Covid-19

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
78 mortos

1.214 novos casos

+ 36 internados

+ 9 UCI

Números bastante baixos no dia em que a Vacina chega a Portugal. Porém , também estou em crer que nos últimos 2/3 dias o número de testes efetuados tenha descido drasticamente tendo em conta as festividades.

• Like
Reações: Eclipsisboy

mifisarte

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
6,813
5,043
Conquistas
5
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Hulk
"COVID19: Vacinacao comeca amanha. Vacina facultativa mas recomendada e gratuita. Aguarde contacto do SNS. Info: covid19.min-saude.pt/vacinacao / ANEPC"

• Like
Reações: bertobrb

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
A primeira vacina foi dada a este gajo:

E no que toca a usar máscara na rua, a não ser que haja um grande aglomerado de pessoas, não traz grande benefício. Usar também não faz mal nenhum claro, mas também não é muito vantajoso, uma vez que é muito pouco provável que alguém seja infetado enquanto caminha na rua.

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
E no que toca a usar máscara na rua, a não ser que haja um grande aglomerado de pessoas, não traz grande benefício. Usar também não faz mal nenhum claro, mas também não é muito vantajoso, uma vez que é muito pouco provável que alguém seja infetado enquanto caminha na rua.
E no supermercado?

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
E no supermercado?
Num supermercado, e apesar de admitir que, com lotações limitadas, a probabilidade de infeção não é relativamente elevada, já será mais recomendável o uso de máscara. Apesar de ser um espaço fechado de grandes dimensões, é sabido que as pessoas acumulam-se em áreas específicas, e isso promove o aumento da probabilidade de infeção.

No entanto convém esclarecer também que essa entrevista foi dada no dia 7 de março, ou seja, nos primeiros dias da pandemia no país, onde muita coisa ainda era desconhecida. Além disso, a grande maioria dos médicos (e isso é algo que fui notando ao longo da pandemia) não tem conhecimentos aprofundados das questões mais científicas, como dinâmicas de transmissão, questões genéticas do vírus/hospedeiro, uma vez que o trabalho deles não é esse. Esse conhecimento foi sendo adquirido há medida que os cientistas foram investigando este vírus. E, portanto, é normal algumas imprecisões nas análises que foram feitas no início da pandemia. E isso viu-se a nível da DGS até, com algumas declarações a roçar o escandaloso.

Mendes Do Carrossel

Bancada central
8 Outubro 2020
1,121
2,058
Num supermercado, e apesar de admitir que, com lotações limitadas, a probabilidade de infeção não é relativamente elevada, já será mais recomendável o uso de máscara. Apesar de ser um espaço fechado de grandes dimensões, é sabido que as pessoas acumulam-se em áreas específicas, e isso promove o aumento da probabilidade de infeção.

No entanto convém esclarecer também que essa entrevista foi dada no dia 7 de março, ou seja, nos primeiros dias da pandemia no país, onde muita coisa ainda era desconhecida. Além disso, a grande maioria dos médicos (e isso é algo que fui notando ao longo da pandemia) não tem conhecimentos aprofundados das questões mais científicas, como dinâmicas de transmissão, questões genéticas do vírus/hospedeiro, uma vez que o trabalho deles não é esse. Esse conhecimento foi sendo adquirido há medida que os cientistas foram investigando este vírus. E, portanto, é normal algumas imprecisões nas análises que foram feitas no início da pandemia. E isso viu-se a nível da DGS até, com algumas declarações a roçar o escandaloso.
Há que dizer que é profundamente hipócrita e demagógico trazer umas declarações do início de Março para marcar o ponto. Até a WHO tinha uma posição completamente desenquadrada da realidade nessa altura.

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto

Eu ainda tenho um panfleto que me deram em 2009 no trabalho relacionado com a gripe suína. O panfleto tem exactamente as mesmas recomendações que existem agora.

Acho uma certa piada quando ouço as justificações para o desconhecimento sobre os benefícios de usar máscara em situações destas. Principalmente vindo das autoridades de saúde.

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
Eu ainda tenho um panfleto que me deram em 2009 no trabalho relacionado com a gripe suína. O panfleto tem exactamente as mesmas recomendações que existem agora.

Acho uma certa piada quando ouço as justificações para o desconhecimento sobre os benefícios de usar máscara em situações destas. Principalmente vindo das autoridades de saúde.
Que me lembre, em 2009 não tivemos de usar máscaras. As recomendações eram as mesmas que no início da pandemia: etiqueta respiratória, higienização das mãos, etc.. Nunca estivemos numa situação destas antes. Apesar de que eu próprio sou crítico na forma como se lidou e ainda se lida com a pandemia.

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Que me lembre, em 2009 não tivemos de usar máscaras. As recomendações eram as mesmas que no início da pandemia: etiqueta respiratória, higienização das mãos, etc.. Nunca estivemos numa situação destas antes. Apesar de que eu próprio sou crítico na forma como se lidou e ainda se lida com a pandemia.
As recomendações eram as mesmas, mesmo não chegando a este ponto.
Até recebi uma máscara e desinfectante das mãos com o panfleto em 2009.

Aliás noutros países (principalmente os asiáticos) é boa etiqueta usar máscara se estives constipado ou gripado, mesmo fora das pandemias.

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
As recomendações eram as mesmas, mesmo não chegando a este ponto.
Até recebi uma máscara e desinfectante das mãos com o panfleto em 2009.

Aliás noutros países (principalmente os asiáticos) é boa etiqueta usar máscara se estives constipado ou gripado, mesmo fora das pandemias.
E ninguém discute a eficácia da máscara. No caso da entevista que postaste, o unico ponto discutível é mesmo a não utilização da máscara no supermercado. E tendo em conta a altura em que foi dada, não me choca que ele tenha tido essa afirmação, apesar de que é óbvio que o seu uso é vantajoso.

De resto, houve erros gritantes, muito mais graves que esse da entevista do António Sarmento.