Doping no ciclismo

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
Pedro R. disse:
Como alguém formado na área de toxicologia e com colegas mais especializados na área humana que me esclareceram umas questões, posso dizer que as desculpas dadas são do mais esfarrapado que pode haver.

A dose que o Froome teve de tomar para acusar aqueles valores, não se consegue através do uso de uma simples bomba de asma. É necessário a admnistração de uma fórmula encapsulada da substância em questão, algo que só pode/deve ser feito por um técnico especializado (médico ou farmacêutico) com formação para tal.

Um técnico experiente dificilmente comete um erro tão grande, que faça com que o ciclista acuse o DOBRO do permitido. É até perigoso administrar uma quantidade tão grande, pois a substância em questão pode levar a taquicardia por exemplo.
As regras anti-doping já dão uma margem enorme para acautelar o uso destas substâncias para fins terapeuticos. Mas o Froome acusou uma dose cavalar. lol

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
Gonçalo10 disse:
O Sinal deve estar todo contente
Enquanto entusiasta da modalidade o Sinal deve estar triste pois é mais uma machadada. Mas o Sinal não comia gelados com a testa e bem alertava para o polvo Sky que vem desde os tempos do agora remador em part-time, Wiggins. Outro artista.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,798
16,832
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Ivganovich disse:
ciclismo=doping. Convençam-se.
Sim, mas nas outras modalidades é tudo limpo.

Então os americanos, a fazer 82 jogos por ano + PO, é tudo malta cheia de saúde..

Mihaly Siska

Tribuna
3 Junho 2014
3,661
4,458
Era uma questão de tempo, infelizmente... Das duas uma, ou se escrutina menos o ciclismo (tolera-se mais uns pozinhos de substância) ou diminui-se o grau de dificuldade. Assumir que andam todos dopados e que ganhe o melhor dopado. É triste os grandes campeões serem, na realidade, os grandes dopados... Cresci e aprendi a amar o ciclismo com o LA. Foi para mim uma desilusão quando se soube a verdade dos seus 7 Tours. E agora os do Froome se calhar também vão à vida...

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
O problema do ciclismo é ser o desporto mais escrutinado. Acreditem que há desportos bem piores. A natação por exemplo é um antro

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,090
15,812
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Mihaly Siska disse:
Assumir que andam todos dopados e que ganhe o melhor dopado. É triste os grandes campeões serem, na realidade, os grandes dopados...
já ganham os melhores dopados. só falta mesmo assumir.

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
6,011
5,017
Ivganovich disse:
ciclismo=doping. Convençam-se.
Isso quer dizer o quê?!!
Que as outras são limpas e o ciclismo é um antro de dopados?!!

É isso que tu julgas?!
Informa-te da quantidade de produtos proibidos ou de uso condicionado no ciclismo e compara-os com outras modalidades. Olha, podes começar pelo futebol...

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,798
16,832
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Obviamente que não são os ciclistas os unicos desportistas no mundo que se dopam.

São é os unicos (quase) que são apanhados.

Se isto acontece, das duas uma. Ou são todos muito burrros, e as restantes modalidades muito inteligentes, ou então a acção das entidades antidopagem e os criterios das mesmas, são muito mais exigentes.

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,877
147
Não percebo. Isto não faz o minimo sentido.

Então, um gajo ganha o Tour. Quer fazer algo que não se faz ha anos e vai-se dopar, sabendo que vai ser testado todos os dias e vai, eventualmente, ser descoberto porque vai acusar positivo?

Ou é a maior burrisse de sempre ou então nem sei.

Mais valia estar quieto, tinha o Tour, ninguem questionava os seus 4 Tours e ta tudo.

E para o ano ainda fazia o Giro.

Agora assim?

Ca burro.

E a minha questão prende-se com. Se Froome teve dias maus e dopou-se, a equipa que esteve sempre com ele...

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto

mgtp

Bancada lateral
9 Março 2012
641
44
Neste caso dá a sensação que se não tivesse havido eleições na UCI, com consequência da mudança de presidente, ia ficar nos segredos dos Deuses.
Esta Sky cada vez mais parecida com a US Postal...
PS. Penso que a maioria dos ciclistas do pelotão se revêem na opinião do Tony Martin.

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
6,011
5,017
Pombal disse:
Obviamente que não são os ciclistas os unicos desportistas no mundo que se dopam.

São é os unicos (quase) que são apanhados.

Se isto acontece, das duas uma. Ou são todos muito burrros, e as restantes modalidades muito inteligentes, ou então a acção das entidades antidopagem e os criterios das mesmas, são muito mais exigentes.
Os critérios são bem diferentes, sim. Nas substâncias proibidas e no uso condicionado de outras.
Não te sei dizer quanto mas já houve alguém que, em tempos, postou aqui algo sobre isso e a diferença é assinalável.
Para além disso, são muito mais escrutinados que a maioria, se não todos..

Eu, simplesmente, amo o ciclismo. Isto sempre esteve presente, vai-se reagindo e agindo mas é utópico pensar que algum dia isto não acontecerá. Tal como em qualquer modalidade, aliás!
As coisas estão definitivamente melhores, acredito. mas longe de serem perfeitas, claro!

