David Carmo

David Carmo 26

David Carmo

6.36

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

6.36 Performance da Época
Jogos
1
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
2,793
4,433
A questão do D.Carmo não é só a velocidade. É o posicionamento e a decisão de passe. No jogo de Domingo, no golo do Sporting estava claramente 1 m atrás dos restantes defesas pondo os jogadores do Sporting todos em jogo.
Não foi capaz de fazer um corte nos minutos que teve em campo, apesar da equipa estar recuada e os restantes centrais terem múltiplas intervenções.

Pode ser melhoria tática, falta de confiança ou desmotivação, mas não está a corresponder nem ao mínimo para um central (esquecendo, que não posso fazer que custou 20M€)

O Pepê foi para o banco, apesar de estar a jogar bem e quando voltou mostrou a qualidade que tem. No D.Carmo não vejo isso.
O Chermiti tava em jogo independentemente da posição do Carmo.

A outra regra do futebol é que o Carmo era o 1º defesa, os outros é que deviam alinhar com ele porque ele não tem visão para as costas.

NightCrawler

Tribuna
18 Janeiro 2018
3,359
3,322
Obviamente que investir 20 M na posição de central não fez grande sentido no nosso contexto, mas fora isso creio que são precipitadas estas avaliações ao Carmo, ele tem pouco mais que uma dúzia de jogos pelo clube, o que não faltam são exemplos de jogadores que demoraram algum tempo a render, percebo que seja o preço a pesar nessa análise mas ele ainda vai a tempo de mostrar muito mais.

O único defeito que lhe vejo e que dificilmente será corrigido é não ser muito rápido, é mais um central na linha do Felipe, e acredito que com tempo chegue pelo menos a esse patamar, tenho é dúvidas que venha a ser vendido pelos muitos milhões que se falou na altura da sua contratação, a evoluir, evolui provavelmente no máximo para um central de 30 M, ou seja, no máximo recuperamos o investimento e pouco mais, mas pode compensar isso com rendimento desportivo enquanto aqui estiver.
O problema não é só ser lento, é ser mau tecnicamente também. Esses dois não se resolvem, são inerentes ao jogador.
Que aprenda a posicionar-se que é o mínimo que se pede a um central. E já agora, que saiba usar a altura, que perde todos os lances de cabeça.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Em termos de contabilidade de culpa direta nos golos sofridos esta temporada, e sabendo que raramente há só um culpado, mas contando sempre o jogador que, a meu ver, tem o erro mais grave na jogada do golo:

Pepe: 3
Wendell: 2
Fábio Cardoso: 2
João Mário: 2
Marcano: 2
Carmo: 2
Zaidu: 2
Bruno Costa: 2
Manafá: 1
Pepê: 1
Diogo Costa: 1

Há mais erros que golos sofridos, porque há casos em que não consigo decidir entre quem foi o jogador que errou mais gravemente.
Ver Carmo com os mesmos números de Marcano com metade dos minutos diz tudo.
Por acaso acho que isto não diz mesmo nada.

• Like
Reações: Pedro Brandão

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
9,895
16,711
Conquistas
7
62
Porto
Por acaso acho que isto não diz mesmo nada.
Dizer algo diz. Diz que o David Carmo foi diretamente responsável, ou se quisermos, individualmente o maior culpado em por 20% dos golos sofridos pela equipa quando esteve em campo.
O valor que atribuis a isto é que pode ser zero.

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,449
Não há muito a dissecar no golo dos lagartos. A equipa estava já demasiada recuada, o cruzamento do Arthur também é muito bom e o Manafá apesar de ser mais baixo que o Chermiti devia ter encostado nele, se encosta o Chermiti não tem hipótese de cabecear bem aquela bola.

Não vale a pena meter o Carmo ao barulho.

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
2,245
3,980
Conquistas
2
Portugal
Não há muito a dissecar no golo dos lagartos. A equipa estava já demasiada recuada, o cruzamento do Arthur também é muito bom e o Manafá apesar de ser mais baixo que o Chermiti devia ter encostado nele, se encosta o Chermiti não tem hipótese de cabecear bem aquela bola.

Não vale a pena meter o Carmo ao barulho.
O cruzamente é meio golo, é muito bem tirado ao segundo poste. É o que é. Tens toda a razão.

Em relação ao Carmo poderá aparecer para a próxima época como opção válida, ainda recentemente o Mbemba passou pelo mesmo que mal jogou na 1ª época por cá, se me recordo 6 jogos na A e 2 na equipa B.

O Carmo foi para mim uma "panic buy" quando falhou o brasileiro que acabou na orcalhada, no entanto continuo a acreditar que o Carmo com o trabalho e vontade pode dar um exelente central, não é rápido mas o Marcano também não é, assim como o Filipe.

