Percebo as dúvidas e concordo com várias coisas mas...
Toda a gente sabe quem é o actual presidente do nosso clube, é o maior/melhor presidente do mundo. Nunca nenhum outro fez tanto com tão pouco em condições tão difíceis. É um ícone, uma pessoa que influenciou muita gente, muitas estruturas do futebol por este mundo fora.
Digo isto por um motivo muito simples: ninguém ouse pensar que ganha umas eleições sem apresentar um projecto credível, explicar muito bem explicado o que iria alterar na estrutura FC Porto no "como, porquê, com quem".
JFR não conseguiu/não quis aprofundar, não sei os motivos, mas ninguém ficou esclarecido da forma como ele vai dar a volta à situação muito complicada das Finanças do clube, por exemplo. Refugiou-se nos sítios do costume, sem aprofundar ou dizer as principais medidas para o futebol, para as Finanças, para a formação.
Manifestamente insuficiente. Pelo menos eu nunca votaria numa lista assim. Acho que nenhum sócio ficou esclarecido do seu plano para o clube.
Toda a gente sabe dos problemas que o clube apresenta, no relvado e, acima de tudo, na direção. Muita coisa está mal, a gestão do clube está longe de ser o que era, e acima de tudo, financeiramente, nunca estivemos tão frágeis.
Eu acho que era possível apresentar alguém que vencesse Pinto da Costa, infelizmente a minha esperança para tal compõe a lista A.
Acho que Pinto da Costa não está intocável há algum tempo, e uma lista que conseguisse apresentar as ideias com clareza e uma figura acima de qualquer suspeita e com trabalho feito seria, de longe, a melhor opção possível. Mas não é JFR.
Sei que Pinto da Costa não apresentou nada no seu programa daquilo que eu referi aqui sobre JFR. A diferença é que a actual direção já lá está, os outros é que têm que mostrar que irão melhorar a nossa situação. Pinto da Costa poderia apresentar exactamente o mesmo programa, com as mesmas pessoas das últimas eleições, e venceria estas eleições atrevo-me a dizer.
Não estou a dizer que JFR, com tempo e rodeado de pessoas competentes, não fosse capaz de mudar várias coisas. Acredito que sim, mas não na magnitude necessária no clube actualmente. Quer queiramos, quer não, o clube está num buraco e será preciso algo muito forte que faça o comum sócio votar em alguém com outro nome que não Pinto da Costa.
Sou da opinião que esta direção já não deveria lá estar, mas a mudar que seja para alguém que eu sinta capaz de mudar isto e aguentar o barco. Apenas acho que JFR não é a pessoa, e a entrevista de ontem só me mostrou isso mesmo. Nem promessas convincentes me deixou. Acho que não há nenhum rumo definido nem linhas orientadoras suficientes fortes/credíveis. Uma pena.
Nenhuma lista irá ganhar a Pinto da Costa sem um programa fortíssimo e não me parece, de longe, que qualquer lista actual o consiga.
PS: não me foquei tanto ponto a ponto do seu post porque estou no telemóvel e citar parte a parte desformatou-me o post.
"Toda a gente sabe quem é o actual presidente do nosso clube, é o maior/melhor presidente do mundo. Nunca nenhum outro fez tanto com tão pouco em condições tão difíceis. É um ícone, uma pessoa que influenciou muita gente, muitas estruturas do futebol por este mundo fora.
Digo isto por um motivo muito simples: ninguém ouse pensar que ganha umas eleições sem apresentar um projecto credível, explicar muito bem explicado o que iria alterar na estrutura FC Porto no "como, porquê, com quem".
JFR não conseguiu/não quis aprofundar, não sei os motivos, mas ninguém ficou esclarecido da forma como ele vai dar a volta à situação muito complicada das Finanças do clube, por exemplo. Refugiou-se nos sítios do costume, sem aprofundar ou dizer as principais medidas para o futebol, para as Finanças, para a formação.
Manifestamente insuficiente. Pelo menos eu nunca votaria numa lista assim. Acho que nenhum sócio ficou esclarecido do seu plano para o clube."
Concordo, mas...o Presidente que fala, e que de facto é o maior do mundo, deve ter ficado numa realidade paralela, ali por volta do tempo do Jesualdo Ferreira a André Vilas Boas. Daí em diante é uma cópia (de mau gosto) daquilo que é/foi o melhor Presidente, o que nos colocou de forma brilhante no mapa dos grandes clubes mundiais.
