@Dragao_man não sei se foste tu que falaste nisso, mas eu quando vou correr, os primeiros 2/3 klms a seguir ao aquecimento sinto-me sempre imensamente cansado e com as pernas muito pesadas. Depois descanso um pouco e as coisas compõem-se. Mas existirá alguma forma disso não suceder? Será falta de hidratação corretamente efetuada? Mau aquecimento?
E devo comer algo a meio da corrida? Ou só antes meia hora? Eu como sempre uma banana antes da corrida, sinto-me uma pessoa mais rápida e veloz
SErá mental?
Uma outra dúvida. Eu durante um ano andei a correr com aquelas leggins de perna inteira para protecção do meu joelho direito. A verdade é que durante esse ano os meus músculos não cresciam. Agora ando a correr de calção e os músculos desenvolveram muito mais. Será paranóia minha? Já agora, a correr de calções tenho muitos menos problemas nos joelhos do que com a porcaria das leggins de protecção. Será normal também?
Obrigado.
Antes de correr não justifica qualquer aquecimento, pois a corrida já em si serve esse propósito. Só faz sentido uma ativação geral como neste caso das pernas. Só justificaria se fosses jogar futebol ou futsal. Aí sim porque são modalidades de intensidade intermitente que implicam mais resistência anaeróbia lática e alática, logo o recrutamento de fibras musculares já difere. Acumulas muito ácido lático e em muito pouco tempo. Mas também, noutras modalidades, fisiológicamente acontece o mesmo no que concerne à depleção de substratos energéticos. Também os primeiros minutos custam mas depois sentimos uma melhoria em que só queremos correr
No que toca a alimentação para praticar cardio não precisa de ser algo rigoroso como para treinos de musculação. Não precisas necessariamente de proteina porque não vais fazer esforços vigorosos nem agressão muscular. Da mesma forma que em termos de quantidade também não é necessário comer muito senão acontece que nos sentimos muito pesados e até podemos ter conflitos gástricos (quem, nunca?
) , por isso o tempo de digestão que recomendo é de 2h. A banana é um
must para quem pratica desporto. É uma fruta rica em potássio e fibra e cai sempre bem em qualquer parte do dia. Pequeno-almoço, sobremesa, antes e após treino
Não é que dê muita energia, mas como tem muita fibra ajuda a reduzir os efeitos do catabolismo.
Qualquer das formas partilho o que os meus apontamentos de nutrição dizem relativo à alimentação de um atleta antes da competição
Em relação ao uso de calções vs leggins não tenho nenhuma explicação científica
Nunca ouvi tal coisa. Apenas poderei especular que essa ideia de melhoria devido ao uso dos calções poderá ser pelo facto de os membros inferiores estarem expostos à temperatura ambiental e com isso a pele respira melhor. Ou caso corras de dia, com o sol receba a vitamina D. Mas deve ser só psicológico. Contudo se depois do cardio sentires muito desconforto nas pernas tipo dorido (manifestação de inflamações) passa gelo ou água fria. Senão a recuperação será mais lenta e no dia seguinte ainda te sentirás dorido.