ATP World Tour 2026

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,816
14,258
36
Porto
Ontem vi um Medvedev do auge dos hard courts. Também achei que o Alcaraz podia ter algum problema , notava se que não estava bem fisicamente. Mas mesmo um Alcaraz "em baixo" consegue sempre arranjar soluções.

A atitude do Medvedev é que foi completamente diferente dos últimos tempos : sóbrio , concentrado , bem fisicamente e com um serviço dos velhos tempos.

Não me lembro de um jogo do russo sem mostar emoções nenhumas. Completamente focado.

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
4,654
18,264
Conquistas
2
29
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Ontem vi um Medvedev do auge dos hard courts. Também achei que o Alcaraz podia ter algum problema , notava se que não estava bem fisicamente. Mas mesmo um Alcaraz "em baixo" consegue sempre arranjar soluções.

A atitude do Medvedev é que foi completamente diferente dos últimos tempos : sóbrio , concentrado , bem fisicamente e com um serviço dos velhos tempos.

Não me lembro de um jogo do russo sem mostar emoções nenhumas. Completamente focado.
Foi outplayed pelo Daniil, e há que dar mérito ao russo. Foi como dizes, exibição prime Meddy.
Vi o Alcaraz a ensaiar uma vez ou outra uma solução à la Federer que seria esquerda em slice cruzado relativamente curto para obrigar o Meddy a bater a bola baixa a meio do court o que o faz a seguir ter de subir à rede ou recuar e aí apanhá-lo desequilibrado, mas simplesmente não conseguiu impor sequer superioridade no fundo do court, onde muitas vezes a primeira aceleração até vinha do lado do Daniil. Das melhores exibições no tour em 2026

E claro, volto a dizer o que já disse aqui, o nivel “médio” do Carlitos não é superior ao de Sinner por exemplo. E portanto não estando num nivel estratosferico, até acho mais normal perder alguns jogos como este.

Acontece que esteve 2 meses e meio em estado de graça. Veremos daqui para a frente.
Mas uma coisa é certa, o Tour ganha com jogos destes

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,816
14,258
36
Porto
Foi outplayed pelo Daniil, e há que dar mérito ao russo. Foi como dizes, exibição prime Meddy.
Vi o Alcaraz a ensaiar uma vez ou outra uma solução à la Federer que seria esquerda em slice cruzado relativamente curto para obrigar o Meddy a bater a bola baixa a meio do court o que o faz a seguir ter de subir à rede ou recuar e aí apanhá-lo desequilibrado, mas simplesmente não conseguiu impor sequer superioridade no fundo do court, onde muitas vezes a primeira aceleração até vinha do lado do Daniil. Das melhores exibições no tour em 2026

E claro, volto a dizer o que já disse aqui, o nivel “médio” do Carlitos não é superior ao de Sinner por exemplo. E portanto não estando num nivel estratosferico, até acho mais normal perder alguns jogos como este.

Acontece que esteve 2 meses e meio em estado de graça. Veremos daqui para a frente.
Mas uma coisa é certa, o Tour ganha com jogos destes
Perfeitamente de acordo.

O Alcaraz perderá sempre muitos mais jogos que o sinner. Ele precisa de estar motivado , tem um mindset completamente diferente do italiano e dos outros. Precisa de ir abaixo para se recompor. Acredito que a carreira dele será sempre assim.

Não me espanta nada que agora fará uma temporada de terra batida ao nível dele. Como também não me espanta que depois disso terá outra quebra.

Num nível estratosférico , é muito superior a toda gente. Mas como tu dizes , ao não estar nesse nivel é um alvo mais "fácil" que o sinner ( que consegue manter uma regularidade impressionante ao longo de um ano inteiro , onde só é batido por um estratosférico Alcaraz ou lá está , num dia menos positivo que raramente tem )

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
4,654
18,264
Conquistas
2
29
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Perfeitamente de acordo.

O Alcaraz perderá sempre muitos mais jogos que o sinner. Ele precisa de estar motivado , tem um mindset completamente diferente do italiano e dos outros. Precisa de ir abaixo para se recompor. Acredito que a carreira dele será sempre assim.

Não me espanta nada que agora fará uma temporada de terra batida ao nível dele. Como também não me espanta que depois disso terá outra quebra.

Num nível estratosférico , é muito superior a toda gente. Mas como tu dizes , ao não estar nesse nivel é um alvo mais "fácil" que o sinner ( que consegue manter uma regularidade impressionante ao longo de um ano inteiro , onde só é batido por um estratosférico Alcaraz ou lá está , num dia menos positivo que raramente tem )
Acho que será em momentos como este em que vamos ver se Juan Carlos Ferrero continua ou não a ser indispensável para Carlitos.

Eu palpita-me que a longo prazo vamos perceber que sim. Não vejo grande figura imponente no campo do espanhol que o faça mudar ou fazer ajustes quando forem necessários ou que o ajude a manter objetivos claros e motivadores para que o chip do hard work esteja sempre lá.
Enquanto que com Sinner, dificilmente isso deixará de lá estar 24/7 (não desfazendo de Darren Cahill que faz um trabalho brutal).

Não me interpretem como hater do Carlitos, adoro génios como ele e o ténis precisa de gajos como ele, que também ajudem a desfazer o estereotipo de menino certinho do Country Club. Mas neste momento Sinner ainda é muito mais jogador que Carlos, não pelo o que acontece no h2h mas pelo o que o que cada um consegue produzir a uma quinta à tarde num 500 ou num Masters.

Pra finalizar, acho que nem os comentadores tugas (tirando o Morgado por ir muitas vezes ao torneio) conseguem reproduzir por palavras o que é a bola de Sinner, que não é tão flashy como a do Carlitos, mas sinceramente tendo já visto os dois ao vivo, acho Sinner muito mais overwhelming, é absurda a velocidade associada ao spin e à profundidade que consegue gerar. É tipo estar na zona de rebentação de ondas quando elas vêm todas seguidas

• Like
Reações: Roma

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
4,654
18,264
Conquistas
2
29
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Por acaso esta semana estive com jogadores a falar sobre isto mas adaptado à nossa realidade.
Exemplo prático parecido com essas mudanças: a malta que joga por exemplo ali na Foz, quando vai jogar aos courts exteriores de Lousada, tem tendência a querer aumentar um quilinho na tensão porque em Lousada a bola salta por todos os lados, uma vez que não só é mais alto, como também é um terreno muito aberto e quando faz sol e calor, faz sol e calor mesmo muito a sério.

8 Fevereiro 2023
20,780
26,144
Por acaso esta semana estive com jogadores a falar sobre isto mas adaptado à nossa realidade.
Exemplo prático parecido com essas mudanças: a malta que joga por exemplo ali na Foz, quando vai jogar aos courts exteriores de Lousada, tem tendência a querer aumentar um quilinho na tensão porque em Lousada a bola salta por todos os lados, uma vez que não só é mais alto, como também é um terreno muito aberto e quando faz sol e calor, faz sol e calor mesmo muito a sério.
Nem me fales de Lousada, raramente me dei bem lá tirando quando joguei nos rápidos indoor 🤣

Mas é isso, não são courts fáceis para se jogar de dia e então quando está vento ainda pior.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,816
14,258
36
Porto
Medvedev levou duplo 6-0 contra o Berrettini.

Continua a a história de amor do russo em clay 😭

• Wow
Reações: Raba