Candidato José Fernando Rio

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,403
44,653
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
As 2 estão interligadas. Não pode haver recuperação financeira sem existir sucesso desportivo. O clube não pode parar e dizer "Agora vamos tratar das finanças e o sucesso desportivo logo se vê". Não funciona assim. Uma das formas de recuperação é o sucesso desportivo. Valorização dos nossos ativos, vender é crucial e quem não vê isto está completamente fora da realidade.

E sim, só chegamos a este ponto, porque existiu muita desplicencia da Direçao. Estagnou no tempo. Criou cada vez mais divida, e nada fez para combater isso. Agora somos obrigados a vender. E sem sucesso desportivo, o valor do passe dos jogadores é influenciado.
Creio que inverteu as coisas, ou seja é mais fácil chegar a um sucesso desportivo recorrente e natural perante um cenário onde hajam contas equilibradas, sensatas e realistas, bem como só dessa forma será possível adquirir com outro fulgor e igualmente segurar o jovem talento no FC.Porto.

Por outro lado concordo a direção sob a tutela do Sr. Pinto da Costa amoleceu, permitiu anualmente o crescimento do passivo, bem como a lapidação do capital próprio, agora é vital para a sobrevivência do F.C.Porto vender o mais possível, reduzir o plantel ,apostar seriamente na formação e em aquisições estritamente necessárias ou cirúrgicas, sem gastos excessivos.


Finalmente efetuar orçamentos a contar com entrada na Liga dos Campeões é um erro amador e que contribuiu para a nossa actual situação, por isso não tenho qualquer confiança para o futuro do F.C.Porto sob a provável tutela de Sr. Pinto da Costa que dirige uma estrutura errática, sem ideias e viciada em demasiadas mordomias.
 

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
847
48
36
Barcelos
Que entrevista fraquinha. Não que eu estivesse á espera de muito, não aprecio particularmente o senhor, mas também não foi propriamente uma entrevista fácil. Disto isto, ontem teria sido um ponto muito importante para esta lista, se tivesse conseguido responder com ideias e formas de realmente dar a volta ao clube.

Júlio Magalhães fez uma entrevista rasgadinha, não me lembro de ver nada assim na televisão. Mas isto é bom, se JFR estivesse preparado e dominasse as matérias faladas, ontem teria calado muita gente, eu incluído.
Mas não, refugia-se sempre no mesmo "com empenho, dedicação e vontade de ultrapassar e resolver". Mas que é isto? Alguma vez vamos salvar o clube do abismo com este discurso? Infelizmente só mostrou o que muita gente sabe e desconfia, não tem preparação nem está capacitado para liderar o clube. Não é fácil, é verdade, mas nem uma ideia ou exemplo prático deu.

O aspeto financeiro do clube é o ponto onde todos os candidatos podem desconstruir a gestão de Pinto da Costa. É o ponto fraco (fraquissimo) da direção, o nosso gestor é fraco e os candidatos do têm que mostrar e explicar a forma como dariam a volta à situação. Explicar como cortariam nos gastos, onde reduziam no orçamento, se iriam procurar fundos ou restruturar dívida/ whatever. Mas não se ouve nada disto.

Infelizmente não existe uma lista com ideias claras e capaz de dar a volta ao clube. E a actual direção nunca esteve tão frágil como agora. É pena, vamos continuar mais 4 anos neste caminho bonito para o abismo.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,474
23,546
Gaia
A entrevista de ontem foi uma cena teatral entre dois irmãos, em que um quer tomar o lugar do pai e o outro quer parecer imparcial mas acabou por mostrar que está interessado na herança.
JFR e Juca são dois velhos conhecidos que já tiveram o mesmo patrão mas que agora por inerencia de lugar estao em campos opostos.
Juca foi tão acutilante e energico pró Pinto que por vezes quase pediu desculpa ao JFR, este por sua vez parecia admirado e intimidado por o amigo estar a ser inconveniente. Enfim lamentavel, tudo começa por um equivoco chamado velhice de PdC.
 

Pedro Manuel Bártolo

Arquibancada
24 Junho 2019
409
512
Conquistas
3
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
Que entrevista fraquinha. Não que eu estivesse á espera de muito, não aprecio particularmente o senhor, mas também não foi propriamente uma entrevista fácil. Disto isto, ontem teria sido um ponto muito importante para esta lista, se tivesse conseguido responder com ideias e formas de realmente dar a volta ao clube.

