Aumento da taxa euribor/Crédito habitação

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
18,496
23,845
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Em Dezembro atualização da prestação. Uma subida a rondar os 40%, na prestação da casa.
Consegui negociar uma pequena redução do Spread mas nada de muito significativo.

É esperar por dias melhores...
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
15,841
34,044
Como tens credito com taxa variável é sempre fácil mudar por isso sim podes voltar a mudar.

Não sei se percebi bem a segunda parte, mas se a tua euribor só atualiza em fevereiro deves fazer com que só mudes as condições em fevereiro se não estás a perder dinheiro.

Sobre qual a maturidade, só com uma bola de cristal, eu faria a 3M acho que a grande subida já aconteceu e por isso é mais vantajosa, e se começar a descer também é mais vantajosa.

Mais importante que isso é negociares bem o spread, ter os seguros fora do banco, e não ter comissões bancarias, atualmente não se paga pelas amortizações por isso é ainda mais facil mudar de banco há que aproveitar para não ter esses custos.
Obrigado @sirmister


Sim, só actualiza em Fevereiro. A questão era, imaginemos que amanhã mudo para 3 meses, em Fevereiro pago já consoante o valor da taxa euribor a 3 meses?

O spread foi negociado, não me baixam mais que 1,15%. Os seguros vão sair do banco assim que tiver a minuta assinada, antes disso a gestora não me aconselhou para não haver "problemas" no processo. De comissões pago 2,86€ de manutenção de conta. Enfim, foi o possível. Como disse, da parte do Dr Finanças não conseguiram arranjar soluções para o meu caso.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
69,017
41,085
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Obrigado @sirmister


Sim, só actualiza em Fevereiro. A questão era, imaginemos que amanhã mudo para 3 meses, em Fevereiro pago já consoante o valor da taxa euribor a 3 meses?

O spread foi negociado, não me baixam mais que 1,15%. Os seguros vão sair do banco assim que tiver a minuta assinada, antes disso a gestora não me aconselhou para não haver "problemas" no processo. De comissões pago 2,86€ de manutenção de conta. Enfim, foi o possível. Como disse, da parte do Dr Finanças não conseguiram arranjar soluções para o meu caso.
Se mudares amanha começas logo a pagar com euribor a 3 meses, e isso não te interessa.

Cada caso é sempre um caso, depende sempre do rendimento e LTV ( montante em divida a dividir pelo valor do imovel) por exemplo eu quando mudei a ultima vez para ter as condições que tive precisava de ter um LTV inferior a 75%.

Ainda assim acho esquisito que não consigas baixar isso pelo menos para 1%, pede propostas a bancos, telefona dizes que tens 1,15, seguros fora, e comissões 2,86 e se fazem melhor, e dá jeito mais que uma proposta, com a suspensão da taxa de amortização nos próximos meses acho que os bancos vão ser agressivos nas promoções, por isso e até fevereiro vai vendo.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
69,017
41,085
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Descida de juros se tudo correr bem lá para Agosto de 2023. Depende do conflitos geopolíticos que o mundo atravessa. Este mês subirá as taxas por parte do ECB em 50 pontos dia 15 de Dezembro
Pois eu acho que em 2023 ainda não desce deve é parar de subir, mas la está é só um bitaite.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
31,216
52,985
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Update do meu caso: acabei por mudar para a taxa euribor a 3M, mesmo no limite da atualização agora em janeiro que, se nada fizesse, seria a de 12M. Resultado: aumento de cerca 129€ na prestação da casa. Daqui a 3 meses logo se vê como a de 3M está mas estará sempre mais baixa do que a de 6M e a de 12M.
O meu SPREAD ficou nos 0.95, reduzido há cerca de 6 meses, e dali não baixaram.

Também me aconteceu isto:

Como disse, da parte do Dr Finanças não conseguiram arranjar soluções para o meu caso.
 
  • Like
Reações: Roberto_FCP

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
1,206
1,811
Esse foi o aviso que me deram no meu banco atual.
Para ter atenção a essas publicidades do Bankinter, que as taxas de arromba eram só durante um ano (nomeadamente os 0,85% de spread em créditos habitação)
Posso dar o meu exemplo do Bankinter.
Tinha crédito na CGD com spread a 1,25, Eur12 meses. 130keur a 30 anos.
No início de 2021, o Bankinter estava com promoção para taxa fixa.
A proposta do Bankinter era taxa fixa a 25anos + 5 variável, pagavam todas as despesas de transferência e caso fosse sugerido por alguém já cliente Bankinter teria a 1a prestação de oferta.
Falei com a CGD mas o melhor que faziam era manter Euribor a 12 meses e spread 1,1%. Para taxa fixa não tinham hipótese.
Decidi mudar para o Bankinter e fizeram tudo aquilo que se propuseram: pagaram todas as despesas de transferência, ofereceram a 1a prestação e aceitaram seguro de vida fora que fiz na Real Vida.
O valor da taxa fixa é 1,5%.
 
