Covid-19

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
41,139
61,769
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
A lógica é mesma de algumas lojas de shopping terem uma limitação no seu interior e depois o shopping em si deixar entrar pessoas sem controlar o seu número. Ou então dar-se o maravilhoso caso de existirem na fila mais pessoas que dentro da loja. E sem qualquer distanciamento social.
Mas justiça seja feita, vivemos uma era onde a lógica desapareceu por completo da cabeça das pessoas.
Mas quer dizer se eu decidir ir com o 5 ou 6 pessoas dar uma caminhada até à baixa posso ou é proibido? É que entre dar uma caminhada até à baixa e o pessoal juntar se todo dentro de 4 paredes sei bem onde o risco de contágio é maior

• Like
Reações: bertobrb

jcmp17

8 Julho 2018
41,139
61,769
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Algumas das medidas adoptadas não têm lógica nem têm suporte científico. São adoptadas porque é preciso adoptar medidas para passarem a ideia de estão com a situação controlada e para mostrarem trabalho.
Eu sei bem disso até porque o curso em que me estou a formar está diretamente ligado à medicina e estou bem informado sobre as características do vírus e o seu modo de contágio
A utilização de máscara nas ruas tem tanta utilidade como para aqueles pessoas que andam de máscara sozinhas a conduzir
Mas enfim mais uma vez estamos a reagir e não a agir e por isso é que resultados práticos nem vê los
No entanto como a maioria da nossa população não tem espírito crítico suficiente nem se preocupa em informar os órgãos superiores vão poder implementar as medidas que bem lhes apetecer que a maioria das pessoas vão bater palmas
Eu no meio disto tudo só peço para o governo não prejudicar ainda mais aqueles que têm sido os parentes pobres durante o mandato do PS e do Marcelo que são o SNS e o ensino
Mas cada vez mais essa esperança vai esmorecendo

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,674
20,546
34
Vila Das Aves
A lógica já desapareceu oh tempo.

Temos por exemplo, proibição de ajuntamentos de mais de cinco pessoas na via pública, mas depois permitem eventos de natureza familiar (casamentos, batizados) até 50 pessoas desde que se cumpram as normas sanitárias e de distanciamento.

Outra questão que me faz comichão é a burocracia para tornar o uso de máscara obrigatório nas ruas.

Em questões de saúde pública, este tipo de processos nem deviam sequer ir a votação no parlamento.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,515
30,234
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Mas quer dizer se eu decidir ir com o 5 ou 6 pessoas dar uma caminhada até à baixa posso ou é proibido? É que entre dar uma caminhada até à baixa e o pessoal juntar se todo dentro de 4 paredes sei bem onde o risco de contágio é maior
Isto, a avançar, acabará por mais tarde ou mais cedo acabar em tribunal.
E eles que determinem. Eu por um lado entendo que o desespero por mostrar serviço é enorme, para pelo menos não serem acusados de não ser feito nada, mas isto começa a tomar proporções absolutamente ridículas. É um navegar à vista que parece que voltará a acabar mal.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,674
20,546
34
Vila Das Aves
O risco pode não ser igual ao de estar dentro de 4 paredes, mas existe na mesma risco, basta ver que muitos surtos começaram com festas e convívios do pessoal ao ar livre.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,674
20,546
34
Vila Das Aves
Alguém percebeu o que a Katia quis dizer?? Entao o irmão tem covid e é uma fraude? Alguém consegue me explicar o que ela ta dizer??
A Katia é burra, começa logo no nome, isto porque no meu tempo e nascendo cidadã nacional, "Cátia" é com "C" e não com K.

Depois, faz parte daquele grupo que acha que isto é uma fraude, que o covid é uma desculpa para haverem ditaduras, que foi inventado pelos chinas, etc.......

No dia em que o covid lhe bater à porta de forma séria, talvez mude de opinião.

• Like
Reações: Eclipsisboy e D10s

jcmp17

8 Julho 2018
41,139
61,769
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
O risco pode não ser igual ao de estar dentro de 4 paredes, mas existe na mesma risco, basta ver que muitos surtos começaram com festas e convívios do pessoal ao ar livre.
Por isso mesmo é que eu pergunto o porquê de não proibir também os ajuntamentos em espaços fechados para mais de 5 pessoas
Ele acha mesmo que festas como as que existiram com o pessoal de Erasmus vão deixar de existir? Deve ser mesmo crente

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,389
4,284
A Katia é burra, começa logo no nome, isto porque no meu tempo e nascendo cidadã nacional, "Cátia" é com "C" e não com K.

Depois, faz parte daquele grupo que acha que isto é uma fraude, que o covid é uma desculpa para haverem ditaduras, que foi inventado pelos chinas, etc.......

No dia em que o covid lhe bater à porta de forma séria, talvez mude de opinião.
Ainda por cima a mãe dela teve um AVC a tao pouco tempo, ela que meta a mãe a dar uns abraços e beijos ao Cristiano, so pa testar o quão fradulenta é esta pandemia!!

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,674
20,546
34
Vila Das Aves
Por isso mesmo é que eu pergunto o porquê de não proibir também os ajuntamentos em espaços fechados para mais de 5 pessoas
Ele acha mesmo que festas como as que existiram com o pessoal de Erasmus vão deixar de existir? Deve ser mesmo crente
O falar é fácil, por isso é que em certa parte entendo este "desnorte" de algumas figuras decisoras.

