Covid-19

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,712
1,072
hawkeyes disse:
E ontem?

E há 3 dias? E há 4?

Não podemos fazer cherry picking...
Não é cherry picking, em 2 dos últimos 3 dias as % equiparam-se ao que se passava no inicio da epidemia, quando era normal ter altas taxas de contágio porque os números eram muito pequenos. Mas eu até me baseio mais no que vejo na rua do que propriamente nestes números de novos infectados.

Mais importante para mim são so números de hospitalizados e em UCI. Não há forma de interpretar erradamente esses dados e dá-nos uma ideia do que se estava a passar há 3 semanas. Tal como só daqui a 2\3 semanas é que podemos avaliar se estes números de hoje (testes positivos) são uma amostra verdadeira do que se passou na última semana.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,146
18,488
Vila Nova de Gaia, 1975
Celta7 disse:
Não é cherry picking, em 2 dos últimos 3 dias as % equiparam-se ao que se passava no inicio da epidemia, quando era normal ter altas taxas de contágio porque os números eram muito pequenos. Mas eu até me baseio mais no que vejo na rua do que propriamente nestes números de novos infectados.



Mais importante para mim são so números de hospitalizados e em UCI. Não há forma de interpretar erradamente esses dados e dá-nos uma ideia do que se estava a passar há 3 semanas. Tal como só daqui a 2\3 semanas é que podemos avaliar se estes números de hoje (testes positivos) são uma amostra verdadeira do que se passou na última semana.
No início da epidemia as taxas de crescimento andavam nos 40%.

Agora 10%...

Já agora, qual a média dos últimos 4 dias?

Edit: Vi agora que estavas a falar da taxa testes positivos/testes totais e não da taxa de crescimento dos casos confirmados. Mesmo assim, basta fazeres a média a 4 dias para chegares a um taxa pouco superior a 10%. Isso parece-me muito mais significativo do que analisar um ou outro dia específico.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,712
1,072
hawkeyes disse:
No início da epidemia as taxas de crescimento andavam nos 40%.

Agora 10%...

Já agora, qual a média dos últimos 4 dias?
De 40% passou para cerca de 20% e depois para 10%, como é normal acontecer à medida que os números se vão acumulando em valor absoluto. Nos últimos 4 dias a média deve ter subido para 15%.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,424
5,344
Conquistas
1
  • Junho/18
Isto por vezes acontece, um dia em que há um crescimento inesperado, talvez tenha a ver com o facto de nesse dia em especifico ter calhado que vários pequenos clusters foram testados ao mesmo tempo, talvez lares ou algo assim.

Não é necessariamente alarmante desde que no dia seguinte os números resumam alguma normalidade, no máximo atrasa o pico uns 2 ou 3 dias, talvez seja só na próxima semana que este seja atingido e não até Domingo como os números anteriores faziam prever.
 

Dragão de Ferro

Arquibancada
21 Fevereiro 2020
197
0
tripeiro_de_gema disse:
Aprecio este tipo de informação mais justa e honesta do a informação que compara números absolutos com países com muitos mais habitantes e com cidades com maior densidade populacional do que Portugal.

O quem me deixa perplexo é como o governo pode dizer que somos um bom exemplo quando temos informação que prova o contrário.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,146
18,488
Vila Nova de Gaia, 1975
Dragão de Ferro disse:
Aprecio este tipo de informação mais justa e honesta do a informação que compara números absolutos com países com muitos mais habitantes e com cidades com maior densidade populacional do que Portugal.

O quem me deixa perplexo é como o governo pode dizer que somos um bom exemplo quando temos informação que prova o contrário.
O que me deixa perplexo é como chegas à conclusão do último parágrafo com base no gráfico...
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
André Farinha disse:
Coronavírus no porta-aviões "Charles de Gaulle"



https://www.youtube.com/watch?v=vcvQISjBm-8
É nem militar escapa a esta catastrofe.Como esse assunto faz parte de meus assuntos temáticos prediletos por acaso estou ao corrente assim como o papel muito importante e nem sempre visível que as unidades militares têm auxiliado neste período tão negro da humanidade.
O nosso exército tem realizado diversas ações e mantido suas participações no exterior dentro da normalidade possível.