  • Like
Reações: Pedro Brandão

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
69,017
41,085
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Posso dar o meu exemplo do Bankinter.
Tinha crédito na CGD com spread a 1,25, Eur12 meses. 130keur a 30 anos.
No início de 2021, o Bankinter estava com promoção para taxa fixa.
A proposta do Bankinter era taxa fixa a 25anos + 5 variável, pagavam todas as despesas de transferência e caso fosse sugerido por alguém já cliente Bankinter teria a 1a prestação de oferta.
Falei com a CGD mas o melhor que faziam era manter Euribor a 12 meses e spread 1,1%. Para taxa fixa não tinham hipótese.
Decidi mudar para o Bankinter e fizeram tudo aquilo que se propuseram: pagaram todas as despesas de transferência, ofereceram a 1a prestação e aceitaram seguro de vida fora que fiz na Real Vida.
O valor da taxa fixa é 1,5%.
Tiveste um timing perfeito.
 

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
1,206
1,811
Posso dar o meu exemplo do Bankinter.
Tinha crédito na CGD com spread a 1,25, Eur12 meses. 130keur a 30 anos.
No início de 2021, o Bankinter estava com promoção para taxa fixa.
A proposta do Bankinter era taxa fixa a 25anos + 5 variável, pagavam todas as despesas de transferência e caso fosse sugerido por alguém já cliente Bankinter teria a 1a prestação de oferta.
Falei com a CGD mas o melhor que faziam era manter Euribor a 12 meses e spread 1,1%. Para taxa fixa não tinham hipótese.
Decidi mudar para o Bankinter e fizeram tudo aquilo que se propuseram: pagaram todas as despesas de transferência, ofereceram a 1a prestação e aceitaram seguro de vida fora que fiz na Real Vida.
O valor da taxa fixa é 1,5%.
Correção: início de 2022 e não 2021.
 
  • Like
Reações: Yggyfcp

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,545
6,778
44
Lisboa
não foi o centeno que disse que a euribor ia descer?
quando será que vai descer?
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
69,017
41,085
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
BCE deve subir taxas de juro em 50 pontos base em fevereiro e março
Klaas Knot, membro do Conselho do Banco Central Europeu, antecipa mais duas subidas de 50 pontos nas próximas reuniões de fevereiro e março. Diz que o ritmo dos aumentos das taxas de juro tem desacelerado, mas não aponta nova redução para os próximos meses.

 

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,393
1,053
O Centeno nao sabe o que diz sobre as taxas euribors...
Enaqunto a inflacao continuar alta, as taxas directoras do BCE vão continuar a aumentar.
Neste momento a infla~çao pouco baixou e ainda não se vê o impacto dos juros na economia (recessão).
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
31,216
52,985
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Não percebo muito de economia mas o BCE aumentar novamente os juros quando a inflação está a descer é duma ganância filha da puta. E não há quem ponha um limite nisto. É pagar, comer e calar.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,272
26,531
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Não percebo muito de economia mas o BCE aumentar novamente os juros quando a inflação está a descer é duma ganância filha da puta. E não há quem ponha um limite nisto. É pagar, comer e calar.
O problema é que a inflação desce porque os juros são aumentados.. Pelo menos é esse o objetivo do BCE pelo que tenho lido..
Mas para quem está a pagar casa a situação anda perto do limite e arrisca-se uma nova recessão.. Veremos como lidam com esta necessidade de equilíbrio..
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
31,216
52,985
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
O problema é que a inflação desce porque os juros são aumentados.. Pelo menos é esse o objetivo do BCE pelo que tenho lido..
Mas para quem está a pagar casa a situação anda perto do limite e arrisca-se uma nova recessão.. Veremos como lidam com esta necessidade de equilíbrio..
Sim, eu sei. Pelo menos é essa a cassete que eles mandam ao povo. Mas repara, quando os juros estavam baixos porque é que a inflação também estava baixa? Se a lógica é juros têm que aumentar para a inflação descer porque é que, a certa altura, os juros estavam quase negativos ou mesmo negativos e a inflação estava baixa? Há outros fatores que fazem aumentar a inflação, claro, mas isto soa tudo a ganância, um esquema para os mesmo ganharem infinitas somas de dinheiro.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,272
26,531
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sim, eu sei. Pelo menos é essa a cassete que eles mandam ao povo. Mas repara, quando os juros estavam baixos porque é que a inflação também estava baixa? Se a lógica é juros têm que aumentar para a inflação descer porque é que, a certa altura, os juros estavam quase negativos ou mesmo negativos e a inflação estava baixa? Há outros fatores que fazem aumentar a inflação, claro, mas isto soa tudo a ganância, um esquema para os mesmo ganharem infinitas somas de dinheiro.
A resposta é que não existia uma guerra, infelizmente.. E antes disso uma pandemia..
Mas também acredito que exista uma certa limpeza, que decorre ciclicamente, em termos económicos. Uma espécie de seleção natural económica de quem consegue suportar um certo nível de vida e de quem supostamente vive acima das possibilidades. E que acontecerá sempre mas esse é o modelo capitalista para o bem e para o mal.