isto são ao fim de 1 ano, sem qualquer vergonha na cara, continuarem com as mesmas narrativas que usaram durante os meses anteriores às eleições, com os resultados eleitorais conhecidos e que foram um autêntico atropelo, com o mesmo objetivo e tentativa de fazerem da maioria dos sócios gente estúpida e/ou ignorante, esperando resultados diferentes.

Calma que vem aí um bando de iluminados que vai saber separar a parte financeira da desportiva. Se estes iluminados tivessem vergonha de expor ao ridículo é que faziam bem.

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,606
7,031
Calma que vem aí um bando de iluminados que vai saber separar a parte financeira da desportiva. Se estes iluminados tivessem vergonha de expor ao ridículo é que faziam bem.

É fácil de desmontar.

Basta comparar a qualidade dos plantéis de há 1 década ou mais com a dos últimos largos anos.

E perguntar... quais são os motivos para tal diferença?

Diminuição clara da competência, aumento claro da má fé (para não utilizar outra palavra mais esclarecedora), tendo como consequência a destruição financeira da Sad ao longo dos anos e a sua repercussão nos plantéis.

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,645
6,163
Todas essss contratações por esses valores não deveriam acontecer.
Os valores altos sao engnadores. Mesmo num flop, o valor perdido final é tanto ou menor que um mais barato.

Caso do david carmo ou oliver: pagamos 20M e vendemos por qq coisa como 13M. Perdemos 7M.

Num Grujic vamos arder 9M, num samuel portugal 4M, num Brahimi, Reyes, Herrera ardeu mais.

Normalmente um jogador de 20 ou 30M conserva um valor de mercado e isso mitiga as perdas.

Um Kokcu mesmo nao jogando metade do q se esperava provavelmente comseguiam vender facilmente por 25M.

O Nehuen provavelmente comseguiamos vender por 10M se quisessemos.

Conclusao: Nao é assim tao arriscado - o que é critico a todos os niveis de investimento é a %acerto

• Like
Reações: F_Ferr

Gatão1983

"Saiam daqui, esta não é a puta da vossa casa"
14 Março 2023
3,034
8,501
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
2013-14: - 40 707 918
Acumulado -40 707 918

2014-15: 19 957 693
Acumulado -20 750 225

2015-16: - 58 283 821
Acumulado -79 034 046

2016-17: - 35 200 756
Acumulado - 114 234 802

2017-18: - 28 954 789
Acumulado - 143 189 591

2018-19: 9 316 228
Acumulado - 133 873 363

2019-20: - 116 159 649
Acumulado - 250 033 012

2020-21: 18 823 715
Acumulado - 231 209 297

2021-22: 20 825 996
Acumulado - 210 383 301

2022-23: - 48 039 501
Acumulado - 258 422 802

2023-24: - 22 570 498
Acumulado - 280 993 300

Prejuízo acumulado nas últimas 11 épocas do presidente e direção anterior: 280.993.300€

Para 3 Campeonatos ganhos.

Várias condenações e multas por parte da UEFA.

A última das quais em Abril de 2024 de 1,5M (Indicador Solvabilidade), sonegada dos sócios por causa das eleições (clara seriedade e honestidade de quem nos dirigia), com pena suspensa de exclusão das competições da UEFA por 1 época condicionada ao cumprimento dos controlos trimestrais até final da época 2025/26.

Juros anuais a serem pagos no patamar acima dos 30M.

Vários outros empréstimos com juros completamente absurdos já preparados para avançarem (Por que será?).

Cerca de 140M dos 160M restantes dos direitos televisivos que o Clube tinha ainda a receber, antecipados e destruídos.

Cedência de 30% das receitas comerciais ligadas ao Estádio dos próximos 25 anos.

Uma lástima que a direção atual não esteja a seguir estes exemplos.

Com aqueles que nos levaram a este buraco financeiro de mais de 200M, uma direção completamente podre e descredibilizada, que "injustamente" uma larga maioria dos sócios arrumou do Clube - Pdc, Koehler, Gomes, Pinho, Marques, Alexandre... Macacos, Macacas, etc - com toda a certeza teria existido uma inversão e recuperação.

O mais incrível de tudo isto são ao fim de 1 ano, sem qualquer vergonha na cara, continuarem com as mesmas narrativas que usaram durante os meses anteriores às eleições, com os resultados eleitorais conhecidos e que foram um autêntico atropelo, com o mesmo objetivo e tentativa de fazerem da maioria dos sócios gente estúpida e/ou ignorante, esperando resultados diferentes.
Isto havia de estar afixado na entrada do Portal, para que todos pudessem ter acesso e ler.

