,
Seinfeld vive muito da familiaridade que o espectador tem com as personagens, isto é, muito da piada daquilo vem das dinâmicas anteriores das personagens, das situações que vão passando de episódio para episódio, de momento icónicos ( o nazi das sopas, quase todos do george constanza, de longe a melhor personagem da série), de um gajo estar à espera que uma personagem se comporte de uma determinada maneira. Ou seja, a comédia vive muito do timing e das expectativas.
Quem for um espectador ocasional, nunca conseguirá achar muita graça. Mas acho que é assim com todas as sitcoms da altura.
De qualquer forma padece um bocado das sitcoms típicas dos anos 90. Personagens um bocado estereotipados, gargalhadas enlatadas, argumentos que são feitos para rir, sem mais camadas. A comédia televisiva mudou muito nos últimos anos, agora é uma coisa mais séria, tem sempre um pouco de drama à mistura. Acho que o ponto de viragem foi o The Office do Ricky Gervais, pelo menos para mim que sou um leigo na matéria.