DT199 disse:
Eu não partilho da mesma opinião...Fernando é imprescindível SIM, se o deixarmos jogar sozinho à frente da defesa, mas se isso não acontecer, é apenas mais um médio defensivo sem grande relevo! As características continuam todas lá, mas o duplo pivô é uma espécie de estrangulador das suas verdadeiras capacidades.
Esta época, o Fernando fez 95% dos jogos, e diz-me lá à quanto tempo andamos todos a criticar o nosso futebol? Até ao passado Sábado, eu conto 5 derrotas com Fernando em campo, e em apenas uma abro a excepção em relação à relevância do Fernando em campo, que foi o jogo com o Zenit no Dragão!
PS: Com isto, não quero dizer que prefiro o Defour ao Fernando, mas temos de perceber que este duplo pivôt, pura e simplesmente cortou as perninhas a um dos melhores trincos do mundo, banalizando-o.
O curioso é que os clubes que aparentemente o pretendem (Man.city, Man. Utd, Juventus, Monaco) nenhum deles joga com um trinco sozinho à frente da defesa, 2 deles até jogam com o "mal amado" duplo-pivot, no minimo estranho pra quem é "banal" jogando no duplo-pivot.
É claro que o Fernando não só joga melhor sozinho, como está bastante rotinado a fazê-lo, mas essa do ser banal a jogar em duplo-pivot, não pega.
O nosso meio-campo não funciona, não por culpa do Fernando, mas sim, por causa do treinador, se nestes jogos em que o Fernando esteve ausente se tivesse notado melhoria, então concordaria que sim, mas não foi o caso!! O nosso meio campo não funciona com ou sem Fernando e pra mim ficou mais fraco sem o Polvo, isso ainda se notará mais nos jogos "grandes".
Andamos a criticar o nosso futebol não até passado Sábado(não sei se o dizes porque o Fernando não jogou...) mas sim até a ultima quarta-feira, pois se ficaste contente com o jogo contra o estoril, eu não, longe disso.
Dizes e muito bem que Fernando fez 95% dos jogos e nesses jogos perdemos 5 vezes, ora vamos ver, perdemos com Atl. Madrid(2vezes), Zenit, Académica e Orcs. Sem Fernando jogamos contra o Braga, o Maritimo e o Estoril e perdemos contra o Maritimo, mesmo descontando a diferença na valia dos adversários, se a média for proporcional(e esperêmos bem que não) ao fim de 15 jogos sem Fernando terás as mesmas 5 derrotas, que em 28 jogos com o Polvo!!!
O problema do meio-campo é os 2 médios mais recuados, encostarem aos centrais e o 10 encostar-se ao Jackson, conclusão?Não há meio campo pois na zona central não está lá "ninguém", logo é um problema de dinâmica colectiva e casmurrice do PF, retira lá o Polvo dessa equação...
O James também não era extremo e sempre jogou nessa posição com qualidade, fruto da sua qualidade individual e de estar inserido numa equipa colectivamente forte, o mesmo acontecerá com o Polvo se o colectivo finalmente engrenar. Pra mim ele é parte da solução e não do problema, apenas e só pelo grande jogador que é.