Júlio Magalhães fez uma entrevista rasgadinha, não me lembro de ver nada assim na televisão. Mas isto é bom, se JFR estivesse preparado e dominasse as matérias faladas, ontem teria calado muita gente, eu incluído.
Mas não, refugia-se sempre no mesmo "com empenho, dedicação e vontade de ultrapassar e resolver". Mas que é isto? Alguma vez vamos salvar o clube do abismo com este discurso? Infelizmente só mostrou o que muita gente sabe e desconfia, não tem preparação nem está capacitado para liderar o clube. Não é fácil, é verdade, mas nem uma ideia ou exemplo prático deu.

O aspeto financeiro do clube é o ponto onde todos os candidatos podem desconstruir a gestão de Pinto da Costa. É o ponto fraco (fraquissimo) da direção, o nosso gestor é fraco e os candidatos do têm que mostrar e explicar a forma como dariam a volta à situação. Explicar como cortariam nos gastos, onde reduziam no orçamento, se iriam procurar fundos ou restruturar dívida/ whatever. Mas não se ouve nada disto.

Infelizmente não existe uma lista com ideias claras e capaz de dar a volta ao clube. E a actual direção nunca esteve tão frágil como agora. É pena, vamos continuar mais 4 anos neste caminho bonito para o abismo.
Discordo totalmente...e digo-o pelos seguintes motivos:
1) Não é fácil para quem está de fora mandar "postas" sobre a situação, sobre o que fariam, sem terem conhecimento directo, ao vivo, sobre as coisas.

2) Pode fazer-se esboços (planos de negócios, operações (haja) coração, parceiros internacionais xpto que ninguém sabe, etc etc) do que se acha que é o melhor caminho para a revitalização financeira (e económica, já agora) do clube, mas a única pessoa/lista que o poderia fazer neste momento é a lista do actual presidente. E esse, até agora, disse nada sobre a matéria, excepto o desejo de que agora é que vai ser quanto à famigerada academia (por uma questão de inflação, como já andou aqui a ser falada no fórum, a academia cresceu e passou a cidade. Como lá chegaremos...investimento externo ou parcerias BMG....mas alguém sabe o que isso vai custar na prática? Afinal há almoços grátis e a gente não sabia?!).

3) Que ninguém me diga, em seu perfeito juízo e consciência, que um clube não dá lucro nem foi feito para tal (como o "entrevistador das SS" ontem tentou passar a ideia). É a mesma falácia que as empresas públicas não podem dar dinheiro. Não podem, e não dão, porque estão cheias de parasitas, ratos, mamões, chulos e outros adjectivos tais, que não permitem que as contas sejam aquilo que deveriam ser.
E nesse aspecto, o candidato JFR (que até acho que é "mansinho", e ontem notou-se isso, concordando sempre com o "entrevistador", quando este o interrompia), já disse ao que vinha e o que pretendia fazer. Cortar nos salários, cortar nos prémios faraónicos, cortar nos gastos (os tais FSEs) que pouca ou nenhuma explicação económica devem ter. Disse ainda que pretende reformular a formação, de forma a atrairmos e retermos os melhores talentos disponíveis na região (e, já agora, formá-los com técnicos a sério e não a "yes men" que metem as negociatas a jogar...)

4) Ao pessoal que falou das auditorias externas e questionou a sua adequacidade, permito-me dizer o seguinte: uma auditoria externa, tal e qual o clube tem semestral/anualmente, está quase focada na análise das demonstrações financeiras e na razoabilidade. Claro que certos negócios são suspeitos / questionáveis, mas isso até acredito que os auditores não tenham colocado muitas questões, ou as questões pertinentes (provavelmente relacionados com questões de materialidade da própria auditoria). Agora, para aquilo que pretendem, era realizar uma auditoria forense, ou então uma auditoria de procedimentos de contratação e autorização de despesas. Não tenho dúvidas que as coisas iriam aparecer e muita gente iria ficar com o rabinho em brasa...

Concluíndo, se não houvessem os negócios que têm que acontecer todos os anos (os Zé Maneis, os contentores anuais para a equipa B, os salários oferecidos à cabeça aos jogadores (sinal que o projecto desportivo/imagem do clube já não desperta interesse aos jogadores), as comichões, os factorings sobre as contas as receber, com juros de ágio, as relações "comerciais" com certas sociedades (fundos, o que lhes queiram chamar), as contas do clube, ainda que sem o sucesso desportivo desejável (e com o risco de negócio, que existe sempre), não estávamos nesta situação. Muito longe disso.
Portanto, deixo a pergunta...haverá alguém, fora da SAD, que sabe exactamente os negócios, negócio a negócio, parceria a parceria, que ocorreram nos últimos anos? Tenho as minhas (muitas) dúvidas..
 

dragaotrofa

Tribuna
25 Outubro 2013
2,919
4,329
Conquistas
5
  • Reinaldo Teles
  • Jardel
  • Pinto da Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Fiquei curioso pela entrevista do Júlio Magalhães ao Pinto da Costa.
Com a agressividade de ontem, o PdC vai levantar-se e sair a meio.

