As nossas séries e filmes preferidos

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
MiguelDeco disse:
Eu uso para ir buscar os nomes dos realizadores russos e iranianos e por aí fora porque como é óbvio não os sei escrever correctamente :) E por vezes uso para saber que filmes vão fazendo os realizadores de filmes que por um motivo ou outro eu gostei. A valorização em si é completamente irrelevante para mim.. Como é óbvio, e como diz o Almadedragao, é claro que as grandes obras terão sempre alguma unanimidade, como também o tempo acaba por influenciar a avaliação das obras mais antigas onde por vezes também é moda gostar dos clássicos, mesmo que ás vezes as pessoas não os cheguem sequer a ver. Quanto à questão da popularidade eu concordo, e convém relembrar que o gosto muita das vezes acaba por ser influenciado por estas questões. Existe muitas vezes aquele sentimento que se tem um 9 é porque é excelente. E como já mostrei aqui, por vezes isso nem sempre corresponde à verdade. A questão da qualidade é sempre complexa, quando entramos no campo da arte ainda mais complexa é. O meu gosto pessoal é diferente de uma certa maioria, o que não quer dizer que os meus filmes são melhores que esses mesmos. São questões da nossa evolução como ser humano que vão condicionando essa coisa que se chama gosto. E cada ser humano é uma realidade particular.

Dou só um exemplo. O Amour do Haneke. Já o mostrei a algumas pessoas que não gostaram de o ver. O medo da realidade que se aproxima, o final ambíguo, a crueza das cenas e por aí fora. Para mim, que tomei conta dos meus avós mais de uma década da minha vida, é um filme que me tira o ar sempre que o vejo. Para mim é genial. Mas entendo que tenho condicionantes que me permitem que o veja dessa forma. Mas o inverso também é válido.

Resumindo, eu comparo (posso estar a ser exagerado mas é a minha visão) a sites como o tripadvisor ou aqueles sites dos restaurantes e da comida. Como não entendo como funciona, e como tenho desconfianças que aquilo possa muito bem estar armadilhado para me enganar, não consulto nem valorizo. E pese embora respeite quem o faça, não consigo entender é que se faça daquilo uma bíblia que se deve seguir.
Há uma coisa que tem que ser sempre tida em consideração, em todos os casos que referiste, que é o numero de votantes. Vamos, por exemplo, pegar num filme que nunca vi: o Avengers: Infinite War. Nota do IMDB de 8,5 e quase 800 mil votos. Eu acho que é demasiada gente a votar no mesmo sitio para estar toda a gente enganada. A conclusão que eu tiro é que, com este numero de votantes, tem que ser um bom filme (que é o que toda a gente diz).

O mesmo acontece no TripAdvisor ou no Booking, para reforçar o paralelismo. Se um hotel tem 500 mil votantes e tem uma nota de 9/10, ou um restaurante, é demasiada gente a votar positivamente para afinal ser um barrete.

Agora se vamos falar em coisas como mil votos e assim já é menos fidedigno. Embora eu já vi vários filmes com notas más que me divertiram bastante. Ainda para mais com a subjectividade ligada à arte, como tão bem defendeste.

Por exemplo, Better Caul Saul, nesta temporada não tem nenhum episódio com menos de 8,7. Isto quer dizer o quê? Para nós, que vimos, sabemos ser verdade.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,808
29,108
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sakamoto disse:
Há uma coisa que tem que ser sempre tida em consideração, em todos os casos que referiste, que é o numero de votantes. Vamos, por exemplo, pegar num filme que nunca vi: o Avengers: Infinite War. Nota do IMDB de 8,5 e quase 800 mil votos. Eu acho que é demasiada gente a votar no mesmo sitio para estar toda a gente enganada. A conclusão que eu tiro é que, com este numero de votantes, tem que ser um bom filme (que é o que toda a gente diz).

O mesmo acontece no TripAdvisor ou no Booking, para reforçar o paralelismo. Se um hotel tem 500 mil votantes e tem uma nota de 9/10, ou um restaurante, é demasiada gente a votar positivamente para afinal ser um barrete.

