O Carlos Moedas também veio falar em alterações climáticas, para justificar a falta de competência, o típico Zé Tuga prefere remediar que prevenir, é o deixa andar. Claro que a culpa não foi só de Moedas, os sucessores também não fizeram absolutamente nada, mas durante este tempo todo o Moedas andou entretido com os unicórnio, e só agora vai fazer alguma coisa porque calhou no seu mandato, se não era mais "deixa andar".
Haver baixas pressões nesta altura de inverno é normalíssimo, por isso é natural chover bastante nesta altura, agora a seca que tivemos nestes últimos anos aí sim se pode falar em influência das alterações climáticas.
O pior nao é a anormalidade da Chuva em Dezembro. A anormalidade é passar de um perioso considerável de seca, para chuva.
Nao vou discutir se é ou nao causado pelo homem que isso é discussao sempre feito um pouco na má fé, e no assumir de culpas individuais que nao existem, mas devido ao meu trabalho (no Uk) posso garantir os fenómenos meteriologicos são cada vez mais extremados, no Uk passamos de 40 graus em Agosto, um recorde, um Outono seco como nunca, um final de Novembro chuvoso para agora tar muito frio e seco se novo, mas tudo extremado e repentino.
Trabalhando eu em agua potavel, digo o Futuro tem de passar por melhor ferramentas de previsão, melhores estudos como que estes fenómenos extremos e repentinos afectam os serviços públicos e termos serviços ágeis e de resposta rápida. Mas aqui entra o problema, cada vez precisamos de mais mão de obra, bem renumerada que sinta prazer em fazer o que fazem, e infelizmente numa sociedade cada vez mais viciada na palavra "lucro" estamos a ir exactamente no oposto, perdir mais a quem ja muito faz.
Sim os politicos tem culpa por nao irem por macro projectos, mas os serviços públicos são muito mal liderados!