“Queremos dar a melhor imagem possível”
Diogo Costa só pensa em “proporcionar alegrias aos adeptos” no Mundial de Clubes
O Mundial de Clubes arranca a 14 de junho e Diogo Costa está “ansioso para iniciar” uma prova com “um prestígio enorme” em que o FC Porto quer “dar a melhor imagem possível” e “proporcionar alegrias aos adeptos”.
“Curioso para conhecer os portistas que vivem nos Estados Unidos da América”, experienciar o “ambiente de festa” que normalmente só vê pela televisão e “ver várias culturas embutidas no futebol”, o capitão pensa passo a passo: primeiro o “foco está em ganhar” ao Palmeiras, ao Inter Miami e ao Al-Ahly para “passar a fase de grupos” e só depois nas eliminatórias.
Em entrevista à FIFA, o guardião reafirmou que “jogar pelo FC Porto sempre foi o principal objetivo e sonho de vida”. “Todos os jogos são um sonho tornado realidade e irei sempre dar a minha vida por este clube”, acrescentou ainda o profissional para quem “o trabalho vem sempre em primeiro lugar” e que espera que um dia o racismo possa desaparecer dado que “não é bom para o futebol”.
Entre a elite mundial
“É um prestígio enorme. Vamos mostrar a nossa cultura, tal como as outras 31 equipas. Estamos ansiosos para dar início a este torneio e com certeza dar a melhor imagem possível.”
Os Dragões do outro lado do Atlântico
“Estamos curiosos para conhecer os portistas que vivem nos EUA. Acho que vai haver um ambiente de festa em que teremos de proporcionar essa alegria aos adeptos nos jogos com vitórias. Acho que será muito bonito e uma prova que nos vai dar prazer jogar. Vai ser uma felicidade enorme poderem ver-nos e estamos muito curiosos para sentir a energia que nos estavam a dar pela televisão e que agora vão poder dar-nos ao vivo. Espero que tudo isso contribua para lhes darmos mais vitórias.”
Um torneio para todos
“Sendo um Mundial de Clubes, acho que essa é a piada do torneio. Vai ser curioso ver várias culturas embutidas no futebol e cabe-nos preparar o melhor possível para que possamos conseguir vitórias. Eu acho que o futebol que tem essa capacidade, através de competições como esta, de unir várias religiões e várias culturas de diferentes clubes e jogadores”
O duelo com o Inter Miami de Lionel Messi
“A minha expectativa como jogador do FC Porto e capitão é muito óbvia: é um jogo em que só pensamos em ganhar. Esse é o nosso foco.”
O conhecimento prévio sobre os EUA
“Quando ouço falar dos EUA, normalmente é sobre Hollywood, dos atores e também da NBA. Nós passamos muito tempo em estágio e viagens, por isso vemos muitos filmes e séries. Algo de que gosto são os atores tão famosos e tão bons que há.”
Os objetivos
“Primeiro queremos passar a fase de grupos e depois chegar à final. Claro que queremos ganhar a final e ser campeões dessa competição, é isso que um clube destes pensa.”
Um sonho azul e branco
“Jogar pelo FC Porto sempre foi o meu principal objetivo e sonho de vida. Toda a minha família é portista e, só por aí, imagina-se a dimensão de um filho ou um neto poder jogar pelo clube do coração de toda a família. Todos os jogos, desde que comecei a jogar pelo FC Porto, são um sonho tornado realidade e irei sempre dar a minha vida por este clube.”
O clique para o futebol profissional
“Tanto eu como todos os jogadores sentem isso quando assinam o primeiro contrato profissional. No meu caso, foi aos 16 anos e acho que aí comecei a entender que podia dar algo, mas sabia que tinha de trabalhar muito. Eu costumo dizer “treinamos como jogamos” e foi nisso que me foquei.”
A receita para defender penáltis
“A base vem sempre do trabalho e da dedicação. Obviamente, analisamos sempre os batedores de penáltis. É preciso ter também um pouco de instinto e de cheiro para poder fazer isso, mas o meu foco está sempre em poder ajudar a equipa a trazer a vitória.”
As metas a cumprir nos Estados Unidos
“Acho que é bastante óbvio: ser campeão pelo meu clube neste Mundial e pelo meu país no do próximo ano.”
O lazer depois do trabalho
“Não vamos lá para estar de férias. Obviamente que o trabalho vem sempre em primeiro lugar, mas, se tivesse um dia livre depois de uma boa vitória, iria ver um jogo de futebol americano.”
A referência Lebron James
“Eu nunca fui muito ligado aos desportos norte-americanos. Se tivesse que escolher um, seria a NBA, apesar de ter pouco tempo para ver, mas admiro o Lebron James pelo esforço e rendimento que tem enquanto profissional.”
A lenda Jorge Costa
“Talvez o Jorge Costa pelo simbolismo que tem no FC Porto. Gosto dele enquanto pessoa e, apesar de não o ter visto jogar ao vivo, vi muitos vídeos e sempre esteve ligado a este clube como capitão. É por isso que eu escolheria o Jorge [para jogar comigo].”
Uma profissão alternativa
“Eu gosto muito de carros também, por isso talvez um piloto de Fórmula 1. Por que não?”
Os animadores do balneário
“Temos alguns engraçadinhos. O Zaidu é engraçado. O Fábio Vieira também tem o seu lado engraçado, de pica-miolos. Não me lembro de alguma brincadeira que tenham feito, mas o dia a dia é sempre muito alegre.”
A responsabilidade associada ao mediatismo
“Cada jogador tem o seu objetivo de carreira, mas todos arcamos com essa responsabilidade enquanto pessoas e também por representarmos este clube. [A ação social com a professora] foi algo que me trouxe muitas recordações de infância, do meu início de vida aqui no FC Porto. Com 15 anos vim para a Casa do Dragão e lá passei talvez três ou quatro anos. Comecei a vir para o Porto, a viver esta cidade e são várias amizades que vão crescendo ao longo da vida. É sempre muito engraçado e gratificante poder também ajudar as pessoas que nos ajudaram.”
Não ao racismo
“O que me veio agora à cabeça foi o episódio com o [Moussa] Marega em Guimarães. Foi um tema muito delicado. Todos nós sentimos a frustração e a tristeza do Marega e temos tentado todos acabar com isso. Espero que um dia possa acabar o racismo. Não é bom para o futebol. Somos todos iguais e é importante tomar essas medidas.
O site oficial do FC Porto com as ultimas notícias, jogos, multimedia center, liveStream, live game, destaques dos jogos, perfis dos jogadores, modalidades, área de socio, loja online, bilheteira e muito mais.
www.fcporto.pt