Perceber, pode ser que não percebam. Mas ficava a ideia…

• Like
Reações: pauloans

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,682
1,703
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
O que mais me admira em quem se pretende tão astuto é que esquece:

- nestes milhões estão aquilo que se quiser ver, até porque não inclui cheques carecas, passes hipotecados a empresários, mas inclui juros relativos a +500M de passivo, transferências não efetuadas, tem lá tudo como quiser ver. Nestes milhões não incluem, infelizmente, os salários em atraso. Mas tem uma coisa inequívoca: 50M de dívidas a somar a 500M de passivo.

- não prejudica as escolhas!? Mas o Presidente AVB ganhou alguma coisa em vender Nico e Galeno!? Teve de vender. Por ele, vendia a trupe que lhe deixaram nas mãos como IJaime, Otávio, Pepê, Franco. E era no mercado de inverno que, por tostões, o Presidente AVB ia tirar uns reforços fabulosos!? Ninguém consegue isso mas ele ia fazê-lo por magia!?

Não, não é a investir com a UEFA a chatear que vamos lá. Isso é que meteu o Clube como estava há UM ANO.

Mas essa sua frase "e parte disso claro é investir em jogadores de que precisamos. com UEFA a chatear ou não." é exatamente aquilo que faliu o Clube financeira e desportivamente. É mesmo por isso que 80% dos sócios se revoltaram.

Mas fico a conhecê-lo melhor. Defende com "entusiasmo" a anterior administração. Percebo, revê-se neles. É justo. Revê-se na gestão que hipotecou o Clube. Revê-se na corrida para a frente até deixar de haver Clube.

Eu, simplesmente, não me revejo. E espero que NUNCA o Presidente AVB vá algum dia por esse caminho.
Penso que nunca disse que Galeno e Nico não eram para vender. Parecem-me vendas irrecusáveis. Só não acompanho quando diz que tínhamos tostões para investir na equipa.

70 milhões em caixa… tostões?

16 milhões em reembolso antecipado de dívida… tostões?

35/40 milhões para investir num CAR inútil… tostões?

Perceba que é aí que estamos desfasados. Você acredita que estamos à beira da falência e que a presente direção está a salvar-nos.

como todos os actos de fé não penso ser útil tentar demonstrar o contrário (já há aqui no fórum material suficiente para algum momento que tenha mais agnóstico)

Onde eu estou é o que eu quero é o mesmo que queria dos anteriores senhores. Equipas competitivas que dão tudo em campo. Equipas “inegociáveis”. E não aceito desculpas em contrário… Parece-me que o presidente está finalmente lá. Depois desta primeira época horrível.

para isso é preciso investir (como aliás se investiu mesmo nesta primeira época) sobretudo sempre que vendam peças fundamentais.

isso falhou no mercado de inverno mas acredito que não volte a falhar.

sinto o presidente finalmente em war mode.

• Like

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,682
1,703
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Se compreendes assim tanto de contas, então mostra, sff. É fácil rebaixar os outros com a desculpa de que não sabem nada de contas…
Oh amigo mas tu viste o tom do post a que respondi.

já que vais ser o polícia do tom eh pá ajuda-me lá um pouco. 🤣

É muito fácil de explicar:

1. parece que está a haver alguma confusão. Esta multa não tem nada a ver com a dos 1,500,000 anterior que dizia respeito a dívidas por saldar.

É preciso dizer que com o dinheiro recebido directa e indiretamente da Ithaka e das vendas parece-me que a direção limpou tudo que era passivo “excitado” com excepção de dívidas que a direção questiona.

Bom trabalho.

2. Esta multa de 5 milhões com 750 pagos irrevogavelmente é o restante condicionado tem a ver com os football earnings que basicamente é o resultado líquido da SAD (não sei se parte do clube também é incluída mas duvido) corrigido por alguns componentes que não entram (impostos, amortizações de não jogadores, custos financeiros não relacionados com jogadores) e outras correções digamos assim de operações cruzadas e relacionada com instalações.

3. depois dessas correções o clube pode ter um buraco até 50 milhões. Ou seja até 50 milhões não há multa.

4. nas contas anteriores a direção actual “criou” provisões por imparidade de 6,6 milhoes. Por isso é que temos provisões de 10,4 milhões valor muito acima do normal

5. Se passamos o limite de 50 milhões por causas desses 6,6 milhões acho que foi um bocado de mau planeamento. Sem dúvida que é prática normal quando a gestão muda passar para o último e exercício da direção anterior tudo que se possa passar. Mas se calhar o CFO teria preferido não pagar estes 750 mil.