No caso do nosso presidente atual, concerteza que o JM vai ter muito para falar, opinar e "atacar"!

Estou ansioso! ;)

(Não digo que ele esteve mal na entrevista, apenas espero que tenha a mesma atitude agressiva com todos, especialmente com o presidente. Se não o fizer, fica completamente descredibilizado).
 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,565
5,618
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Eu acho muito bem que a entrevista seja incómoda. Acho mal é se não o for para todos os candidatos.

Sinceramente acho que o Júlio Magalhães esteve bem. Era o que faltava o nosso Presidente não se saber desembaraçar de perguntas difíceis. Se fosse para uma conversa de amigos, temos o programa dos candidatos.

Agora claro que terá de haver igualdade de tratamento. A pergunta sobre a representatividade das mulheres, por exemplo, pode ser feita a todos os candidatos. A pergunta sobre as modalidades, igual. A pergunta sobre como lidar com os jogadores em final de contrato, igual. Se não houver igualdade de tratamento, aí sim, poderemos criticar. Neste momento não.
 
Última edição:

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,172
44,558
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Eu acho muito bem que a entrevista seja incómoda. Acho mal é se não o for para todos os candidatos.
Acho que o que dizes não se aplica com a intenção que dizes nesta situação. Incomodo seria o JUca perguntar a PDC como é que acumulou o prejuizo que acumlou nos ultimos 5-6 anos ganhando apenas um campeonato, e aumentou o seu proprio vencimento brutalmente.

Ou perguntar que empresas são aquelas em braga que receberam comissões pela venda do Felipe e do Militão.

Ou perguntar a PDC como é que é possivel contratar jogadores como o Janko que assinam e passado uma semana são dispensados pelo treinador.

Ou perguntar a PDC se para se renovar com miudos da formação é preciso dar parte do passe a empresarios.

Ou perguntar a PDC se este modelo de partilhar passes em que o FCP fica com o prejuizo quando os jogadores flopam, e os fundos com o lucro quando os jogadores vingam.

Etc.

Tem a palavra o juca para fazer entrevista incomoda a PDC.

Esta foi essencialmente incomoda e constrangedora para quem estava a ver.

O FCP nos ultimos 5-6 anos acumula um prejuízo superior a 100M tem que fazer um emprestimo de 2M de euros para pagar ordenados e em PT ninguem empresta, e o entrevistador vai dizer ha e tal é assim em todos os clubes até em inglaterra? Então nos proximos 4 anos é para acumlar mais 100M em cima destes?

Se calhar o Juca devia ter perguntado ao JFR que medidas é que ia tomar para acumular apenas 100M de prejuizo nos proximos 4 anos....
 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,565
5,618
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Acho que o que dizes não se aplica com a intenção que dizes nesta situação. Incomodo seria o JUca perguntar a PDC como é que acumulou o prejuizo que acumlou nos ultimos 5-6 anos ganhando apenas um campeonato, e aumentou o seu proprio vencimento brutalmente.

Ou perguntar que empresas são aquelas em braga que receberam comissões pela venda do Felipe e do Militão.

Ou perguntar a PDC como é que é possivel contratar jogadores como o Janko que assinam e passado uma semana são dispensados pelo treinador.

Ou perguntar a PDC se para se renovar com miudos da formação é preciso dar parte do passe a empresarios.

Ou perguntar a PDC se este modelo de partilhar passes em que o FCP fica com o prejuizo quando os jogadores flopam, e os fundos com o lucro quando os jogadores vingam.

Etc.

Tem a palavra o juca para fazer entrevista incomoda a PDC.

Esta foi essencialmente incomoda e constrangedora para quem estava a ver.

O FCP nos ultimos 5-6 anos acumula um prejuízo superior a 100M tem que fazer um emprestimo de 2M de euros para pagar ordenados e em PT ninguem empresta, e o entrevistador vai dizer ha e tal é assim em todos os clubes até em inglaterra? Então nos proximos 4 anos é para acumlar mais 100M em cima destes?

Se calhar o Juca devia ter perguntado ao JFR que medidas é que ia tomar para acumular apenas 100M de prejuizo nos proximos 4 anos....
Mas precisamente. Não vejo motivos para o censurar antes de sabermos que tipo de perguntas vai fazer ao PdC.

