Achei que fosse muito difícil ter prejuízo com este jogador. Não aplaudi os 20M€, mas tive que engolir os 5M€ X4. Sempre lhe vi muita qualidade em Braga (de Dragão ao peito até hoje, foram apenas flashes de Abdoulaye), e parecia difícil que não se impusesse por cá.
Português, jovem, central esquerdino e com histórico de interessados internacionais (Wolfsburg, Liverpool), pareceu-me um risco calculado. Se correr mal (longe estava eu de pensar que iria ser o desastre que está a ser), não será difícil fazer um Imbula 2.0. Foi o que pensei.
Dito isto, parece-me inegável que, a 23 de Janeiro de 2023, é um caso extraordinariamente preocupante, e grita gestão danosa (financeira por um lado, desportiva por outro) por todos os lados.
Carmo caminha para 24 anos, e depois de vir de lesão grave, que o obrigou a parar durante um ano, tem um total de 2600 minutos de alta competição desde Fevereiro de 2022 e Fevereiro de 2023. Pelo FC Porto, não mete um pé em campo desde 26 de Outubro (há 3 meses), e com Pepe, Marcano e Fábio Cardoso à sua frente, não vejo forma de voltar a ter minutos até ao fim da temporada. A Taça da Liga acaba dentro de dias, a Taça de Portugal encaminha-se para uma altura decisiva, e todos sabemos que Pepe, Marcano e Cardoso estão de pedra e cal à sua frente. Teriam que se lesionar dois para Carmo entrar.
Existe então a real possibilidade de acabar a temporada sem jogar, na equipa A pelo menos, desde Outubro. Ou seja, depois de parar de Fevereiro a Fevereiro (um ano), regressar de Fevereiro a Maio, pausa para férias e jogar de Agosto a Outubro, pode parar novamente de Outubro até Agosto do ano seguinte.
São 12 meses em cima de muito provavelmente mais 10 meses sem jogar para um ativo que nos custou (ou vai acabar por custar) 20M€. Carmo começa a próxima temporada com 24 anos.
Como é que vamos sair deste buraco? Não sei. Mas se ainda não se gritou socorro nos escritórios da SAD, dava jeito começar a fazê-lo.