Estão muito irredutíveis em ajudar, parece-me. Dizem-me que já estou no limite mínimo de SPREAD, 0,95, e não descem mais. Para já vou ficar com fixa a 2 anos - a prestação vai aumentar, claro - e depois logo se vê. Entretanto iniciei um processo no Doutor Finanças, enviei documentos e estão a analisar. A ver se me dizem algo e se pode haver alguma coisa melhor por aí que eles consigam desencantar.
Entretanto falei com um do Bankinter e, realmente, eles têm uma proposta muito boa...no primeiro ano. Apesar de dizerem que a prestação ficaria à volta dos 470 euros nos dois anos a verdade é que fui lá ver à simulação e no 13º mês, ou seja, no início do segundo ano, a prestação duplicava e ia quase para os 900 €...lol....
Isto é um labirinto feito para nos roubar. Mais um exemplo: tenho um pequeno crédito quase a ser pago e queria baixar a prestação para compensar a subida da do crédito à habitação, estendendo o prazo. Não dá. Só dá se pedir mais dinheiro - porque há um limite mínimo - , amortizando o atual - e pagando uma taxa, ficando mais endividado. Com o que sobrava podia amortizar parte e ficava com a mesma dívida mas teria que pagar, lá está, mais uma taxa. Na altura, quando fiz o crédito individual, a prestação da casa estava baixa e nem se falava na subida das taxas euribor.
Resumindo: vamos ver se sai alguma coisa do Doutor finanças, senão tenho já garantida uma subida de pelo menos 180€ na prestação da casa. Felizmente temos orçamento suficiente para aguentar a coisa de forma relativamente tranquila. Nem quero imaginar famílias mais numerosas e com rendimentos mais baixos.
Precisava de ter algum amigo que percebesse disto dos bancos e das taxas e taxinhas, que trabalhasse num e lá no topo, na zona de quem toma as decisões e me conseguisse ajudar a minimizar o estrago.
Nota: sou cliente deles há 20 anos pelo menos. A convicção que tenho é que somos apenas números porque tudo é possível fazer, até nos porem com SPREAD de 0,1 se fosse preciso. Mas somos números e não passamos disso e eles seguem as regras que inventaram e, se não tiveres cunhas ou milhões, é o que levas.