Se a entrevista ao PdC for amigável, então aí alinho nas críticas. Antes não.
 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,565
5,618
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
E mais, não vi o Júlio Magalhães ser mal educado ou pouco profissional. Até acho que o facto de ter colocado perguntas difíceis deu ao JF Rio a oportunidade de clarificar pontos do seu programa e eventuais incoerências que lhe poderiam apontar - o que, diga-se, acho que o Rio fez de forma competente.

Se a entrevista ao Nuno Lobo percorrer a mesma linha, acho que o resultado vai ser bem diferente. E todos queremos ver (acho eu) como é que os candidatos reagem sob pressão, e queremos saber se eles defendem bem as suas ideias sob todas as circunstâncias.
 
  • Like
Reações: Calabote
J

JAEP

Guest
Mas precisamente. Não vejo motivos para o censurar antes de sabermos que tipo de perguntas vai fazer ao PdC.

Se a entrevista ao PdC for amigável, então aí alinho nas críticas. Antes não.
Fazer perguntas pertinentes é uma coisa, até fazer perguntas pertinentes perante certas respostas é válido, o que não é válido é estar sempre a interromper e ao mesmo tempo a contra argumentar com argumentos ridículos diga-se em tom de resposta, isso não é de jornalista.

Além que eu não sei o que se estava a passar com o Júlio mas aquele barulho que ele estava a fazer foi incomodo demais, confesso que não sei se foi perceptível ao Rio, mas para os espectadores ouvia-se bem.
 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,565
5,618
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Fazer perguntas pertinentes é uma coisa, até fazer perguntas pertinentes perante certas respostas é válido, o que não é válido é estar sempre a interromper e ao mesmo tempo a contra argumentar com argumentos ridículos diga-se em tom de resposta, isso não é de jornalista.

Além que eu não sei o que se estava a passar com o Júlio mas aquele barulho que ele estava a fazer foi incomodo demais, confesso que não sei se foi perceptível ao Rio, mas para os espectadores ouvia-se bem.
É um tipo de entrevista que se vê muito em eleições políticas. Sinceramente não vejo problema. Se os argumentos são ridículos, o entrevistado não tem problema em desmontá-los, e só ganha com isso!
 
  • Like
Reações: slowhand

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
847
48
36
Barcelos
Discordo totalmente...e digo-o pelos seguintes motivos:
1) Não é fácil para quem está de fora mandar "postas" sobre a situação, sobre o que fariam, sem terem conhecimento directo, ao vivo, sobre as coisas.

2) Pode fazer-se esboços (planos de negócios, operações (haja) coração, parceiros internacionais xpto que ninguém sabe, etc etc) do que se acha que é o melhor caminho para a revitalização financeira (e económica, já agora) do clube, mas a única pessoa/lista que o poderia fazer neste momento é a lista do actual presidente. E esse, até agora, disse nada sobre a matéria, excepto o desejo de que agora é que vai ser quanto à famigerada academia (por uma questão de inflação, como já andou aqui a ser falada no fórum, a academia cresceu e passou a cidade. Como lá chegaremos...investimento externo ou parcerias BMG....mas alguém sabe o que isso vai custar na prática? Afinal há almoços grátis e a gente não sabia?!).

3) Que ninguém me diga, em seu perfeito juízo e consciência, que um clube não dá lucro nem foi feito para tal (como o "entrevistador das SS" ontem tentou passar a ideia). É a mesma falácia que as empresas públicas não podem dar dinheiro. Não podem, e não dão, porque estão cheias de parasitas, ratos, mamões, chulos e outros adjectivos tais, que não permitem que as contas sejam aquilo que deveriam ser.
E nesse aspecto, o candidato JFR (que até acho que é "mansinho", e ontem notou-se isso, concordando sempre com o "entrevistador", quando este o interrompia), já disse ao que vinha e o que pretendia fazer. Cortar nos salários, cortar nos prémios faraónicos, cortar nos gastos (os tais FSEs) que pouca ou nenhuma explicação económica devem ter. Disse ainda que pretende reformular a formação, de forma a atrairmos e retermos os melhores talentos disponíveis na região (e, já agora, formá-los com técnicos a sério e não a "yes men" que metem as negociatas a jogar...)

4) Ao pessoal que falou das auditorias externas e questionou a sua adequacidade, permito-me dizer o seguinte: uma auditoria externa, tal e qual o clube tem semestral/anualmente, está quase focada na análise das demonstrações financeiras e na razoabilidade. Claro que certos negócios são suspeitos / questionáveis, mas isso até acredito que os auditores não tenham colocado muitas questões, ou as questões pertinentes (provavelmente relacionados com questões de materialidade da própria auditoria). Agora, para aquilo que pretendem, era realizar uma auditoria forense, ou então uma auditoria de procedimentos de contratação e autorização de despesas. Não tenho dúvidas que as coisas iriam aparecer e muita gente iria ficar com o rabinho em brasa...

