Clube dos calimeros

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,793
12,374
Campeonato da Liga da Primeira Divisão e Campeonato de Portugal não são a mesma coisa. Ganharam o 20o Campeonato da Liga da Primeira Divisão, são 20 vezes campeões nacionais.
Existe uma razão para se fazer a divisão, e essa razão prende-se com a reestruturação das competições profissionais em 1934. O Campeonato de Portugal é em estrutura (formato eliminatórias ; inclusão de equipas de divisões secundárias) o antecessor da Taça de Portugal, não do Campeonato da Liga da Primeira Divisão.
Mas o formato interessa pq? Campeão de Portugal é o título que interessa, a forma de lá chegar é secundária. É normal as provas mudarem de formato, a começar no campeonato do mundo de futebol.

E entre a taça intercontinental e o campeonato do mundo de clubes? Como é?
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,465
40,253
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Não sei porquê, mas tenho o feeling que se o Amorim continua vão ganhar a primeira liga dos campeões da sua história na próxima época. Sente-se no ar que estão a criar algo grandioso.

De qualquer forma espero que o Sporting chegue pelo menos à final, só não digo que quero que ganhem porque o Benfica também pode la chegar e ficaria com o coração dividido.
Acho exagerado até porque vão perder o goekeres.
 

Nürburgring

Bancada central
4 Novembro 2022
1,251
2,488
Mas o formato interessa pq? Campeão de Portugal é o título que interessa, a forma de lá chegar é secundária. É normal as provas mudarem de formato, a começar no campeonato do mundo de futebol.

E entre a taça intercontinental e o campeonato do mundo de clubes? Como é?
A prova não mudou de formato. De uma prova extinta, nasceram duas. Isto não é difícil de entender. Nasceu uma rigorosamente nada a ver em forma e conteúdo (Campeonato da Liga de Futebol da Primeira Divisão) e outra igual igual, na forma, conteúdo e com o mesmo troféu (Taça de Portugal). O Campeonato de Portugal passou a Taça de Portugal e foi criado o Campeonato da Liga de Futebol da Primeira Divisão. A razão pela qual se haveria de dar equivalência do primeiro para o terceiro é algo que eu pessoalmente não consigo ver.

Taça Intercontinental e CMC são duas provas diferentes e existiram simultaneamente. A TI foi eventualmente absorvida pelo CMC por ter perdido sentido. Contudo, o FC Porto não tem CMC e tem TI. Basta ver a lista dos vencedores das provas. Lá porque algumas provas terem sido extintas, não tem que haver a necessidade de as tentar colar a provas atuais para terem x ou y significado no palmarés dos clubes. A TI é como a CWC. Quem ganhou ganhou, quem não ganhou não ganhará mais.
 
  • Like
Reações: Regod

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
64,904
108,986
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
E é verdade, ganharam o 24° título Campeonato Nacional, não há como negar.

E fazem bem, o Porto devia fazer o mesmo, neste momento temos 33.

Quando a verdade está do nosso lado não temos de andar a reboque de decisões ridículas da FPF.
A questão é que se não for oficial não o deves fazer.
 

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,475
3,738
A prova não mudou de formato. De uma prova extinta, nasceram duas. Isto não é difícil de entender. Nasceu uma rigorosamente nada a ver em forma e conteúdo (Campeonato da Liga de Futebol da Primeira Divisão) e outra igual igual, na forma, conteúdo e com o mesmo troféu (Taça de Portugal). O Campeonato de Portugal passou a Taça de Portugal e foi criado o Campeonato da Liga de Futebol da Primeira Divisão. A razão pela qual se haveria de dar equivalência do primeiro para o terceiro é algo que eu pessoalmente não consigo ver.
A situação não é, de todo, assim tao simplista!
Em rigor, não foi extinta uma prova; foram extintas duas: o Campeonato de Portugal e o Campeonato das Ligas!
Em rigor, o Campeonato de Portugal era uma prova muito menos "aberta" do que foi, na época, a Taça de Portugal!

Em todo o caso, a discussão está inquinada por dois prismas:
1. Continua a olhar-se para isto de uma forma aritmética, ou seja, de acordo com o saldo de títulos para o meu clube;
2. Continua a olhar-se para isto com os olhos de hoje.

O que está em causa é um título e não uma prova! Ou seja, ninguém disputa quem venceu o quê! Portanto, interessa perceber qual a prova que conferia esse título!
E, para isso, de pouco conta se a prova era por eliminatórias, em poule, se mudou ao longo do tempo, se mudou a designação ou se se disputava numa final (eg, 1921/22)! Em diversos países da Europa há exemplos que suportam uma tese, outra tese e, até, várias em períodos diferentes!

No meio de tudo isto, e aquilo que se negligencia totalmente, é aquilo que era referido nos estatutos do organismo que tutelava o futebol em Portugal!

Para quem quiser aprender, sugiro a seguinte leitura:

 

ManuSantiFCP

A Vencer Desde 1893 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
5,397
8,318
Para ser ridicularizado?

Entao bora o fenfique contar Taças Latrinas
O fenfique conta com uma Taça Latina e não tem razão pelos vistos.

"Não tem razão", é a diferença.

Isso de ser ridicularizado é um contra mas é passageiro, ninguém quer saber daqui a 3 dias.

Agora ganhares 24 CN e haver provas disso e mesmo assim festejares o 20°...sinceramente não concordo mas respeito.