6. É difícil fazer as contas porque a UEFa é clube ajustam os números por isso para mim é um educated guess que passamos porque os dois RL antes de correções estão muito perto dos 50 milhões.

7. note-se também que ao contrário dos outros clubes nem pedimos acordo. Isso é porque o CFO tem 100% de certeza que dá para cumprir este ano e uma boa perspectiva para o próximo.

8. eu acho que o próximo vai ser super complicado mas como em princípio no próximo ano cai o 2021/22 (que foi o pior) acredito que a coisa esteja controlada

9. Nada disto justifica o que se passou no mercado de inverno nem passa um pano sobre a gestão desportiva desta época que acabou. É isso que me fez confusão em alguns comentários

outra vez a banda dos “estamos falidos” e dos “8000 euros” parecia a ganhar momento e para isso falta-me a paciência

Cheue

12 Maio 2016
27,303
43,097
Conquistas
7
109
Oh amigo mas tu viste o tom do post a que respondi.

já que vais ser o polícia do tom eh pá ajuda-me lá um pouco. 🤣

É muito fácil de explicar:

1. parece que está a haver alguma confusão. Esta multa não tem nada a ver com a dos 1,500,000 anterior que dizia respeito a dívidas por saldar.

É preciso dizer que com o dinheiro recebido directa e indiretamente da Ithaka e das vendas parece-me que a direção limpou tudo que era passivo “excitado” com excepção de dívidas que a direção questiona.

Bom trabalho.

2. Esta multa de 5 milhões com 750 pagos irrevogavelmente é o restante condicionado tem a ver com os football earnings que basicamente é o resultado líquido da SAD (não sei se parte do clube também é incluída mas duvido) corrigido por alguns componentes que não entram (impostos, amortizações de não jogadores, custos financeiros não relacionados com jogadores) e outras correções digamos assim de operações cruzadas e relacionada com instalações.

3. depois dessas correções o clube pode ter um buraco até 50 milhões. Ou seja até 50 milhões não há multa.

4. nas contas anteriores a direção actual “criou” provisões por imparidade de 6,6 milhoes. Por isso é que temos provisões de 10,4 milhões valor muito acima do normal

5. Se passamos o limite de 50 milhões por causas desses 6,6 milhões acho que foi um bocado de mau planeamento. Sem dúvida que é prática normal quando a gestão muda passar para o último e exercício da direção anterior tudo que se possa passar. Mas se calhar o CFO teria preferido não pagar estes 750 mil.

6. É difícil fazer as contas porque a UEFa é clube ajustam os números por isso para mim é um educated guess que passamos porque os dois RL antes de correções estão muito perto dos 50 milhões.

7. note-se também que ao contrário dos outros clubes nem pedimos acordo. Isso é porque o CFO tem 100% de certeza que dá para cumprir este ano e uma boa perspectiva para o próximo.

8. eu acho que o próximo vai ser super complicado mas como em princípio no próximo ano cai o 2021/22 (que foi o pior) acredito que a coisa esteja controlada

9. Nada disto justifica o que se passou no mercado de inverno nem passa um pano sobre a gestão desportiva desta época que acabou. É isso que me fez confusão em alguns comentários

outra vez a banda dos “estamos falidos” e dos “8000 euros” parecia a ganhar momento e para isso falta-me a paciência
na verdade é tudo uma cavala para prejudicar a imagem da anterior direcção.
pagaram os 750 mil euros só para prejudicar a candidatura do João Rafael.

• Like
Reações: Moreira

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,682
1,703
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
O que mais me admira em quem se pretende tão astuto é que esquece:

- nestes milhões estão aquilo que se quiser ver, até porque não inclui cheques carecas, passes hipotecados a empresários, mas inclui juros relativos a +500M de passivo, transferências não efetuadas, tem lá tudo como quiser ver. Nestes milhões não incluem, infelizmente, os salários em atraso. Mas tem uma coisa inequívoca: 50M de dívidas a somar a 500M de passivo.

- não prejudica as escolhas!? Mas o Presidente AVB ganhou alguma coisa em vender Nico e Galeno!? Teve de vender. Por ele, vendia a trupe que lhe deixaram nas mãos como IJaime, Otávio, Pepê, Franco. E era no mercado de inverno que, por tostões, o Presidente AVB ia tirar uns reforços fabulosos!? Ninguém consegue isso mas ele ia fazê-lo por magia!?