Concluíndo, se não houvessem os negócios que têm que acontecer todos os anos (os Zé Maneis, os contentores anuais para a equipa B, os salários oferecidos à cabeça aos jogadores (sinal que o projecto desportivo/imagem do clube já não desperta interesse aos jogadores), as comichões, os factorings sobre as contas as receber, com juros de ágio, as relações "comerciais" com certas sociedades (fundos, o que lhes queiram chamar), as contas do clube, ainda que sem o sucesso desportivo desejável (e com o risco de negócio, que existe sempre), não estávamos nesta situação. Muito longe disso.
Portanto, deixo a pergunta...haverá alguém, fora da SAD, que sabe exactamente os negócios, negócio a negócio, parceria a parceria, que ocorreram nos últimos anos? Tenho as minhas (muitas) dúvidas..
Percebo as dúvidas e concordo com várias coisas mas...

Toda a gente sabe quem é o actual presidente do nosso clube, é o maior/melhor presidente do mundo. Nunca nenhum outro fez tanto com tão pouco em condições tão difíceis. É um ícone, uma pessoa que influenciou muita gente, muitas estruturas do futebol por este mundo fora.
Digo isto por um motivo muito simples: ninguém ouse pensar que ganha umas eleições sem apresentar um projecto credível, explicar muito bem explicado o que iria alterar na estrutura FC Porto no "como, porquê, com quem".
JFR não conseguiu/não quis aprofundar, não sei os motivos, mas ninguém ficou esclarecido da forma como ele vai dar a volta à situação muito complicada das Finanças do clube, por exemplo. Refugiou-se nos sítios do costume, sem aprofundar ou dizer as principais medidas para o futebol, para as Finanças, para a formação.
Manifestamente insuficiente. Pelo menos eu nunca votaria numa lista assim. Acho que nenhum sócio ficou esclarecido do seu plano para o clube.

Toda a gente sabe dos problemas que o clube apresenta, no relvado e, acima de tudo, na direção. Muita coisa está mal, a gestão do clube está longe de ser o que era, e acima de tudo, financeiramente, nunca estivemos tão frágeis.
Eu acho que era possível apresentar alguém que vencesse Pinto da Costa, infelizmente a minha esperança para tal compõe a lista A.

Acho que Pinto da Costa não está intocável há algum tempo, e uma lista que conseguisse apresentar as ideias com clareza e uma figura acima de qualquer suspeita e com trabalho feito seria, de longe, a melhor opção possível. Mas não é JFR.

Sei que Pinto da Costa não apresentou nada no seu programa daquilo que eu referi aqui sobre JFR. A diferença é que a actual direção já lá está, os outros é que têm que mostrar que irão melhorar a nossa situação. Pinto da Costa poderia apresentar exactamente o mesmo programa, com as mesmas pessoas das últimas eleições, e venceria estas eleições atrevo-me a dizer.
Não estou a dizer que JFR, com tempo e rodeado de pessoas competentes, não fosse capaz de mudar várias coisas. Acredito que sim, mas não na magnitude necessária no clube actualmente. Quer queiramos, quer não, o clube está num buraco e será preciso algo muito forte que faça o comum sócio votar em alguém com outro nome que não Pinto da Costa.
Sou da opinião que esta direção já não deveria lá estar, mas a mudar que seja para alguém que eu sinta capaz de mudar isto e aguentar o barco. Apenas acho que JFR não é a pessoa, e a entrevista de ontem só me mostrou isso mesmo. Nem promessas convincentes me deixou. Acho que não há nenhum rumo definido nem linhas orientadoras suficientes fortes/credíveis. Uma pena.

Nenhuma lista irá ganhar a Pinto da Costa sem um programa fortíssimo e não me parece, de longe, que qualquer lista actual o consiga.

PS: não me foquei tanto ponto a ponto do seu post porque estou no telemóvel e citar parte a parte desformatou-me o post.
 
