Covid-19

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,686
11,591
Calabote disse:
Estupidez é não questionar o que nos é imposto.
É o que fazem os cientistas , perguntam, fazem mais perguntas, nunca param de por em causa os dogmas e as verdades absolutas.

Com ou sem razão (ainda não vi nenhum estudo sobre a eficácia dos lockdowns, até ver não tenho nenhum dado que diga que é uma opção mais ou menos válida do que outra) nesse vídeo estou a ver massa crítica, pessoas que questionam uma decisão que lhes foi imposta, não vejo aí estupidez.

Nem me outorgo o direito de questionar ou adjetivar insultuosamente o comportamento dos outros.
Um vírus com uma capacidade de transmissão elevada e as pessoas fazem manifestações de elevado número?

Um vírus novo, mas tu só te protege ou tomas medidas quando houver estudos que comprovem cientificamente o efeito da medida?

Massa crítica é ter capacidade para gerir o desconhecido, não é colocar-nos numa situação de risco e colocar os outros, só porque não gostamos das medidas.

Existem outras maneiras, com segurança, de questionar as medidas.

O que vemos ali é egoísmo e um atentado à saúde dos outros.

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,573
5,640
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
ixnay disse:
Já tinha visto ontem pelo Twitter. É mesmo verdade. Também se verificou o mesmo na Suíça, ainda que em menor escala.

Cada vez mais veremos disto no futuro. Curiosamente aconteceu o mesmo com a gripe espanhola: questionava-se a utilização de máscaras, entre outras medidas adoptadas para (tentar) combater a doença. Também foram registadas várias manifestações similares. Passaram 100 anos, mas a psicologia do ser humano pouco mudou.

Por causa disto, novas vagas acontecerão, sem qualquer dúvida.
Pelo menos na altura da gripe espanhola têm a atenuante de não ter acesso à informação que temos hoje.

O que aconteceu nos EUA e na Alemanha é só do mais absurdo que há. Um completo desrespeito pela saúde pública e pela segurança e bem-estar do próximo. Pode vir a concluir-se que o lockdown não é a melhor opção mas, de entre a informação e soluções de que temos conhecimento, é a melhor que conhecemos neste momento. E como foi dito acima, se o quiserem criticar, têm muitos meios para o fazer que não esta estupidez!!

19 Julho 2018
4,551
8,820
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
  • Cubillas
  • Madjer
A ironia das lutas e manifestações contra o confinamento, é que elas ocorrem porque o confinamento surtiu efeito.

O que acontece entretanto, e que também se verifica em PT, é que ao fim de algum tempo nos começamos a sentir mais seguros e confiantes e a achar desnecessário estas medidas.

No entanto, se não tivesse havido lockdown nenhum, ninguém estaria neste momento a "lutar pela liberdade". Os mortos seriam milhares, o SNS teria colapsado e ninguém conseguia sequer pensar em muito mais que não fosse não ser apanhado na teia do virus.

Assim, como o confinamento resultou, acha-se o confinamento desnecessário. É irónico.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
https://twitter.com/TheSpeaker2018/status/1259190393108717568

Para verem a dimensão dos protestos na Alemanha, é ver esta thread no twitter.

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,344
3,647
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Regod disse:
Experimenta lavar e desinfectar muitas vezes as maos e depois vê o que acontece. Dá cabo da pele, se tiver muito álcool além de secar pode criar feridas, daí o uso de luvas.
As mãos podem ser limpas com água e sabão.
Não necessariamente álcool.

Na rua não podemos andar com água e sabão, terá de ser o álcool.

Esse raciocínio continua sem justificar a segurança do uso das luvas.

Usar luvas é promover o contágio. É não proteger os outros.

Se houver literatura que prove o contrário, mostra.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,832
6,681
Esta situação dos protestos existe porque é relativamente fácil jogar com com um virus que mata 1% das pessoas com 60 anos ou menos.
É como jogar à roleta russa com um revolver de 16 balas e meter apenas uma dentro.É uma probabilidade confortavel.
É a sociedade de puro individualismo.Todos os jovens pensam se em 100 mata 1 esse 1 não vou ser eu e tem 99% de acertar.

O problema é que é que nós não vivemos sozinhos em sociedade(embora ás vezes nos esqueçamos disso).Há os que tem 60 anos ou mais que o virus mata entre 25 e 15% que é uma probabilidade muito menos favoravel, aos quais demonstramos uma desapego e uma falta de empatia brutal.

A malta lembra se hoje aos 30 anos que é quase impenetravel mas os jovens de hoje serão os idosos de amanhã e pode ser que a geração a seguir lhes faça o mesmo num caso de nova pandemia(que irá existir no futuro com toda a certeza).

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
7,840
5,832
SUPERMLY disse:
Esta situação dos protestos existe porque é relativamente fácil jogar com com um virus que mata 1% das pessoas com 60 anos ou menos.
É como jogar à roleta russa com um revolver de 16 balas e meter apenas uma dentro.É uma probabilidade confortavel.
É a sociedade de puro individualismo.Todos os jovens pensam se em 100 mata 1 esse 1 não vou ser eu e tem 99% de acertar.

