Clube dos calimeros

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Acho que é mais uma questão visceral do que qualquer outra coisa. Até à nascença, o portista é abafado pelos gritos mongólicos do benfiquista. Estruturalmente, o nosso país é benfica, a cabeça do centralismo. O regime simboliza a pátria saudosista, o velho estandarte nacional, as forças motrizes de todos os quadrantes sociais, o menino de ouro. O FC Porto simboliza o espírito bairrista, a mentalidade vencedora entranhada no sangue, o trabalho e a alma de gente humilde que subiu a pulso, a força do contra tudo e todos, e o brilhantismo de escalar do fundo do poço até ao topo com todas as mãos e pés de quem se quer lá manter no cimo a empurrar-nos para baixo com tudo o que têm. FC Porto é a nova luz que iluminou anos de trevas, os bons rapazes que perceberam que para ascender ao topo não bastava ser-se melhor, mas que para quebrar o feudalismo do futebol português e da socidade portuguesa, era preciso muito mais. O cavalo condenado a ser pequeno, mas que tanto correu até que cresceu além fronteiras.
O sporting é simplesmente umas entrelinhas. E para isso mudar, serão precisas muitas gerações passarem. Uma identidade demora muitos anos a construir, e hoje passados quase 120 anos da sua fundação, continuam sem tê-la.
Eu acho que visceral é mesmo o melhor termo que define. É uma antagonismo tão grande, suportado por todas as coisas que mencionaste que não há igual.

Até em jeito de desabafo, digo que me custa quem possa pôr algo com o Sporting no mesmo patamar. São coisas tão imensamente diferentes, tivemos que subir montanhas tão altas e suportar fardos tão longos com o toupeirense que a comparação é descabida. Foi uma luta de dezenas de anos, de sangue, suor e lágrimas para chegarmos a este patamar e bater de frente com o centralismo que polui este país. Foi ser uma bandeira de um povo e marchar contra tudo, mesmo quando "já passavamos a Arrábida derrotados"! Até posso entender que gerações mais novas possam ter outra percepção mas fdx, não é igual.

Não comparem, não tem nada a ver. Um clube de ganha de vez em quando como o Sporting já se sabe que é chato, é sempre assim quando não se sabe ganhar. Mas o inimigo está bem identificado, sempre foi o mesmo e vai ser sempre o mesmo. E esmagar é sempre a palavra de ordem. Eu prefiro que o Sporting seja campeão de 10 em 10 anos que o toupeirense seja de 50 em 50.

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
6,003
4,295
Se este jogo fosse contra o benfas diria que eles estavam em ponto rebuçado para os amassarmos, agora sendo contra estes viscondes fico sempre apreensivo, não pela qualidade do adversário mas pela forma que habitualmente o encaramos.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,254
26,713
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Eu sou do Porto e estudei sempre no Porto. Não me lembro de ter um(a) colega do Sporting de Lisboa. Esse clube é essencialmente de Lisboa e agrobetos do alentejo com alguma implementação estranha em gerações mais velhas (Leiria, Trás-os-montes). Quem são eles para nos chamarem de clube regional?! Adorava saber quem tem mais adeptos. Se calhar estão em terceiro.
Creio que não conheci em toda a minha vida mais que uns 5/10 indivíduos adeptos do SCP

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
9,773
16,461
Conquistas
7
62
Porto
Eu sou do Porto e estudei sempre no Porto. Não me lembro de ter um(a) colega do Sporting de Lisboa. Esse clube é essencialmente de Lisboa e agrobetos do alentejo com alguma implementação estranha em gerações mais velhas (Leiria, Trás-os-montes). Quem são eles para nos chamarem de clube regional?! Adorava saber quem tem mais adeptos. Se calhar estão em terceiro.
Há muito tempo que estão em terceiro. No virar do milénio já tinham sido ultrapassados.

• Like
Reações: Wetl e Dragon Lonis

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
10,057
5,433
Conquistas
30
33
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
Se ainda haviam dúvidas para os mais distraídos, hoje ficou bem vincado o que são estes gajos há já 4 anos!

RETRANQUEIROS! EQUIPA RETRANQUEIRA! ANTI-JOGO! SIMULADORES! ACADEMIA DE ARTES PERFORMATIVAS! ATORES! ATORES COM IMUNIDADE DISCIPLINAR!

ESTA M**** É UMA GRÉCIA DE 2004!

ESTIMO QUE O CITY OS ESMAGUE! TÁTICAS DE RETRANQUEIROS, ATORES E IMUNIDADE DISCIPLINAR NÃO FUNCIONAM LÁ FORA!