Fábio Vieira

Fábio Vieira 10

Fábio Vieira

4.85

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.85 Performance da Época
Jogos
10
Golos
0
Assistências
1
Amarelos
1
Vermelhos
0

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
3,470
4,738
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Este Fábio sempre foi o mesmo, o talento sempre lá esteve. Precisava era de jogos seguidos com muitos minutos de jogo e, de preferência, com mais do que 5, 10 minutos a entrar no fim, como fizeram com ele o ano passado. Um ano inteiro assim.

Dirás: pois, precisou desse ano para chegar a este nível e aprender com o grande mestre. Se calhar tens razão, não sei, nunca saberemos. A questão é: com a tal sequência de jogos e com minutos a sério todo o seu talento está à vista. Não o podia ter lançado, vá, a meio da época anterior em vez de se apostar no trolha do Marega e, com isso, condicionar todo o nosso jogo? Preferiu--se os Maregas desta vida e o resultado foi o que foi. O Maregod saiu e está-se a ver a diferença no nosso jogo. E se o god Maregol não tivesse ido embora ainda hoje o Vieira penava banco a entrar aos 5 minutos do fim. Esses são os factos.

Eu reconheço que o trabalho do Conceição tem sido importante com Vitinha, Evanilson, Vieira, etc, mas também acho que demora tempo demais a lançá-los e a acreditar verdadeiramente neles. Mas se calhar eles precisam mesmo de um ano praticamente só a treinarem. Só não percebo é porque é que noutros clubes por esse mundo fora os talentos são logo lançados e vão sendo trabalhados no jogo e não só no treino.
Porque jogas num campeonato onde não podes ceder um ponto que seja porque pode ser a morte do artista. Noutros clubes, principalmente lá fora, tens margem de erro para crescer e errar. Em Portugal e, principalmente no Porto, não tens grande margem para errar a menos que não haja hipotese e tens que ir de qualquer forma.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,267
26,907
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Fica a questão: tivesse o Maregod continuado, como ele queria, e o Vieira, Evanilson e outros teriam sido aposta? O teimoso demorou um ano a ver o óbvio, que o Vieira, o Evanilson etc tinham e têm mais talento num pé do que os Maregodes no corpo inteiro.
Acho que a teimosia dele iria prevalecer. Inacreditável como arrastou tanto tempo com o MArega decrépito como ponto de referência de todo o nosso ataque.

Inacreditável como no início do ano se riu, quando lhe perguntaram se este era o seu melhor plantel da sua era no FCP.

Com um central diferenciado e com mais um lateral direito de nível é um belíssimo plantel.

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,595
16,115
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Tal como os lovers só vêem mérito exclusivo dele e são acriticos relativamente a qualquer decisão tomada pelo treinador.

Não havia alternativa ao Diaz ter sido o 12 jogador nas duas primeiras épocas, na sombra dos imprescindíveis Corona e Otávio.

Não havia alternativa ao Evanilson ser o quarto avançado na última época, atrás do Marega em final de contrato e do Toni Martinez, acumulando pouco mais de 400 minutos no campeonato.

Não havia alternativa à parca utilização do Fábio Vieira que acumulou uns extraordinários 390 minutos no último campeonato ou do Felipe Anderson com 126 minutos, ele que já leva mais se 2000 com 4 golos e 6 assistências na Lazio.

Como não havia alternativa ao 4222 assente quase exclusivamente nos duelos e no ataque a profundidade.

Como não havia alternativa a jogar com jogadores a acabar o contrato.

Como não havia alternativa a rodar pouco o plantel e insistir nos mesmos até rebentarem, porque o plantel não tinha qualidade.

Tudo isto foram críticas feitas a dado momento e que, na generalidade, ao dia de hoje, se encontram resolvidas.

Os lovers dirão que não havia alternativa quando as críticas foram feitas e que só agora existiram condições para isso pelo que o treinador, como sempre, estava certo e quem criticou era um hater ou um troll...

Eu acho que falta muito sentido crítico a esses lovers. É possível apontar qualidades reconhecendo defeitos. É possível identificar méritos sem esconder os erros. É possível ser-se bom mas não perfeito ou inatacável.

Termino aconselhando-te a revisitar uma discussão que houve no último defeso no tópico do Al Musrati. No último defeso, não foi há dois ou três anos atrás. Sobre o plantel e as necessidades para esta época.

