\"Só em Janeiro? Não tive opção\"
Ao contrário dos outros reforços do FC Porto, Danilo só integrará a equipa a partir de Janeiro porque o acordo entre os dois clubes assim o definiu. O jogador reconheceu que esse não é o cenário ideal para quem deseja adaptar-se rapidamente e que vai dificultar mais ainda a sua entrada numa equipa que, por essa altura, já terá as suas referências dentro de campo. Por outro lado, esta será a oportunidade para disputar o Mundial de clubes pelo Santos. \"A questão de só ir em Janeiro faz parte do acordo entre o Santos e o FC Porto. Ficou decidido entre os clubes que seria assim, não tive opção. Quando se tem a oportunidade de fazer a pré-temporada num clube é algo que ajuda na integração. Por outro lado, o facto de ir só em Janeiro vai permitir-me jogar no Mundial pelo Santos, que foi um clube que me projectou no futebol e a quem devo muito\", disse.
\"Esta é uma parceria que vai dar certo\"
O Estádio do Dragão deixa sempre impressionado quem chega ao clube. Danilo ainda não teve a oportunidade de ver o palco ao vivo, mas já tem uma ideia bastante razoável por aquilo que vai vendo em fotografias. O brasileiro até já aposta que vai marcar muitos golos e que vai ser muito feliz na Invicta. \"Já vi que o estádio é belíssimo, espero ter muito sucesso ali, gosto de fazer golos, já vi que costuma estar cheio e que tem uma torcida maravilhosa. Enfim, acho que vai dar muito certo esta parceria entre Danilo e o FC Porto. Tem tudo para isso\", sustentou. Aos adeptos prometeu dedicação: \"Estou feliz por, a partir de Janeiro, estar vestindo a camisola desse grande clube e podem ter a certeza que dedicação e muita vontade nunca vai faltar com a camisola do FC Porto\".
Futebol português em crescendo
Danilo foi uma das referências do Mundial sub-20, mas ficou muito bem impressionado com o futebol português depois de defrontar a selecção das Quinas na final. \"Juntamente com a Espanha, Portugal foi o nosso adversário mais complicado, mas por se tratar de uma final, tem mais mérito do que a Espanha. Portugal tem jogadores como o Nélson ou o Danilo português, de muita qualidade, que ainda vão dar muitas alegrias ao futebol português, que está numa fase muito boa, vem crescendo e tem tudo para continuar a lutar com as grandes potências mundiais\", garantiu este campeão do mundo, que agora sobe de escalão.
Viajará para Portugal acompanhado pela família
A família fará companhia a Danilo desde o primeiro dia em Portugal. O jogador vai trazer a noiva, mas também o pai e os irmãos para o ajudar neste novo capítulo com o FC Porto. \"Acho que é importante ter a família por perto numa mudança tão grande como esta. Numa nova vida, pode dizer-se assim, é necessário ter essas pessoas por perto, porque eles vão dar-te suporte nos momentos difíceis, por isso acho que são muito importantes\", frisou. Tanto como profissional, como na vida do dia-a-dia, Danilo considera-se uma pessoa reservada: \"É o meu estilo, sou uma pessoa tranquila, gosto de descansar nas horas de folga, estar com a família, até porque o futebol exige muito de nós, então nada melhor do que descansar\".
\"Quero aprimorar-me nas duas posições\"
Há uma questão que se tem levantado quando se fala do Danilo, que é a da sua posição em campo. No Brasil, o jogador já terá dito que é médio-direito, mas ainda agora na selecção foi chamado para preencher o lugar de lateral-direito, pelo que se impunha um esclarecimento: \"Como eu venho falando no Brasil, prefiro não me rotular. A minha preferência é jogar como médio, é assim que me tenho destacado. Mas o Mano Menezes chamou-me à selecção para jogar como lateral, estou a trabalhar nessa posição. O que quero é aprimorar-me nas duas posições, seja no Santos, no FC Porto ou na selecção, onde precisarem de mim quero ajudar, só isso.
O jogo