  • Like
Reações: slowhand
J

JAEP

Guest
É um tipo de entrevista que se vê muito em eleições políticas. Sinceramente não vejo problema. Se os argumentos são ridículos, o entrevistado não tem problema em desmontá-los, e só ganha com isso!
E quando acontece isso em debates políticos ou por exemplo como aconteceu com Bruno de Carvalho há uns anos atrás os jornalistas são chamados à atenção pelos próprios entrevistados.
O Júlio aproveitou-se do estatuto que têm perante o Rio para claramente marcar uma posição de defesa a PdC. E Rio mal aí não teve coragem de parar e responder-lhe à letra, talvez lá está, pela consideração que tem pelo Júlio.
 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,565
5,618
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
E quando acontece isso em debates políticos ou por exemplo como aconteceu com Bruno de Carvalho há uns anos atrás os jornalistas são chamados à atenção pelos próprios entrevistados.
O Júlio aproveitou-se do estatuto que têm perante o Rio para claramente marcar uma posição de defesa a PdC. E Rio mal aí não teve coragem de parar e responder-lhe à letra, talvez lá está, pela consideração que tem pelo Júlio.
E o Bruno de Carvalho só ficava mal em chamar os jornalistas à atenção. Irritava-se, amuava, e não passava a sua mensagem. Tentava mostrar uma ironiazinha que não era mais que brejeirice. Não gostava de ver o Rio fazer algo de semelhante.

Antes pelo contrário, achei que face às perguntas o Rio manteve a calma e a coerência do discurso, defendeu o programa e as suas ideias, enfim - teve a postura correcta, passou a sua mensagem, e passou o teste.

Agora só espero um teste semelhante para os outros. Se não o tiverem, cá estarei para criticar!
 
J

JAEP

Guest
E o Bruno de Carvalho só ficava mal em chamar os jornalistas à atenção. Irritava-se, amuava, e não passava a sua mensagem. Tentava mostrar uma ironiazinha que não era mais que brejeirice. Não gostava de ver o Rio fazer algo de semelhante.

Antes pelo contrário, achei que face às perguntas o Rio manteve a calma e a coerência do discurso, defendeu o programa e as suas ideias, enfim - teve a postura correcta, passou a sua mensagem, e passou o teste.

Agora só espero um teste semelhante para os outros. Se não o tiverem, cá estarei para criticar!
Discordo, BdC desmascarava por completo o que certos jornalistas com agenda própria como foi o caso do JM ontem, tentavam fazer.
E se JFR tivesse feito o mesmo ontem, só teria ganhado com isso. Mesmo qualquer apoiante da lista A com um pouco de senso sabe que aquela entrevista / debate foi mau demais para ser verdade.

Repito, em termos jornalísticos aquilo não é nada.

E já agora, o tempo curto e o rumo que a entrevista levou em termos de perguntas foi RIDÍCULO, ficou tanta coisa importante por abordar.
Vê lá que só passado 30 minutos de entrevista é que se tocou de leve nas contas do clube.
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
31,637
12,219
Miguel tu não podes ser tanto Maria vai com as outras...

O Júlio de Magalhães já tinha sido diretor da TVI muitos anos!! Não tinha experiência quando chegou ao Porto canal???
Esse comentário foi mesmo por estar a ver o Rio e o Júlio a perderem tempo de antena para falarem de quem tinha mais experiência.
 
Última edição:

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
31,637
12,219
E mais, não vi o Júlio Magalhães ser mal educado ou pouco profissional. Até acho que o facto de ter colocado perguntas difíceis deu ao JF Rio a oportunidade de clarificar pontos do seu programa e eventuais incoerências que lhe poderiam apontar - o que, diga-se, acho que o Rio fez de forma competente.

Se a entrevista ao Nuno Lobo percorrer a mesma linha, acho que o resultado vai ser bem diferente. E todos queremos ver (acho eu) como é que os candidatos reagem sob pressão, e queremos saber se eles defendem bem as suas ideias sob todas as circunstâncias.
O Rio foi positivo, quis mostrar vontade, mas peca pela falta de experiência no mundo do futebol. O Júlio só me preocupou foi mesmo na forma como estava a respirar, parecia que não estava lá muito bem.
 
  • Like
Reações: Kandinsky

Pedro Manuel Bártolo

Arquibancada
24 Junho 2019
409
512
Conquistas
3
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
Percebo as dúvidas e concordo com várias coisas mas...

Toda a gente sabe quem é o actual presidente do nosso clube, é o maior/melhor presidente do mundo. Nunca nenhum outro fez tanto com tão pouco em condições tão difíceis. É um ícone, uma pessoa que influenciou muita gente, muitas estruturas do futebol por este mundo fora.
Digo isto por um motivo muito simples: ninguém ouse pensar que ganha umas eleições sem apresentar um projecto credível, explicar muito bem explicado o que iria alterar na estrutura FC Porto no "como, porquê, com quem".
JFR não conseguiu/não quis aprofundar, não sei os motivos, mas ninguém ficou esclarecido da forma como ele vai dar a volta à situação muito complicada das Finanças do clube, por exemplo. Refugiou-se nos sítios do costume, sem aprofundar ou dizer as principais medidas para o futebol, para as Finanças, para a formação.
Manifestamente insuficiente. Pelo menos eu nunca votaria numa lista assim. Acho que nenhum sócio ficou esclarecido do seu plano para o clube.