PS.Aliás @André Farinha  por aqui és o único que saber desse meu interesse por assuntos de Defesa Nacional.rsrsrsrs
Abraço e boa Páscoa
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Dragão de Ferro disse:
Aprecio este tipo de informação mais justa e honesta do a informação que compara números absolutos com países com muitos mais habitantes e com cidades com maior densidade populacional do que Portugal.

O quem me deixa perplexo é como o governo pode dizer que somos um bom exemplo quando temos informação que prova o contrário.
Eu não digo que estamos mal, mas também não acho que estamos tão bem como se fala, eu acho que o problema foi que muitas medidas foram tomadas tardiamente, acho que houve demasiado reacção em vez de prevenção. Ainda havia emigrantes a entrar como nada fosse, muitos deles já estavam infectados e são dos principais grupos a fugir às quarentenas, o governo também não quer fechar temporariamente as fronteiras, as fronteiras abertas são sem dúvida uma bomba relógio numa altura destas. Também noto que o governo também tem demonstrado alguma indecisão.
Não se pode falar em grande sucesso quando temos mais de 15 mil infectados, que é até um número elevado de casos, é uma demonstração do nível de contágio de um país.

Claro que comparares a Espanha, Itália, Reino Unido e França é óbvio que Portugal foi mais rápido, mas ainda houve países que foram ainda bem mais rápidos que Portugal. A Finlândia por exemplo cedo teve um caso, tomou imediatamente medidas e conseguiu controlar surto. No nosso caso tendo em conta a população é mais justo comparar-nos com Bélgica, República Checa, Suécia e Grécia por exemplo. A República Checa apesar do susto inicial, tomou medidas rapidamente e com o tempo as coisas acalmaram e agora o covid-19 está ser controlado, a Grécia também demonstrou competência no assunto, a Bélgica já não se pode dizer o mesmo, está bem pior que Portugal, a Suécia ainda é um prognóstico reservado.

Sempre disse que esse "aclamar" de vitória é excessivo por parte dos nossos dirigentes, e já estão a repensar abrir as escolas. Estão pôr a carroça à frente dos bois. As concelhias do distrito de Aveiro têm se queixado bastante, porque muitos deles estão com dificuldades em controlar a situação, arrisco-me a dizer que os distritos do Porto e Aveiro podem vir ser casos muito críticos. Agora se me falares em Lisboa é óbvio que as coisas parecem mais controladas.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,517
23,617
Gaia
hawkeyes disse:
Caríssimo, falando só do último parágrafo, porque não das como bons exemplos também países como a Rússia, Índia ou Moçambique? Também tem menos casos que nos...
-------------------------

Caro hawkeyes, tens o direito de comparar com quem quiseres,e nem acho ridiculo, mas a Rússia acho tudo menos claro, um País que faz um call centre e um hospital de raíz novos às escondidas para combater a pandemia merece a mesma credibilidade que a China ou outros. A India é questão de tempo vai rapidamente ultrapassar tudo e todos.
Eu tentei comparar com Países com ordem de grandeza territorial, populacional parecido e que foram mais proativos como a Republica Checa, Grecia, Eslovaquia, Croacia  e Coreia Sul (apesar da populaçao ser 4,5 x superior).

Posto isto quero clarificar que nem quero dramatizar nem quero dar aleluias que já passou. Como cidadaos devemos exigir muito mais à Europa e aos governos se continuassemos passivos isto andava ainda pior. Não podemos contar com grande parte da imprensa que conforme bajula o vieira também o faz com os governantes,  mas taenção há excelentes jornalistas e comentadores. O submarino Paulo Portas tem feito excelente trabalho.

 

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,376
2,531
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
Estava agora a ver o canal 3 da RTP onde estava a falar o presidente do conselho nacional de saúde e o mesmo (é certo que sempre mantendo o cuidado exigível e dizendo que deve ser acompanhada a evolução dos proximos dias) referiu que o aumento de casos de hoje do que ele pode perceber se terá devido a atrasos de reporte de casos na base de dados e não a um aumento exponencial de casos (até porque referiu que não se constatou nada - em termos de focos de contágio - que justificasse essa evolução). Disse ainda que via sinais optimistas (mas sempre realçando, e bem, a necessidade de se manterem as medidas vigentes e o seu respeito/observância) no facto de haver diminuição no n.º de casos de cuidados intensivos e a reduzida variação de casos de internamento hospitalar, bem como, na diminuiçao do n.º de óbitos.
Acho que é uma opinião a respeitar até porque em alguns aspectos tem criticado e bem a DGS e o governo, nomeadamente, quanto ao uso de máscaras.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,146
18,488
Vila Nova de Gaia, 1975
grandeporto disse:
-------------------------