Não, não é a investir com a UEFA a chatear que vamos lá. Isso é que meteu o Clube como estava há UM ANO.

Mas essa sua frase "e parte disso claro é investir em jogadores de que precisamos. com UEFA a chatear ou não." é exatamente aquilo que faliu o Clube financeira e desportivamente. É mesmo por isso que 80% dos sócios se revoltaram.

Mas fico a conhecê-lo melhor. Defende com "entusiasmo" a anterior administração. Percebo, revê-se neles. É justo. Revê-se na gestão que hipotecou o Clube. Revê-se na corrida para a frente até deixar de haver Clube.

Eu, simplesmente, não me revejo. E espero que NUNCA o Presidente AVB vá algum dia por esse caminho.
Sobre hipotecar o clube o Presidente AVB fez o mesmo que os anteriores monetizou e “hipotecou” fontes de receita, rodou as obrigações. Para conseguir dinheiro.

E bastante bem!

Agora precisa de gerir o activos e aguentar-se até à renegociação dos direitos televisivos.

Agora se em cima deste ano conseguirem como alguns foristas pensam reduzir passivo então ficarei extremamente agradecido porque não terá sido nada fácil.

• Like

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
86,981
208,205
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas

5. Se passamos o limite de 50 milhões por causas desses 6,6 milhões acho que foi um bocado de mau planeamento. Sem dúvida que é prática normal quando a gestão muda passar para o último e exercício da direção anterior tudo que se possa passar. Mas se calhar o CFO teria preferido não pagar estes 750 mil
Não é poder ter um buraco de 50 milhões

O nosso buraco é que era 50 milhões acima do aceitável pela uefa

• Like
Reações: Moreira

F_Ferr

11 Março 2012
10,000
13,574
Penso que nunca disse que Galeno e Nico não eram para vender. Parecem-me vendas irrecusáveis. Só não acompanho quando diz que tínhamos tostões para investir na equipa.

70 milhões em caixa… tostões?

16 milhões em reembolso antecipado de dívida… tostões?

35/40 milhões para investir num CAR inútil… tostões?

Perceba que é aí que estamos desfasados. Você acredita que estamos à beira da falência e que a presente direção está a salvar-nos.

como todos os actos de fé não penso ser útil tentar demonstrar o contrário (já há aqui no fórum material suficiente para algum momento que tenha mais agnóstico)

Onde eu estou é o que eu quero é o mesmo que queria dos anteriores senhores. Equipas competitivas que dão tudo em campo. Equipas “inegociáveis”. E não aceito desculpas em contrário… Parece-me que o presidente está finalmente lá. Depois desta primeira época horrível.

para isso é preciso investir (como aliás se investiu mesmo nesta primeira época) sobretudo sempre que vendam peças fundamentais.

isso falhou no mercado de inverno mas acredito que não volte a falhar.

sinto o presidente finalmente em war mode.
Eu não apenas acredito que estávamos como acredito que continuemos à beira da falência.

Se a anterior administração não estivesse à beira da falência:

- porque deixou acumular +500M de passivo?
- porque tinha salários em atraso?
- porque havia clubes com verbas nossas em atraso?
- porque pagou uma pseudo-academia com cheques carecas?
- porque deixou repetidamente o Clube na alçada da UEFA com o fairplay financeiro?
- porque atrasou reembolsos de EO?
- porque pedia dinheiro emprestado a bancos alemães a taxa altíssimas?

Aí, discordo. Estávamos no lodo, em pré-falência.

No resto, concordo com tudo. Equipas que sejam dignas de ser do FC Porto. Mas demora, sobretudo quando o ponto de partida eram tão, tão mau. Mas concordo e terá de ser rapidamente.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,682
1,703
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Não é poder ter um buraco de 50 milhões

O nosso buraco é que era 50 milhões acima do aceitável pela uefa
nope. Passamos o limite dos 50 milhões aceitáveis. Aliás com os nossos números nunca poderíamos ter resultados de 100 milhões negativos em 2 anos

vê as contas com cuidado.

Abraço

• Like
Reações: pauloans

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,682
1,703
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Eu não apenas acredito que estávamos como acredito que continuemos à beira da falência.

