Dragão de Ferro disse:
Só podes estar a brincar.
Em 2002 apareceu o SARS e no ínicio da epidemia os elementos da OMS tiveram a vida muito dificultada no território chinês com muita informação a ser omitida e censurada na CS chinesa, com suspeita que o virus apareceu nos mercados dos animais selvagens o que levou o PCC a ter que banir esse sector, passado uns anos voltam a abrir. Voltam a surgir casos de novos virus como uma estirpe da gripe das aves (H7N9) e mais recentemente o COVID-19 com a mesma origem (pelo menos oficialmente) nos mesmo mercados e com a mesmas práticas de censura e perseguição a quem denunciava a situação na fase mais precoce. O que prova que a China não aprendeu com os erros e desta vez o mundo inteiro sofreu com a negligência deles.
Não, não estou a brincar. Não estou a falar de política, estou a falar do mundo real, algo que tens imensa dificuldade em perceber como funciona.
Informa-te sobre a quantidade de doenças infecciosas que apareceram fora da China, especialmente no continente Asiático e Africano e por que é que isso acontece. Sabes que apesar do mundo ter acordado para isto agora, é um problema terrível e o aparecimento de novas doenças tem-se intensificado nas últimas duas décadas. É um problema da humanidade no Antropoceno, não é um problema só da China.
A WHO cometeu vários erros no início da epidemia e o lado político como é óbvio, até pelo cariz do regime de contribuições, está sempre presente. Da mesma forma que a WHO ocultou informação por pressão da China, relativamente a Taiwan, etc. Os EUA e o Ocidente também fecham os olhos, por exemplo, aos crimes contra a humanidade cometidos na China com os campos de concentração e "reeducação" para as minorias muçulmanas. Não convém criar tensões desnecessárias com a China que afectem o comércio internacional, não é? Isto é política.
Agora vai ver o papel que a WHO teve nestas últimas duas décadas em surtos epidemiológicos no continente Africano e em outros países asiáticos, mas como se tratam daqueles tipos de África que passam fome e são explorados pelas potencias mundiais, ninguém quer saber.