Talvez fosse interessante postar aqui algo onde fosse possível verificar a lista de substâncias proibidas/condicionadas nas diferentes modalidades.
É lógico que têm de existir diferenças, dadas as especificidades de cada uma MAS, se bem me lembro, é uma diferença gigantesca.

P.S. Se estiver a dizer alguma asneira, corrijam-me e desculpem-me....:)
Adoro o ciclismo e acompanho-o a cada pedalada mas mantenho-me fora destas questões.

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,410
3,772
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
K92 disse:
Isso quer dizer o quê?!!
Que as outras são limpas e o ciclismo é um antro de dopados?!!

É isso que tu julgas?!
Informa-te da quantidade de produtos proibidos ou de uso condicionado no ciclismo e compara-os com outras modalidades. Olha, podes começar pelo futebol...
O que eu sei é que pegando no teu exemplo do futebol os grandes clubes e os grandes jogadores são constantemente controlados e raramente há um positivo. Já no ciclismo difícil é pegar num grande ciclista das últimas décadas e ele não ter uma única "nódoa" no currículo.
Agora que me digas que o esforço exigido a um ciclista é sobre-humano e que é impossível alguém "normalmente" fazer o que fazem sem ajudas, plenamente de acordo. Mas mesmo aí contínua a ser um problema da modalidade que assim o exige.

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
6,011
5,017
Ivganovich disse:
O que eu sei é que pegando no teu exemplo do futebol os grandes clubes e os grandes jogadores são constantemente controlados e raramente há um positivo. Já no ciclismo difícil é pegar num grande ciclista das últimas décadas e ele não ter uma única "nódoa" no currículo.
Agora que me digas que o esforço exigido a um ciclista é sobre-humano e que é impossível alguém "normalmente" fazer o que fazem sem ajudas, plenamente de acordo. Mas mesmo aí contínua a ser um problema da modalidade que assim o exige.
Os grandes clubes e jogadores são constantemente controlados?
Estava longe de imaginar. A sério?!!
Como é que acontece? Fazem-no após os jogos? São seleccionados alguns?
Não estou a ser irónico, gostava de saber. A única coisa que leio, de vez em quando, são aquelas visitas surpresa aos treinos, com especial incidência no Olival...

As "ajudas" que o ciclista recebe são justas e aceitáveis, desde que dentro dos limites estudados e impostos por quem regula.
Não me choca nada o uso de determinadas substâncias que lhes permitam recuperar mais rapidamente do esforço feito ao longo de centenas de quilómetros a pedalar, dia após dia.
Até mesmo a combater alguma indisposição, maleita ou dificuldade imprevista.
Já não pactuo como recurso para superar limitações naturais, para ir mais além do que o seu rendimento permite.

Sem querer ser cordeirinho também admito que nalguns casos se trate de uma manobra demasiado arriscada ou até azar quando se tratam de casos em que excederam por muito pouco o limite imposto. Jogaram no risco, lixaram-se.

É verdade que o ciclismo está infestado de casos ao longo da sua história. É verdade que existem muitos vilões nesta história, não fujo a isso.
Apenas gostaria ver o mesmo tratamento ser dado a outras modalidades ou, então, que vissem o ciclismo de forma diferente.
Porque ser ciclista não é ser jogador da bola. Seja ela de futebol, andebol ou a porra que for...

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,410
3,772
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
K92 disse:
Os grandes clubes e jogadores são constantemente controlados?
Estava longe de imaginar. A sério?!!
Como é que acontece? Fazem-no após os jogos? São seleccionados alguns?
Não estou a ser irónico, gostava de saber. A única coisa que leio, de vez em quando, são aquelas visitas surpresa aos treinos, com especial incidência no Olival...

As "ajudas" que o ciclista recebe são justas e aceitáveis, desde que dentro dos limites estudados e impostos por quem regula.
Não me choca nada o uso de determinadas substâncias que lhes permitam recuperar mais rapidamente do esforço feito ao longo de centenas de quilómetros a pedalar, dia após dia.
Até mesmo a combater alguma indisposição, maleita ou dificuldade imprevista.
Já não pactuo como recurso para superar limitações naturais, para ir mais além do que o seu rendimento permite.

Sem querer ser cordeirinho também admito que nalguns casos se trate de uma manobra demasiado arriscada ou até azar quando se tratam de casos em que excederam por muito pouco o limite imposto. Jogaram no risco, lixaram-se.

É verdade que o ciclismo está infestado de casos ao longo da sua história. É verdade que existem muitos vilões nesta história, não fujo a isso.
Apenas gostaria ver o mesmo tratamento ser dado a outras modalidades ou, então, que vissem o ciclismo de forma diferente.
Porque ser ciclista não é ser jogador da bola. Seja ela de futebol, andebol ou a porra que for...
Os jogadores para além dos controles surpresa, são seleccionados para controles nos finais dos jogos.

Quanto ao ciclismo, claro que é diferente, por isso disse que o esforço porque passam é sobre-humano. Mas, se calhar, era altura das altas instâncias da modalidade deixarem-se de hipocrisias e não exigirem esforços irreais aos ciclistas esperando que não usem "ajudas".
Porque na minha opinião, na maioria das outras modalidades o doping é uma forma de se ganhar vantagem sobre um adversário, no ciclismo é uma necessidade para se poder cumprir com as exigências dos calendários.