O Carmo é exelente em bolas paradas e precisa de melhorar o seu posicionamento, mas isso também se deve a ter vindo de uma equipa que jogava numa linha de 3 para um clube onde se joga numa linha de 2, apostaram nele para o onze de imediato e talvez tivesse sido melhor não o ter feito porque cometeu erros e acabou por ter de sair da equipa, mas lá está, os 20 milhões meteram no jogador uma pressão de jogar e render no imediato.
O problema de se comprar por valores elevados/inflacionados é que todos esperam que o jogador renda logo e por vezes não o fazendo, o comboio passa e o pessoal nunca mais o deixa entrar, no entanto, o Carmo se tiver a humildade de trabalhar e de realmente querer singrar no FC Porto irá o conseguir.

O jogador, para mim, tem qualidade no entanto não conseguiu ainda transportar para campo aquilo que um central do FC Porto precisa de ter, acho que é uma questão de tempo até ele começar a ser opção, isto se realmente tiver força de vontade e não baixar o nível nos treinos, é que é complicado também para os jogadores essa gestão emocional.

Última edição:
  • Like
Reações: Calabote

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
2,245
3,980
Conquistas
2
Portugal
O cruzamento foi para o 2º poste.
Chermiti está ao 2º poste.
Manafá defende o 2º poste.
Manafá não consegue defender o 2º poste.

A culpa é do Carmo 🤷
Eu não acho que até se possa "bater" no Manafá, lembro-me bem nas camadas jovens de me ensinarem que se cruza sempre para o 2º poste porque é lá que aparece o lateral a fazer marcação. É uma basic, pelo menos para mim foi.
Saber tirar cruzamentos em termos ao segundo poste em condições e tensos é que é preciso ter "kit de pés" que muita malta não está equipada e levantar a cabeça para medir em condução então é que é! O pé atrapalha e a bola rola mais do que é preciso, para azar, o Arthur tirou um cruzamento de "manual" e não acho que exista muito que se possa fazer nesses momentos quando o lateral não é um central adptado ou alguém alto para a posição.

Última edição:

BM

Bancada central
30 Junho 2017
1,876
3,150
Conquistas
8
  • José Maria Pedroto
  • Paulinho Santos
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O Carmo contra as toupeiras, por exemplo, fez um grande jogo num jogo muito difícil para nós pelas circunstâncias.

Já mostrou qualidade, já enterrou, já fez bons jogos por nós.

É simples, não vale o que pagámos mas pode perfeitamente vir a ser importante na equipa.

Eu acho que ainda vai dar jogador, principalmente nas mãos do Sérgio que acaba sempre por apostar com sucesso em jogadores que muitos dão como mortos.

• Like
Reações: jorgebest

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Dizer algo diz. Diz que o David Carmo foi diretamente responsável, ou se quisermos, individualmente o maior culpado em por 20% dos golos sofridos pela equipa quando esteve em campo.
O valor que atribuis a isto é que pode ser zero.
N acho a melhor métrica. E o ser culpado diretamente é sempre um pouco relativo.

De qq maneira, os dados q apresentaste são muito equilibrados entre todos.

bvilela

Tribuna
19 Maio 2012
3,657
1,776
Conquistas
3
46
Barcelona
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Isto o que era giro era recuperar o tópico do Pepe ali por 2005.
Para perceber o que se escrevia dele.

@administrador é possível?
Em 2005 o Pepe tinha 2 anos menos que o Carmo, tinha custado 10x menos (num ano em que contratamos muitos jogadores de qualidade, ao contrário desta temporada) e já apresentava características atléticas de excelência, apesar das diversas paragens cerebrais (dores de crescimento) da sua primeira temporada no nosso clube.

Acredito (desejo) que o Carmo ainda vai dar jogador no Porto mas as comparações com o Pepe parecem-me com pouco sentido... oxalá!

Última edição:

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Em 2005 o Pepe tinha 2 anos menos que o Carmo, tinha custado 10x menos (num ano em que contratamos muitos jogadores de qualidade, ao contrário desta temporada) e já apresentava características atléticas de excelência, apesar das diversas paragens cerebrais (dores de crescimento) da sua primeira temporada no nosso clube.

Acredito (desejo) que o Carmo ainda vai dar jogador no Porto mas as comparações com o Pepe parecem-me com pouco sentido... oxalá!
Eu não estou a comparar Pepe com Carmo. Nem preço nem qualidade.
Apenas gostava de ver o que se dizia sobre o Pepe na altura. O que preconizavam para a sua carreira. Se tínhamos feito uma boa ou má contratação.

Era um exercício interessante revisitar. Mas na impossibilidade de isso acontecer, contento-me em ver o que se escrevia do Luis Diaz ou mesmo do Pepe quando regressou em 2008!