Se a anterior administração não estivesse à beira da falência:

- porque deixou acumular +500M de passivo?
- porque tinha salários em atraso?
- porque havia clubes com verbas nossas em atraso?
- porque pagou uma pseudo-academia com cheques carecas?
- porque deixou repetidamente o Clube na alçada da UEFA com o fairplay financeiro?
- porque atrasou reembolsos de EO?
- porque pedia dinheiro emprestado a bancos alemães a taxa altíssimas?

Aí, discordo. Estávamos no lodo, em pré-falência.

No resto, concordo com tudo. Equipas que sejam dignas de ser do FC Porto. Mas demora, sobretudo quando o ponto de partida eram tão, tão mau. Mas concordo e terá de ser rapidamente.
se calhar temos conceitos diferentes de falência.

para mim com base na minha experiência profissional uma empresa em falência é uma empresa que é vista pelos seus stakeholders (todos ou a maioria) como incapaz de fazer face às suas obrigações operacionais e de passivo.

só isto. Mais nada

pode estar a ser terrivelmente mal gerida e não estar em falência

pode ter passivos incríveis / assustadores e não estar em falência.

pode ter mamões dentro e à volta e não estar em falência

pode estar a pagar multas e não estar em falência

pode pagar salários consecutivamente em atraso e não estar em falência

• Like

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,682
1,703
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Aliás pode analisar-se facilmente que não estamos em falência porque a gestão (anterior e esta) sem recurso a avales pessoais (que se saiba) consegui:

- contratar jogadores (esta direção aliás contratou mais do que a últimas no últimos anos) 60 milhões tendo as contra partes aceite a oferta

- conseguiu monetizar streams of revenue sem que os credores levantassem rancho

- conseguiram licenciar-se

- que eu saiba nem um trabalhador levantou algum processo excepto por razões que sabemos

-etc etc etc

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
863
1,176
Acho que está toda a gente à espera de um novo começo. Eu estou. O ano passado foi péssimo.
Certo, não podemos discordar em tudo.

No entanto prefiro estar 5 anos (mais ano, menos ano) pacientemente a observar gente portista, profissional e honesta a reerguer o clube das cinzas, do que ver a começar um novo do zero. Porque para aí que caminhava. Ou melhor, galopava.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,682
1,703
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Certo, não podemos discordar em tudo.

No entanto prefiro estar 5 anos (mais ano, menos ano) pacientemente a observar gente portista, profissional e honesta a reerguer o clube das cinzas, do que ver a começar um novo do zero. Porque para aí que caminhava. Ou melhor, galopava.
Percebo o ponto. Mas se o plano é estar 5 anos (mais ano menos ano 🤣) a olhar para gente boa “a trabalhar” e sem competir ao nível que precisamos acho que isso deveria ter sido comunicado nas eleições.

Se é para fechar para obras acho que devíamos ter recebido o aviso.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,682
1,703
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Aliás é mais ou menos reconhecido que a gente boa “trabalhou” bastante mal este ano e por isso o Presidente assumiu a responsabilidade e já está a pensar numa reestruturação. No primeiro ano de mandato.

por isso não… não fiquemos sentados a ver a gente boa a “trabalhar”

sejamos exigentes no que mais interessa que é competir.

F_Ferr

11 Março 2012
10,000
13,574
se calhar temos conceitos diferentes de falência.

para mim com base na minha experiência profissional uma empresa em falência é uma empresa que é vista pelos seus stakeholders (todos ou a maioria) como incapaz de fazer face às suas obrigações operacionais e de passivo.

só isto. Mais nada

pode estar a ser terrivelmente mal gerida e não estar em falência

pode ter passivos incríveis / assustadores e não estar em falência.

pode ter mamões dentro e à volta e não estar em falência

pode estar a pagar multas e não estar em falência

pode pagar salários consecutivamente em atraso e não estar em falência
Admito. Reformulo. Estávamos a ser muito mal geridos, a pôr em risco o futuro do Clube, implicando o prejuízo do seu desempenho desportivo. E a nova administração está a procurar mudar de rumo. A meu ver faz muitíssimo bem e foi eleita para isso.

A parte desportiva é e foi inequivocamente prejudicada pelo estado "muitíssimo difícil" em que se encontrava.

Passou um ano, e certamente ainda haverá muito por mudar.

Agora, tem razão. Este primeiro foi desportivamente fraco. Acho que é claramente desculpável, pelas condições e pela falta de traquejo.
Acredito que a cada ano, será mais fácil o Presidente AVB ter condições para vencer. E vamos vencer.

No próximo ano, podemos exigir um FC Porto à Porto, pelo menos um dos dois primeiros lugares, algum brilhantismo na Europa e sucesso nas restantes provas nacionais.