Caro hawkeyes, tens o direito de comparar com quem quiseres,e nem acho ridiculo, mas a Rússia acho tudo menos claro, um País que faz um call centre e um hospital de raíz novos às escondidas para combater a pandemia merece a mesma credibilidade que a China ou outros. A India é questão de tempo vai rapidamente ultrapassar tudo e todos.
Eu tentei comparar com Países com ordem de grandeza territorial, populacional parecido e que foram mais proativos como a Republica Checa, Grecia, Eslovaquia, Croacia  e Coreia Sul (apesar da populaçao ser 4,5 x superior).

Posto isto quero clarificar que nem quero dramatizar nem quero dar aleluias que já passou. Como cidadaos devemos exigir muito mais à Europa e aos governos se continuassemos passivos isto andava ainda pior. Não podemos contar com grande parte da imprensa que conforme bajula o vieira também o faz com os governantes,  mas taenção há excelentes jornalistas e comentadores. O submarino Paulo Portas tem feito excelente trabalho.
Os teus exemplos não são felizes por isso, por exagero, falei na Rússia, Índia e Moçambique.

Escolhes como comparativo diversos países de leste (todos eles com poucos casos incluindo a Rússia, a Checa até é um dos piores) e a Coreia (um caso considerado exemplar a nível mundial), todos países com culturas e contextos muito diferentes da nossa. A Grecia que é aquele mais comparável ao nosso tem cerca de 5 vezes menos testes per capita realizados

Todo o resto da Europa ocidental, aquele que tem sido o grande foco da pandemia, principalmente o sul, é esquecido. Já reparaste que os três países que estão em pior situação são os mais pertos de nós. A Espanha nosso vizinho e grande parceiro comercial.

Tudo para desvalorizar o que tem sido feito cá. Um clássico tuga.
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,624
1,650
sirmister disse:
O problema da curva é que terias que ter dados bem tirados diariamente para a conseguir traçar, e estes dados são claramente mal tirados ou mal reportados.  Deve haver uma janela de uns 3 dias em que os casos são reportados e por isso a variação diaria não nos diz nada de relevante..
Sem falar no numeros de tests.
Se sao feitos +/- os  mesmos numeros diariamente compreendo melhor a comparacao.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,278
44,674
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Gelsenkirchen disse:
Se com isso for um salário completo, é bem folgado.
Se quiseres ir só lá e se não te preocupares com aquilo é,  se fores um professor dedicado e se quiseres ter um bom sistema nem por isso, preparar uma aula, conteudos, corrigir testes demora muito tempo fora de aulas.  Há de tudo.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,278
44,674
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
8down disse:
Sem falar no numeros de tests.
Se sao feitos +/- os  mesmos numeros diariamente compreendo melhor a comparacao.
Há varias coisas que explicam as incoencias nos numeros.

- Uma coisa são os testes que são feitos num determinado dia, outra coisa é o dia em que chega o resultado.

- Faltaram testes em algumas partes do país o que impediu em certos dias de fazer o numero de testes planeado.

- Carradas de testes foram mal feitos, porque a amostra foi retirada só na fossa nasal o que fez ter falsos negativos ( e isto é especialmente grave porque pessoas falsas negativas podem ser grandes transmissores.

- A norma para fazer os testes mudou a partir de dia 30 (ou por ai), sendo os testes feitos com menos sintomas, pelo que a % de positivos teria tendencia a diminuir.

-  E depois atrasos na inserção de dados.


O melhor numero para seguir deverá ser os internados no UCI.
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,624
1,650
tripeiro_de_gema disse:
Nao acho muito objectivo estas comparacoes no dia D. Sejam elas de casos mortes ou internados.
Comparando o numero / milhao de habitantes com base no dia da 10a morte a classificacao é  alterada.

Dito isto, mesmo com base no 10° dia, a situacao de Portugal parece merecer o nosso optimismo.