Toda a gente sabe dos problemas que o clube apresenta, no relvado e, acima de tudo, na direção. Muita coisa está mal, a gestão do clube está longe de ser o que era, e acima de tudo, financeiramente, nunca estivemos tão frágeis.
Eu acho que era possível apresentar alguém que vencesse Pinto da Costa, infelizmente a minha esperança para tal compõe a lista A.

Acho que Pinto da Costa não está intocável há algum tempo, e uma lista que conseguisse apresentar as ideias com clareza e uma figura acima de qualquer suspeita e com trabalho feito seria, de longe, a melhor opção possível. Mas não é JFR.

Sei que Pinto da Costa não apresentou nada no seu programa daquilo que eu referi aqui sobre JFR. A diferença é que a actual direção já lá está, os outros é que têm que mostrar que irão melhorar a nossa situação. Pinto da Costa poderia apresentar exactamente o mesmo programa, com as mesmas pessoas das últimas eleições, e venceria estas eleições atrevo-me a dizer.
Não estou a dizer que JFR, com tempo e rodeado de pessoas competentes, não fosse capaz de mudar várias coisas. Acredito que sim, mas não na magnitude necessária no clube actualmente. Quer queiramos, quer não, o clube está num buraco e será preciso algo muito forte que faça o comum sócio votar em alguém com outro nome que não Pinto da Costa.
Sou da opinião que esta direção já não deveria lá estar, mas a mudar que seja para alguém que eu sinta capaz de mudar isto e aguentar o barco. Apenas acho que JFR não é a pessoa, e a entrevista de ontem só me mostrou isso mesmo. Nem promessas convincentes me deixou. Acho que não há nenhum rumo definido nem linhas orientadoras suficientes fortes/credíveis. Uma pena.

Nenhuma lista irá ganhar a Pinto da Costa sem um programa fortíssimo e não me parece, de longe, que qualquer lista actual o consiga.

PS: não me foquei tanto ponto a ponto do seu post porque estou no telemóvel e citar parte a parte desformatou-me o post.
"Toda a gente sabe quem é o actual presidente do nosso clube, é o maior/melhor presidente do mundo. Nunca nenhum outro fez tanto com tão pouco em condições tão difíceis. É um ícone, uma pessoa que influenciou muita gente, muitas estruturas do futebol por este mundo fora.
Digo isto por um motivo muito simples: ninguém ouse pensar que ganha umas eleições sem apresentar um projecto credível, explicar muito bem explicado o que iria alterar na estrutura FC Porto no "como, porquê, com quem".
JFR não conseguiu/não quis aprofundar, não sei os motivos, mas ninguém ficou esclarecido da forma como ele vai dar a volta à situação muito complicada das Finanças do clube, por exemplo. Refugiou-se nos sítios do costume, sem aprofundar ou dizer as principais medidas para o futebol, para as Finanças, para a formação.
Manifestamente insuficiente. Pelo menos eu nunca votaria numa lista assim. Acho que nenhum sócio ficou esclarecido do seu plano para o clube."
Concordo, mas...o Presidente que fala, e que de facto é o maior do mundo, deve ter ficado numa realidade paralela, ali por volta do tempo do Jesualdo Ferreira a André Vilas Boas. Daí em diante é uma cópia (de mau gosto) daquilo que é/foi o melhor Presidente, o que nos colocou de forma brilhante no mapa dos grandes clubes mundiais.
Em relação ao projecto, o que não consigo perceber é como é que temos alguns (eles são fáceis de identificar, tal é a pujança com que fazem o contraditório à lá Pedro Guerra🤮🤮🤮) que consideram que o projecto do único (repito, único) responsável pelo descalabro do clube seja a única hipótese plausível. Estamos à espera de quê, que de agora em diante ande tudo na linha? Mas alguém no seu perfeito juízo acredita nisso?! Já partilhei a minha teoria para este mandato...ele deve imaginar que não vai acabar, portanto é irrelevante a situação em que o clube vai ficar quando ele nos deixar...
Esse argumento da apresentação do projecto...se funciona para o JFR, porque não funciona para o presidente actual? Ou ele não joga pelas mesmas regras que os outros? É que se não apresenta nada de novo (com ideias, projectos, processos...), o que temos a esperar é o que andamos a comer nos últimos anos...e para mim, que gosto genuinamente do clube, é deprimente e deplorável. E fico-me por estes adjectivos..
Acho que ficou foi muito dito das estruturas do clube ao (não) deixarem o candidato falar. Outra coisa que não vi ninguém a falar...alguém acha que é em 45 minutos que se apresenta um projecto para 4 anos, com linhas orientadoras, ideias, linhas gerais orientadoras, etc etc? Alguém conhece alguém que o tenha feito antes? É que eu não..