Em relação ao projecto, o que não consigo perceber é como é que temos alguns (eles são fáceis de identificar, tal é a pujança com que fazem o contraditório à lá Pedro Guerra
) que consideram que o projecto do único (repito, único) responsável pelo descalabro do clube seja a única hipótese plausível. Estamos à espera de quê, que de agora em diante ande tudo na linha? Mas alguém no seu perfeito juízo acredita nisso?! Já partilhei a minha teoria para este mandato...ele deve imaginar que não vai acabar, portanto é irrelevante a situação em que o clube vai ficar quando ele nos deixar...
Esse argumento da apresentação do projecto...se funciona para o JFR, porque não funciona para o presidente actual? Ou ele não joga pelas mesmas regras que os outros? É que se não apresenta nada de novo (com ideias, projectos, processos...), o que temos a esperar é o que andamos a comer nos últimos anos...e para mim, que gosto genuinamente do clube, é deprimente e deplorável. E fico-me por estes adjectivos..
Acho que ficou foi muito dito das estruturas do clube ao (não) deixarem o candidato falar. Outra coisa que não vi ninguém a falar...alguém acha que é em 45 minutos que se apresenta um projecto para 4 anos, com linhas orientadoras, ideias, linhas gerais orientadoras, etc etc? Alguém conhece alguém que o tenha feito antes? É que eu não..
"Toda a gente sabe dos problemas que o clube apresenta, no relvado e, acima de tudo, na direção. Muita coisa está mal, a gestão do clube está longe de ser o que era, e acima de tudo, financeiramente, nunca estivemos tão frágeis.
Eu acho que era possível apresentar alguém que vencesse Pinto da Costa, infelizmente a minha esperança para tal compõe a lista A."
Okay, e se o responsável pelo actual estado de coisas mantém a lista que vem do passado, não deveria ser automaticamente motivo para exclusão? Ou, por ser dia mundial da criança, vamos acreditar neste "Pai Natal"?
"Acho que Pinto da Costa não está intocável há algum tempo, e uma lista que conseguisse apresentar as ideias com clareza e uma figura acima de qualquer suspeita e com trabalho feito seria, de longe, a melhor opção possível. Mas não é JFR."
Concordo, não é também o candidato que gostaria de ver. Mas à falta de mais heróis, não precisa ser nota 20. Se for honesto (que me parece), genuinamente interessado pelo clube (que me parece), basta começar por ser sério e aí nota 12 ou 13. O caminho faz-se caminhando.
"Sei que Pinto da Costa não apresentou nada no seu programa daquilo que eu referi aqui sobre JFR. A diferença é que a actual direção já lá está, os outros é que têm que mostrar que irão melhorar a nossa situação. Pinto da Costa poderia apresentar exactamente o mesmo programa, com as mesmas pessoas das últimas eleições, e venceria estas eleições atrevo-me a dizer."
Discordo veemente! Apesar de saber que quem está de fora tem que mostrar ao que vem (embora nem sempre é fácil, porque toda a gente deve perceber que o clube / SAD não são organismos transparentes, no sentido em que quem quiser saber do estado das coisas, conseguir), é aos que cá estão que cabe o ónus de demonstrar porque é que, tendo feito muita merd@ nos últimos 8 anos, conseguirão nestes 4 anos inverter o rumo das coisas. E todos (mesmo os boys) sabem que não vai acontecer...
Esta última frase é representativa do estado actual de coisas no clube...é a tal gratidão, como já nos foi dado alguma coisa, agora tem o direito de fazer o que lhe apetece. Isso não é Futebol Clube do Porto, isso é Futebol Clube Pinto da Costa. E eu não sou adepto desse clube...aliás, penso que ninguém será.
E permito-me dizer mais uma outra coisa...se é um facto que PdC colocou o nosso clube no mapa, o inverso não é, também, verdade? Não foi graças ao Porto que PdC ficou conhecido, até há alguns anos atrás, como o Presidente dos Presidentes? Então, qual é a gratidão que ele demonstra pelo Clube? Ninguém se questiona isso? Os affaires amorosos do presidente (que toda a gente fala, muitos brincam, ...), que há cerca de 13 anos (com/sem pinhões pelo caminho) nos ia afundando...alguém no Clube foi contra ele? Onde está a gratidão por isso? Que imagem é essa para o clube?
O único Pinto da Costa que conheço que existe sem o clube é o irmão dele, que é uma sumidade em medicina legal (penso que disse bem).
"Nenhuma lista irá ganhar a Pinto da Costa sem um programa fortíssimo e não me parece, de longe, que qualquer lista actual o consiga."
E provavelmente não irá ganhar porque o "sistema" vai sempre tentar proteger-se. O que se viu ontem na entrevista foi uma prova disso.
Gosto que discutamos pontos de vista, e cada um pode defender quem quiser, desde que esteja devidamente esclarecido do que está defendendo.
E discussões com elevação são uma das coisas que tem faltado ao clube nos últimos anos, para que o clube cresça, se fortaleça!