Já eu nasci na Maternidade Júlio Dinis (Massarelos) e cresci na mesma freguesia.
Ainda bem que alguém voltou a este tema.
Há o lugar aonde nascemos e o lugar aonde crescemos ou vivemos a maior parte da vida.
Agora existe a possibilidade de registar na freguesia aonde vai morar, quando eu nasci não era assim. Quando o meu filho mais novo nasceu na Ordem do Carmo, que já fechou, no registo no Viriato a funcionária ia colocar nascido em Nevogilde aonde eu morava na altura depois de fazer essa pergunta, eu recusei e disse; nasceu na Vitória coloque Vitória.
Eu nasci em S. Nicolau na Ordem de S. Francisco e o meu pai registou-me como natural dessa freguesia que não me diz nada mas é a minha e estava no BI, creio que no CC não tem lá nada mas não tenho a certeza. Fui para a Foz do Douro com dias de vida, passado 3 anos o meu pai mudou para Coimbrões - Gaia para a vivenda do meu avô que tinha falecido e aos 5 anos após morte inopinada do meu pai saí de lá, ou melhor a minha mãe levou-me, e voltei para a Foz do Douro.
Com 7 anos vim para a Boavista - Massarelos de "cima" como se diz e aqui cresci, saí daqui com 20 e poucos anos mas nunca mudei a morada fiscal e voltava muitas vezes porque a minha mãe morava cá e os meus amigos e o "cheiro" era aqui em Massarelos.
A Foz e Gaia, tal como S. Nicolau, não me dizem nada do ponto de vista afetivo - sou de Massarelos porque vivi aqui mais de 3/4 da minha vida que já vai longa demais.
Outro exemplo; o Montenegro nasceu no Porto mas pequeno foi para Espinho, cresceu lá e sente-se Espinhense - são assim as coisas.