Agora se vamos falar em coisas como mil votos e assim já é menos fidedigno. Embora eu já vi vários filmes com notas más que me divertiram bastante. Ainda para mais com a subjectividade ligada à arte, como tão bem defendeste.

Por exemplo, Better Caul Saul, nesta temporada não tem nenhum episódio com menos de 8,7. Isto quer dizer o quê? Para nós, que vimos, sabemos ser verdade.
Eu entendo isso que queres dizer. Mas imagina isto..

https://www.youtube.com/watch?v=bqPARIKHbN8

Se isto aconteceu, como é possível garantirem a idoneidade destas aplicações?.. E como este caso devem existir milhares de situações como estas de pessoas que tentarão sempre enganar o sistema. E não vejo forma de garantirem que estas avaliações serão sempre 100% isentas de qualquer intervenção maliciosa.

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
MiguelDeco disse:
Eu entendo isso que queres dizer. Mas imagina isto..

https://www.youtube.com/watch?v=bqPARIKHbN8

Se isto aconteceu, como é possível garantirem a idoneidade destas aplicações?.. E como este caso devem existir milhares de situações como estas de pessoas que tentarão sempre enganar o sistema. E não vejo forma de garantirem que estas avaliações serão sempre 100% isentas de qualquer intervenção maliciosa.
Eu vi isto e a verdade é que te deixa em pensamento dúbio. Mas a verdade é uma, a experiência decorre e acaba. Um restaurante, ou hotel, que esteja num alto patamar durante muito tempo, tem que ser real. E para isso tem que ter milhares de votantes num espaço temporal grande. Consistência, por assim dizer.

E, já dentro do tópico, acho que os filmes no IMDB também têm que funcionar muito assim. Por exemplo, o Joker também tem 8,5 com quase 800 mil votos, como o Endgame. Eu achei o Joker um dos melhores filmes dos últimos anos e com uma nota destas, com este numero de votos, parece ser consensual. Só que já chegou a ter 9,8.

Eu acho que o IMDB pode servir de "farol" nestes casos. Mas lá está, desde que o numero de votantes seja substancial.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,399
10,575
Conquistas
7
45
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Eu guio-me mais pelo rotten tomatoes. Onde vemos não só a apreciação dos críticos de cinema como do público geral.

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
122,892
55,677
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Neste período de quarentena a Netflix têm sido a minha/nossa companheira com maior regularidade.

Mas atenção ao streaming da Disney. Chega no verão a Portugal e vai ser um sério concorrente.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,048
747
2 semanas e vi Ozark de fio a pavio. Grande série, com um enredo espectacular e potencial para mais 2/3 temporadas de grande nível.

Amanhã irei começar Better Call Saul.

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Quanto ao episódio de BCS eu gostei.  Acho que a tensão que vinha dos últimos episódios tinha sempre tendência a acalmar um bocado e estes 3 últimos episódios têm que ser vistos como um todo. Ficou o mote para o que possa ser uma sexta temporada do melhor.

E Tony Dalton é uma grande surpresa como Lalo Salamanca. Uma personagem riquíssima com uma interpretação incrível de um actor que, confesso, nunca tinha ouvido falar.

E estive o episódio todo a querer que o gajo se safasse! Ainda bem que assim aconteceu!

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,435
12,185
Conquistas
1
  • Jardel
Sakamoto disse:
E Tony Dalton é uma grande surpresa como Lalo Salamanca. Uma personagem riquíssima com uma interpretação incrível de um actor que, confesso, nunca tinha ouvido falar.
Subscrevo.

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,571
5,637
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
JAEP disse:
Froxo demais a season finale de BCS.
Era muito difícil manter o nível por todos os episódios!

Deixou demasiado em aberto. Não deixou a sensação que um season finale deve deixar.

Por outro lado, estou cada vez mais ansioso pela próxima temporada, que creio será a última