Covid-19

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,991
19,239
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Como se fosse o Costa a ditar o que é ou deixa de ser impossível.

Podem negar as vezes que quiserem a realidade que ela acaba sempre por bater de frente independentemente dos nossos sentimentos e vontades.
Se a evolução do numero de internados se mantiver exponencial e a ocupação de cuidados médicos ultrapassar um determinado numero limite, novo confinamento será aplicado. Não tenho a menor dúvida. A única forma de o impedirmos é seguir as medidas à risca e evitar esse aumento exponencial, ou pelo menos que se mantenha de forma sustentável em relação as nossas infra-estruturas na saude.

E antes que chegue a brigada "Economia vs Saude", esqueçam essa aldrabice, não há aqui escolha A ou B. Não há Economia sem Saúde, ou vocês acham que num mundo global em que a economia assenta literalmente na interação entre nós, se consegue fazer economia normal sem os seus intervenientes? Acham que foi uma decisão puramente romântica TODOS os países do mundo civilizado terem decido fechar-se? Podemos discutir timings, apenas.
Podemos, claro, ignorar os números da saúde por uns tempos para "mascarar" a economia mas a verdade é que ela vai afundar de qualquer forma independentemente de confinamento ou nao, portanto a melhor maneira de fazer damage control e de a retomar o mais depressa possível é evitar ao máximo as repercussões do vírus na Saúde para que a médio-prazo seja possível reconstruir alguma coisa com critério.

Temos de nos convencer disso.
Eu acho é que a realidade está a bater de frente com os teus sentimentos e vontades.

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,154
9,325
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Então e o Ronaldo é infetado numa bolha? Se é essa a lógica, fechemo-nos todos em casa, menos os covardes dos médicos e outros profissionais de saúde.
Oh pa. Neste momento não vale a pena andarmos em guerras politicas. Estamos com o inimigo entre nós..... a oposição não diz absolutamente nada em contrario.

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,048
747
Por falar em inimigo: " We estimated about 1 410 000 cancer deaths in the EU for 2019, corresponding to age-standardized rates of 130.9/100 000 men (−5.9% since 2014) and 82.9 women (−3.6%)."

Vou tomar o mês de Fevereiro de 2020 como o início da pandemia na Europa, pois creio que foi por essa altura que foram diagnosticados os primeiros casos em Itália e Alemanha. Desde Fevereiro até agora, na Europa morreram 197 075 pessoas. Nem vou mencionar os casos de problemas cardiovasculares, porque então aí a disparidade era estupidamente maior.

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,991
19,239
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Ah sim? Por favor desenvolve, estou curioso para perceber o que queres dizer com isso.
1- o aumento não está a ser exponencial.
2- a ocupação dos cuidados médicos vai ao limite todos os anos
3- simplificas demasiado o argumento economia/ saúde. Dizes que não há economia sem saúde. Um argumento vazio. Também posso dizer que não há saúde sem economia, e parece que fico cheio de razão, mas não fico, pois é assuntos cheio de nuances, não devemos escolher uma coisa ou outra, temos que escolher as duas.
4- A Suécia não se fechou radicalmente
5- Os únicos “números da saúde” que estão a ser ignorados são os mortos não covid que aumentaram a pique, inequivocamente devido às medidas tomadas para combater a pandemia.

• Like
Reações: jcmp17 e DT199

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,991
19,239
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Os restantes espectáculos como as touradas, na minha opinião, foi um disparate.

Apesar de não podermos comparar um jogo de futebol e o comportamento do público num jogo de futebol, com os demais espetáculos.
Discordo radicalmente do teu último parágrafo. Com regras implementadas, as coisas iriam decorrer naturalmente com o cuidado necessário.

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Eu já disse aqui, no início desta situação, que não concordava com muitas destas medidas, pois se não ensinas mas preferes impor, a população não aprende, não automatiza, não réplica no quotidiano o que queres transmitir.
O caminho não é impor, é responsabilizar.

Continuo com a mesma opinião.

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,991
19,239
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Eu já disse aqui, no início desta situação, que não concordava com muitas destas medidas, pois se não ensinas mas preferes impor, a população não aprende, não automatiza, não réplica no quotidiano o que queres transmitir.
O caminho não é impor, é responsabilizar.

Continuo com a mesma opinião.
Nem mais. É o país que temos. Vamos ter burros com máscaras a cheirar o pescoço uns dos outros mas pensam que está tudo bem porque têm uma máscara no focinho.
Aliás, já temos.

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,991
19,239
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana

Segundo os bastonários, a "Tutela parece não ter aprendido a lição dos meses que se passaram", em que dispararam as listas de espera, com um milhão de consultas por fazer nos hospitais, milhares de rastreios por realizar, "designadamente em oncologia", 17 milhões de meios e exames de diagnóstico e terapêutica, além de cinco milhões de consultas presenciais nos centros de saúde primários.

"Desde AVC que não foram tratados em tempo útil, passando pelo agravamento de doenças como a diabetes ou situações oncológicas", acrescentam os médicos, vincando o facto de terem falecido mais 7.144 pessoas, entre março e setembro, face a período homólogo do ano passado.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,512
30,230
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Se eu fosse empresário, e se isto volta a confinar, a 1.ª coisa que eu começava era a preparar uma acção judicial contra o governo por terrorismo económico.
E termos pessoas que ainda não entenderam a gravidade do estado em que vivemos faz lembrar a fábula do sapo e da água morna. Só quando for tarde demais é que esta gente irá acordar.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
41,131
61,769
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Em relação às medidas de hoje há uma coisa que eu não percebi
Limitam ajuntamentos na via pública e em espaços comerciais a 5 pessoas mas não limitam ajuntamentos a 5 pessoas em espaços fechados

Onde está a lógica?

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,535
2,732
Se eu fosse empresário, e se isto volta a confinar, a 1.ª coisa que eu começava era a preparar uma acção judicial contra o governo por terrorismo económico.
E termos pessoas que ainda não entenderam a gravidade do estado em que vivemos faz lembrar a fábula do sapo e da água morna. Só quando for tarde demais é que esta gente irá acordar.
Dúvido que acorde mesmo sendo tarde. O povo português é demasiado mole mas infelizmente não é só em Portugal.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,512
30,230
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Limitam ajuntamentos na via pública e em espaços comerciais a 5 pessoas mas não limitam ajuntamentos a 5 pessoas em espaços fechados

Onde está a lógica?
A lógica é mesma de algumas lojas de shopping terem uma limitação no seu interior e depois o shopping em si deixar entrar pessoas sem controlar o seu número. Ou então dar-se o maravilhoso caso de existirem na fila mais pessoas que dentro da loja. E sem qualquer distanciamento social.
Mas justiça seja feita, vivemos uma era onde a lógica desapareceu por completo da cabeça das pessoas.

• Like
Reações: simao977 e bertobrb
John Wick

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco

Onde está a lógica?
Algumas das medidas adoptadas não têm lógica nem têm suporte científico. São adoptadas porque é preciso adoptar medidas para passarem a ideia de estão com a situação controlada e para mostrarem trabalho.