Os brasileiros não fazem diferente daquilo que nós aqui fazemos. Nós também temos a tendência para hipervalorizar um jogador da nossa equipa só porque está a jogar muito bem ou é um dos melhores do campeonato e muitas vezes isso não corresponde à realidade e isto é transversal a todos, é natural que eles também o façam.
Eu tenho estado um pouco mais atento à realidade do futebol brasileiro, tenho visto muitos programas no youtube e o que vejo é que eles estão bastante mais à frente do que nós, claro que partilham alguns dos nossos problemas, mas desenganem-se quem acha que estão atrasados, eu mudei a minha opinião. Existem as críticas naturais dos adeptos à imprensa por ser clubista, mas existe uma liberdade e uma relação dos clubes com a comunicação social que não existe em Portugal, os treinadores dão muitas entrevistas pelos vários canais desportivos, falam abertamente de muitos assuntos, os jogadores a mesma coisa, além disso, exploram muito e com grande sucesso o youtube e existem canais com grande alcance a partilhar conteúdo desportivo com bastante qualidade e responsabilidade.
Nós aqui temos muitos programas desportivos dedicados aos 3 grandes, com 3 adeptos de cada um dos grandes e que não têm rigorosamente nada a ver com o futebol. Na maioria dos canais desportivos brasileiros, os programas envolvem jornalistas e ex-jogadores e treinadores, naturalmente que alguns cometem excessos, mas o tipo de discussão é bem diferente daquele que se faz em Portugal.
Os treinadores brasileiros têm um grande problema, que é o facto de os cursos de treinador no Brasil não serem reconhecidos pela UEFA e portanto, tirando um ou outro que tiraram cursos no estrangeiro, a maioria já não pode trabalhar fora da América do Sul. Outro grande problema é o facto de praticamente nenhum saber falar inglês e as dificuldades na comunicação são um handicap muito grande. Pelo que também percebi, o facto de terem sido um país muito fechado fez com que se enraizassem algumas ideias que não foram nada benéficas para o futebol brasileiro, muitos treinadores adoptaram formas de jogar muito resultadistas, defensivas e pouco atractivas com o medo do despedimento fácil por falta de resultados. Também se enraizou a ideia de que não podem disputar as competições todas ao mesmo tempo e então muitas equipas utilizam duas equipas praticamente diferentes, uma para a Libertadores e outra para o Brasileirão, uma ideia que foi destruída pelo Jorge Jesus desde que chegou ao Flamengo. Quanto ao resto, acho que têm treinadores brasileiros com muita qualidade, outros nem tanto, não me parece que haja um atraso em relação à forma como se pensa o futebol, mas sim um problema de se terem fechado e criado hábitos nefastos.
Por todo o contexto, acho que em Portugal temos muito mais a aprender com eles do que eles a aprender connosco.