"Toda a gente sabe dos problemas que o clube apresenta, no relvado e, acima de tudo, na direção. Muita coisa está mal, a gestão do clube está longe de ser o que era, e acima de tudo, financeiramente, nunca estivemos tão frágeis.
Eu acho que era possível apresentar alguém que vencesse Pinto da Costa, infelizmente a minha esperança para tal compõe a lista A."
Okay, e se o responsável pelo actual estado de coisas mantém a lista que vem do passado, não deveria ser automaticamente motivo para exclusão? Ou, por ser dia mundial da criança, vamos acreditar neste "Pai Natal"?


"Acho que Pinto da Costa não está intocável há algum tempo, e uma lista que conseguisse apresentar as ideias com clareza e uma figura acima de qualquer suspeita e com trabalho feito seria, de longe, a melhor opção possível. Mas não é JFR."
Concordo, não é também o candidato que gostaria de ver. Mas à falta de mais heróis, não precisa ser nota 20. Se for honesto (que me parece), genuinamente interessado pelo clube (que me parece), basta começar por ser sério e aí nota 12 ou 13. O caminho faz-se caminhando.

"Sei que Pinto da Costa não apresentou nada no seu programa daquilo que eu referi aqui sobre JFR. A diferença é que a actual direção já lá está, os outros é que têm que mostrar que irão melhorar a nossa situação. Pinto da Costa poderia apresentar exactamente o mesmo programa, com as mesmas pessoas das últimas eleições, e venceria estas eleições atrevo-me a dizer."
Discordo veemente! Apesar de saber que quem está de fora tem que mostrar ao que vem (embora nem sempre é fácil, porque toda a gente deve perceber que o clube / SAD não são organismos transparentes, no sentido em que quem quiser saber do estado das coisas, conseguir), é aos que cá estão que cabe o ónus de demonstrar porque é que, tendo feito muita merd@ nos últimos 8 anos, conseguirão nestes 4 anos inverter o rumo das coisas. E todos (mesmo os boys) sabem que não vai acontecer...
Esta última frase é representativa do estado actual de coisas no clube...é a tal gratidão, como já nos foi dado alguma coisa, agora tem o direito de fazer o que lhe apetece. Isso não é Futebol Clube do Porto, isso é Futebol Clube Pinto da Costa. E eu não sou adepto desse clube...aliás, penso que ninguém será.
E permito-me dizer mais uma outra coisa...se é um facto que PdC colocou o nosso clube no mapa, o inverso não é, também, verdade? Não foi graças ao Porto que PdC ficou conhecido, até há alguns anos atrás, como o Presidente dos Presidentes? Então, qual é a gratidão que ele demonstra pelo Clube? Ninguém se questiona isso? Os affaires amorosos do presidente (que toda a gente fala, muitos brincam, ...), que há cerca de 13 anos (com/sem pinhões pelo caminho) nos ia afundando...alguém no Clube foi contra ele? Onde está a gratidão por isso? Que imagem é essa para o clube?
O único Pinto da Costa que conheço que existe sem o clube é o irmão dele, que é uma sumidade em medicina legal (penso que disse bem).

"Nenhuma lista irá ganhar a Pinto da Costa sem um programa fortíssimo e não me parece, de longe, que qualquer lista actual o consiga."
E provavelmente não irá ganhar porque o "sistema" vai sempre tentar proteger-se. O que se viu ontem na entrevista foi uma prova disso.

Gosto que discutamos pontos de vista, e cada um pode defender quem quiser, desde que esteja devidamente esclarecido do que está defendendo.
E discussões com elevação são uma das coisas que tem faltado ao clube nos últimos anos, para que o clube cresça, se fortaleça!
 

Pedro Manuel Bártolo

Arquibancada
24 Junho 2019
409
512
Conquistas
3
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
O Rio foi positivo, quis mostrar vontade, mas peca pela falta de experiência no mundo do futebol. O Júlio só me preocupou foi mesmo na forma como estava a respirar, parecia que não estava lá muito bem.
Sim, verdade...mas pelo que pesquisei, o actual presidente tinha, à data da eleição para Presidente do Porto, dois anos como director para o futebol e a experiência prévia nas modalidades.
 
  • Like
Reações: miguel
Estado
Não está aberto para novas respostas.