Há uma coisa que tem que ser sempre tida em consideração, em todos os casos que referiste, que é o numero de votantes. Vamos, por exemplo, pegar num filme que nunca vi: o Avengers: Infinite War. Nota do IMDB de 8,5 e quase 800 mil votos. Eu acho que é demasiada gente a votar no mesmo sitio para estar toda a gente enganada. A conclusão que eu tiro é que, com este numero de votantes, tem que ser um bom filme (que é o que toda a gente diz).MiguelDeco disse:Eu uso para ir buscar os nomes dos realizadores russos e iranianos e por aí fora porque como é óbvio não os sei escrever correctamente E por vezes uso para saber que filmes vão fazendo os realizadores de filmes que por um motivo ou outro eu gostei. A valorização em si é completamente irrelevante para mim.. Como é óbvio, e como diz o Almadedragao, é claro que as grandes obras terão sempre alguma unanimidade, como também o tempo acaba por influenciar a avaliação das obras mais antigas onde por vezes também é moda gostar dos clássicos, mesmo que ás vezes as pessoas não os cheguem sequer a ver. Quanto à questão da popularidade eu concordo, e convém relembrar que o gosto muita das vezes acaba por ser influenciado por estas questões. Existe muitas vezes aquele sentimento que se tem um 9 é porque é excelente. E como já mostrei aqui, por vezes isso nem sempre corresponde à verdade. A questão da qualidade é sempre complexa, quando entramos no campo da arte ainda mais complexa é. O meu gosto pessoal é diferente de uma certa maioria, o que não quer dizer que os meus filmes são melhores que esses mesmos. São questões da nossa evolução como ser humano que vão condicionando essa coisa que se chama gosto. E cada ser humano é uma realidade particular.
Dou só um exemplo. O Amour do Haneke. Já o mostrei a algumas pessoas que não gostaram de o ver. O medo da realidade que se aproxima, o final ambíguo, a crueza das cenas e por aí fora. Para mim, que tomei conta dos meus avós mais de uma década da minha vida, é um filme que me tira o ar sempre que o vejo. Para mim é genial. Mas entendo que tenho condicionantes que me permitem que o veja dessa forma. Mas o inverso também é válido.
Resumindo, eu comparo (posso estar a ser exagerado mas é a minha visão) a sites como o tripadvisor ou aqueles sites dos restaurantes e da comida. Como não entendo como funciona, e como tenho desconfianças que aquilo possa muito bem estar armadilhado para me enganar, não consulto nem valorizo. E pese embora respeite quem o faça, não consigo entender é que se faça daquilo uma bíblia que se deve seguir.
O mesmo acontece no TripAdvisor ou no Booking, para reforçar o paralelismo. Se um hotel tem 500 mil votantes e tem uma nota de 9/10, ou um restaurante, é demasiada gente a votar positivamente para afinal ser um barrete.
Agora se vamos falar em coisas como mil votos e assim já é menos fidedigno. Embora eu já vi vários filmes com notas más que me divertiram bastante. Ainda para mais com a subjectividade ligada à arte, como tão bem defendeste.
Por exemplo, Better Caul Saul, nesta temporada não tem nenhum episódio com menos de 8,7. Isto quer dizer o quê? Para nós, que vimos, sabemos ser verdade.