Discutia-se o que, segundo os jornais, eram as exigências do SC para elevar a qualidade do plantel, visando sobretudo melhorar as segundas linhas para poder fazer uma gestão mais efetiva após um ano em que tinha havido uma enorme sobrecarga dos principais jogadores.

Numa altura em que muita gente alinhava na tese que o plantel não prestava e não tinha alternativas aos titulares, alguns defendiam era um melhor aproveitamento dessas segundas linhas em vez da contratação de jogadores para os substituir. Nessa segunda linha (jogadores que não faziam parte do 11 mais utilizado e que, em muitos casos, tinham tido uma utilização quase residual) eu identifiquei na altura:

Evanilson, Grujic, Diogo Leite, Diaz, Toni Martinez, Fábio Vieira, Xico Conceição, Diogo Costa, João Mário...

Eu sou muitíssimo menos crítico este ano porque nos vejo, finalmente, a seguir no bom caminho. Não só temos apresentado resultados, como praticamos um futebol muito mais agradável e, last but not least, com um modelo muito mais sustentável financeiramente (mais aposta na qualidade e na juventude, mais ativos valorizaveis, menos contratos a acabar, menos salários desproporcionados no banco ou na bancada, mais utilização dos recursos disponíveis).

Esperemos que seja para continuar!
Eu nao sei quem sao esses acriticos sinceramente. Sei que ha aqui gente que tal como eu aprecia o Sergio Conceiçao MAS que consegue critica-lo sem problemas.

Alias os mesmos que olhavam para o Fabio como um super talento mas com pouco foco e preguiçoso. Hoje quem lhe apontava isso vem aqui elogiar o puto ao ver como ele se da muito mais ao jogo. Elogios 1000% merecidos.

No final é tudo uma questao de ponto de vista.

Para alguns, deveria ser ha muito o Fabio e +10 no matter what. Estariam dispostos a "entregar" a equipa a um jogador que so jogava com bola e que era extremamente macio.
Para outros, o Fabio tinha que mudar o chip. Nao so para convencer o Conceiçao mas tambem para o bem do proprio e da sua carreira.

Ja agora, em relaçao à questao da aposta na juventude e activos valorizaveis... eu acho que o SC procura um equilibrio entre isso e a competitividade da equipa.
Se ele (que os treina todos os dias e os conhece melhor...) sentir que jogador X ou Y (jovem e talentoso) colocar em causa o colectivo e a competitividade da equipa, ele nao os vais meter so porque sim.

No fundo, a melhor forma de resumir isto é dizendo que o SC quer atletas de alto nivel. E trabalha (tambem a mente...) para os tornar nisso. Nao interessa se fores grande ou pequeno. Nem importa se fores franzino ou robusto. Importante é atingires essa maturidade fisica que te vai depois permitir "voar" dentro de campo.
E nao é preciso ter sido atleta de alta competiçao para perceber o quanto isso mexe com a cabeça do ser humano. Basta até seres um atleta amador ou jogador do domingo...
Quando estas na tua melhor forma e com uma pujança dos diabos jogas com outro prazer e sentes que ninguem te consegue parar. A tua energia parece duplicada/triplicada e sentes uma força animica que te faz jogar muito melhor e em que correr é quase um prazer e nao uma chatice.

O Vitinha esta ligeiramente mais adiantado nesse processo mas tambem porque ja é intrinsecamente um jogador com maior rotaçao.

Em qualquer caso, ambos estao a ir no caminho certo. O casmurro anti-talento-e-formaçao se calhar sabe o que faz e anda a "construir" dois monstros...

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,302
26,031
Conquistas
1
Fica a questão: tivesse o Maregod continuado, como ele queria, e o Vieira, Evanilson e outros teriam sido aposta? O teimoso demorou um ano a ver o óbvio, que o Vieira, o Evanilson etc tinham e têm mais talento num pé do que os Maregodes no corpo inteiro.
As melhores opções do Conceição são quando uma vaca sagrada lhe dá uma facada nas costas…

• Love
Reações: Dexter2020

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,302
26,031
Conquistas
1
O Fábio tem potencial para ser o melhor jogador do plantel…

haja cabeça na gestão…

o Vitinha é o melhor médio já…
O Fábio Vieira só lhe falta regularidade… se bem que é um artista… ele tem a precisão de passe longo de um Beckham… tem a visão de jogo de um Deco… tem a confiança de um Ibrahimovic…