Vou dar um exemplo:

A minha cara metade criou laços de amizade com uma paciente dela que esteve internada com Covid.
Foi para casa depois de vários testes negativos.
Contudo, uma familiar dessa paciente testou positivo dias depois, e como era alguém com quem lidou de perto, teve de fazer novo teste e foi imposto o isolamento.
Fez mais um teste e teve de ficar em isolamento até ordens do delegado de saúde.
Como o delegado de saúde nunca mais disse nada, essa paciente viu-se "forçada" a furar o isolamento para trabalhar porque tem 2 filhos para criar.

Este caso é um exemplo entre milhares e milhares semelhantes.

No fundo, é quase impossível controlar isto, assim como o comportamento das pessoas.

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,154
9,325
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Alguém percebeu o que a Katia quis dizer?? Entao o irmão tem covid e é uma fraude? Alguém consegue me explicar o que ela ta dizer??
Aquilo é uma mensagem extraterrestre intercetada pela NASA e traduzida pelo google traduct.

• Like
Reações: D10s

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
339
987
1- o aumento não está a ser exponencial.
2- a ocupação dos cuidados médicos vai ao limite todos os anos
3- simplificas demasiado o argumento economia/ saúde. Dizes que não há economia sem saúde. Um argumento vazio. Também posso dizer que não há saúde sem economia, e parece que fico cheio de razão, mas não fico, pois é assuntos cheio de nuances, não devemos escolher uma coisa ou outra, temos que escolher as duas.
4- A Suécia não se fechou radicalmente
5- Os únicos “números da saúde” que estão a ser ignorados são os mortos não covid que aumentaram a pique, inequivocamente devido às medidas tomadas para combater a pandemia.
1- o aumento de internados esta a começar a desenhar uma curva exponencial sim, não vale a pena entrar em grandes detalhes nesse aspeto pq eu nao alinho nas "previsões catastróficas" que vi serem bombardeadas em Março/Abril, mas se acompanhares de perto a realidade do Hospital Sao Joao e o CHP (são os que mais me dizem respeito) percebes que o aumento de casos a necessitar de internamentos ja levou a uma requisição de camas tal que levou a fechos de serviço não prioritários (o de Medicina Física e Reabilitação no CHP, por exemplo, já se prepara para deixar de ter internamento);

2- isso só dá mais razão a quem quer evitar ao máximo esticar esse limite. O SNS sobreviver a trabalhar a 150% da sua capacidade é um dado que tem sido estrategicamente ignorado há pelo menos 15 anos, atravessando várias cores partidárias e várias gerações de líderes. Só reforça o quão pouco preparado/folgado está para lidar com uma situação de stress como esta. Se admites incapacidade a jusante de lidar com um problema, então tens de o abordar a montante: abordagem preventiva e nao uma abordagem reativa.

3- simplifiquei porque isto é um portal de adeptos e não uma discussão parlamentar ou uma exposição teórica. Como é obvio, é verdade que não tens economia sem saúde nem tens saúde sem economia. E podemos fazer os trocadilhos que quisermos com isto para soarmos mais ou menos inteligentes, mais ou menos articulados no discurso, mas nao passarão de trocadilhos (cof cof Chagas Freitas, ja nao enganas ninguém). Mas a verdade é que quem simplifica o discurso é quem tenta sempre inquinar a decisão de medidas preventivas de saúde publica com a bandeira da economia esquecendo-se, deliberadamente ou nao, de que se nao for o governo a impor uma "restrição" na circulação de pessoas (e por consequência, do comercio e economia), a doença encarregar-se-á de o fazer por eles. Seja o COVID, seja outra doença qqr, depois do SNS rebentar em grande é todo o sistema organizacional da sociedade que vai colapsar por arrasto. Principalmente num país tao dependente do turismo como nós, tão assente em economia terciária como nós, evitar a propagação da pandemia é importante precisamente para proteger a economia. Toda a região do Algarve estava dependente do controlo da pandemia em Maio para que houvesse turismo em Junho, p/ex. A médio-prazo tens de pesar tudo na balança.

4- E constatou-se que foi um falhanço, nao valeu a pena o sacrifício de vidas pq, la esta, as nossas economias estão interligadas. Se todas fecharem, manter uma aberta de pouco ira servir. Estamos a mercê dos outros mercados, daí ser redutor achar que é o A, B ou C que vai tomar decisões desse calibre sozinho.

5- ignorados politicamente, sim. Esta a ser quase CRIMINOSA a gestão desses dados e números, as denuncias não param de se fazer chegar a entidades governamentais e a resposta é um silencio assustador. A situação do lar de reguengos é uma gota no oceano do que é a escassez dos recursos nos cuidados de saude. Queres um exemplo? Vai À unidade de neurologia do CHP e pergunta pela sala dos casos sociais; encontras la pelo menos 15 doentes acamados SEM INDICAÇAO CLINICA de internamento, mas todos à espera que um familiar se digne a recebe-los em casa ou que abra vaga num lar público. Claro que o serviço de Neuro fica limitado na capacidade de receber mais doentes, ninguém projetou o hospital para servir como casa de acolhimento, mas a verdade é que acaba por acontecer devido à falta de resposta que nos como sociedade conseguimos dar. Mas isso só se resolve com investimento a sério nas infra-estruturas da Saude em Portugal, que há muito tempo que vem sendo protelado (ver ponto 2). Tivemos meses para preparar hospitais para a vaga que todos sabiam que poderia vir e ninguém das nossas chefias fez népia para se preparar. Népia. Vai ser em cima do joelho, À tuga.

Portanto, desengane-se quem acha que o confinamento e as medidas aplicadas de prevenção são opções. Não irão ser; serão uma absoluta necessidade caso a situação nao seja devidamente controlada.