Ainda à bocado falei nele aqui: http://www.fcporto.ws/index.php?topic=21344.msg3391315#msg3391315Fil disse:@DeepBlue
Como classificas o Mbemba? Deves ter feito uma bela apreciação, mas não me recordo sinceramente.
Comparativamente com o Diogo Leite, podemos dizer que é um upgrade, e que presentemente é mais jogador, até pela experiência que tem, dado ser 4 anos mais velho, ou é ela por ela em termos de qualidade e potencial?
E na comparação com o Militão fica a perder, ou nem por isso?
Obrigado![]()
Mas vamos lá, acho-o um bom DC com muita garra na linha do Otamendi quando chegou, até pela estatura, mas mais rápido, mais forte, mais explosivo e viril. Uma carraça! Por outro lado, não lê tão bem o jogo, é menos forte em termos posicionais e exagera na dureza em alguns lances e em algumas saídas de bola, tudo aspectos em que pode perfeitamente melhorar sob as ordens do nosso mister. Também é forte na antecipação e na marcação e competente no jogo aéreo apesar da sua altura (1,82 m).
O Mbemba é um defesa universal, mas onde é realmente bom e pode chegar mais alto é a DC. Desenrasca nas laterais, mas não contem com ele no aspecto ofensivo do jogo, muito menos para dar profundidade ao flanco.
No imediato não é um upgrade ao Diogo Leite essencialmente pela condição física actual (sem pré-época, de férias à 3 meses e sem competir à 6), parte atrás dos outros centrais, quando estiver num patamar físico igual aos dos restantes poderá ser. Em termos de qualidade andará praticamente ela por ela, embora tenha muito mais experiência (LC, Premier League, selecção A) do que o Diogo, mas em termos de potencial o português é bastante superior, pelo menos na minha opinião, e tem o plus de ser canhoto, mais alto e ter muita classe a jogar.
Vejo o Mbemba a ser um central para muitos anos no FCP e talvez numa perspectiva de suceder ao Felipe daqui a 1 ou 2 anos (se ele for transferido).
Em relação ao Militão, sou suspeito porque já o conheço bem e defendia a sua contratação à mais de 1 ano, a sua grande vantagem é já estar adaptado ao futebol europeu. Mas o brasileiro enche-me as medidas pelas suas vertentes física (alto, muito rápido, forte), mental (líder natural, personalidade forte, resistência à pressão, atitude), táctica (pode jogar a DC, DD e MD) e técnica. Vejo no brasileiro um central na linha do Pepe, com enorme potencial e margem de valorização.
Resumindo, acho o Mbemba um DC que pode ter grande utilidade para o NGC, um valor seguro. Quando estiver bem fisicamente pode formar uma dupla forte, dura e rápida com o Felipe.
Já os mais novos, Militão e Diogo Leite, no meu ponto de vista, daqui a 1/2/3 anos podem formar uma das melhores duplas do futebol europeu que pode dar grandes alegrias e muito dinheiro ao FC Porto. Mas atenção, estes dois se o Felipe e o Mbemba, a dupla que SC terá em mente para titular, derem abébias vão para o banco ganhar juízo, disso não tenham dúvidas. Estes jovens dragões são centrais de futuro, mas também para o presente.
Com Felipe, Mbemba, Éder Militão e Diogo Leite ficamos seguríssimos no centro da defesa nos próximos anos. E ainda temos Jorge Fernandes, Osorio, Diogo Queirós, Pedro Justiniano nos nossos quadros. A partir de agora e nos próximos 3/4 anos não precisamos de ir ao mercado comprar mais DCs, apenas no caso do Felipe sair nos próximos 2 anos vejo necessidade disso e mesmo aí se calhar não é preciso.
Abraço