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,302
26,031
Conquistas
1
Denoto também que ele deve andar a trabalhar o pé direito…

ontem notei umas tentativas de finalização de direita

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,703
193,860
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O Fabio ontem fez uma arrancada depois de perder a bola… que parecia o Mbappe…

Só lhe falta essa regularidade e intensidade e resistência de comportamentos pra ser um craque
Não faz mais que a sua obrigação se quer jogar

Todos os jogadores, sem excepção, depois de perder a bola têm que cair logo em cima
Ontem há momentos que um gajo do Fama recebe de costas e quando domina a bola já estão 3 em cima dele, eles nem respiram

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,302
26,031
Conquistas
1
Não faz mais que a sua obrigação se quer jogar

Todos os jogadores, sem excepção, depois de perder a bola têm que cair logo em cima
Ontem há momentos que um gajo do Fama recebe de costas e quando domina a bola já estão 3 em cima dele, eles nem respiram
Isso a obrigação é muito bonita…

Mas vai pedir ao Ronaldo pra correr… vai pedir ao Paulinho pra correr… vai pedir ao Cardozo pra correr… vai pedir ao Ronaldinhos… vai pedir ao zidane… vai pedir ao Aguero… vai pedir ao Messi e ao Neymar… vai pedir a mim

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,703
193,860
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Isso a obrigação é muito bonita…

Mas vai pedir ao Ronaldo pra correr… vai pedir ao Paulinho pra correr… vai pedir ao Cardozo pra correr… vai pedir ao Ronaldinhos… vai pedir ao zidane… vai pedir ao Aguero… vai pedir ao Messi e ao Neymar… vai pedir a mim
Só o Messi e o Ronaldo é que não podem correr
Mas esses marcam 50 ou 60 por época
De resto, se não correm atrás do adversário, são piores jogadores do que seriam se corressem

É ver o City; parecem cães raivosos atrás da bola, há momentos do jogo em que o adversário tem dificuldades em fazer 5 passes seguidos
Temos que ser iguais, os 4 da frente a pressionar e os 2 médios a fechar linhas de passe, eles nem saem de trás sem bater na frente; depois é ganhar a segunda bola, 15 segundos e a bola é nossa

Não é possível 90 minutos assim mas é faze-lo o máximo de tempo possível

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
34,369
59,002
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Se há evolução do Fábio? Fdx, muita!

Se SC tem mão nisso? Fdx, não é óbvio?
Claro que tem mão na evolução do rapaz mas aqui a questão é o tempo que ele demora a apostar realmente num talento destes, mais de um ano, até ser aposta regular e mesmo assim, só há alguns jogos é que finalmente o colocou a titular. O ano passado só fez 300 e tal minutos. A minha questão é: não merecia um talento destes ter sido aposta mais cedo, até para lhe dar confiança e fazer descansar os Maregas e afins que no final da época passada andavam todos rebentados e nos custou um título?

Ficando ainda a pairar no ar a dúvida: quando ele voltar a meter o Taremi a titular quem é que ele vai tirar do 11? O Otávio ou o Vieira?

• Like
Reações: Dias_21

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,302
26,031
Conquistas
1
Só o Messi e o Ronaldo é que não podem correr
Mas esses marcam 50 ou 60 por época
De resto, se não correm atrás do adversário, são piores jogadores do que seriam se corressem

É ver o City; parecem cães raivosos atrás da bola, há momentos do jogo em que o adversário tem dificuldades em fazer 5 passes seguidos
Temos que ser iguais, os 4 da frente a pressionar e os 2 médios a fechar linhas de passe, eles nem saem de trás sem bater na frente; depois é ganhar a segunda bola, 15 segundos e a bola é nossa

Não é possível 90 minutos assim mas é faze-lo o máximo de tempo possível
No tugao não é preciso nada disso…

Que digam os saravias e os Feslixs e os aimars e os raios que os partam… nem o Paulinho corre…

no tugao um jogador diferenciador é muito desiquilibrwdor…

o Rafa e o Cebolinha fecham mal pra crl… o Pote nem sequer sabe o que anda a fazer em transição defensiva…