O problema é que é que nós não vivemos sozinhos em sociedade(embora ás vezes nos esqueçamos disso).Há os que tem 60 anos ou mais que o virus mata entre 25 e 15% que é uma probabilidade muito menos favoravel, aos quais demonstramos uma desapego e uma falta de empatia brutal.

A malta lembra se hoje aos 30 anos que é quase impenetravel mas os jovens de hoje serão os idosos de amanhã e pode ser que a geração a seguir lhes faça o mesmo num caso de nova pandemia(que irá existir no futuro com toda a certeza).
Onde é que arranjaste essas percentagens?

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Regod disse:
Experimenta lavar e desinfectar muitas vezes as maos e depois vê o que acontece. Dá cabo da pele, se tiver muito álcool além de secar pode criar feridas, daí o uso de luvas.
Neutrogena e resolves esse problema. Uma vez ao fim do dia. Além dos mais as soluções anti-sépticas de base alcoolica não são assim tão agressivas para a pele.

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
ixnay disse:
https://twitter.com/TheSpeaker2018/status/1259190393108717568

Para verem a dimensão dos protestos na Alemanha, é ver esta thread no twitter.
Agora comparem o tempo de antena que estas manifs tiveram com outros eventos do mesmo tipo e com muito menos gente.

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Eclipsisboy disse:
Mais 9 mortes e apenas 98 novos  infectados.

Bons números.
Mantém-se os 112 em CI. Creio que não houve alteração face ao dia de ontem. Porém e de uma forma geral, a situação está aparentemente controlada o que é um excelente sinal.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,832
6,681
Mr.Ribeiro 46 disse:
Onde é que arranjaste essas percentagens?
Pelos numeros da DGS tens 48 mortos com 59 anos e abaixo.
Divides 48 pelo numero total de infectados (27679) e tens a percentagem de mortalidade com 59 anos e abaixo
Em Portugal até è muito mais  generosa que 1% (0,17%) e mesmo a percentagem de mortalidade do pessoal com 60 anos e superior tb muito mais generosa que em muitos outros lados (4%)

Mas no resto do Mundo acredito que a percentagem seja mais elevada.

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
7,840
5,832
SUPERMLY disse:
Pelos numeros da DGS tens 48 mortos com 59 anos e abaixo.
Divides 48 pelo numero total de infectados (27679) e tens a percentagem de mortalidade com 59 anos e abaixo
Em Portugal até è muito mais  generosa que 1% (0,17%) e mesmo a percentagem de mortalidade do pessoal com 60 anos e superior tb muito mais generosa que em muitos outros lados (4%)

Mas no resto do Mundo acredito que a percentagem seja mais elevada.
Não é que seja muito mais generosa, isso é que está mal calculado.
Tens de comparar mortos com de uma certa faixa etária com o total de infetados dessa faixa etária.
De qualquer forma, longe de serem essas percentagens de 1% para jovens e 15 a 25% para idosos.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Devenish disse:
Ontem deu uma reportagem interessante sobre a vacina da BCG na TVI. Alguém víu?
Vi sim senhora, gostei muito...
Não tenho conhecimentos científicos para dar opinião, mas tenho aquele feeling que os números baixos serem todos de países onde a BCG faz parte do plano nacional de vacinação em contraponto com os números altos em países que não a tem, não pode ser coincidência.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,507
25,562
Gaia
Devenish disse:
------------

Eu vi e se calhar fazer o reforço é boa ideia, aquele trabalho está a mercer muito interesse cientifico.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,832
6,681
Devenish disse:
Sim vi.
Os virus são simples mas o nosso corpo é extremamente complexo_O mecanismo ninguem compreende efectivamente(como é que uma vacina para uma bacteria ajuda a combater um virus se tem acções diferentes?).

Pelo que percebi é que a vacina activa o sistema imunitario especifico e coloca o em DEFCON 3.Ou seja o corpo reage mais rapido e mais forte a tudo o que entrar no corpo.

Essa velocidade talvez seja a chave.Mais velocidade = menos carga viral = sintomas menos severos

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
grandeporto disse:
------------

Eu vi e se calhar fazer o reforço é boa ideia, aquele trabalho está a mercer muito interesse cientifico.
Julgo que existem vários modelos de vacina BCG, e na reportagem falou que na Bulgária tinham um reforço. No final da reportagem fui ver os boletins de vacinas dos meus filhos e o da minha filha (nascida em 2005) só tem um espaço para uma dose, mas no do meu filho (nascido em 2013) já tem espaço para os reforços.

Será que com o passar dos anos, passamos a ministrar uma vacina "menos" potente? Será que independentemente da vacina todos devíamos levar um reforço?

Por via profissional já tive que trabalhar em Timor-Leste e na Republica Centro Africana, nas duas vezes levei para cima de 15 vacinas e não levei nenhum reforço da BCG (pelo menos que eu saiba).

É como diz..merece mais estudo.