Certo, é de avaliação. Não quero teimar porque não estudei o assunto, mas a crítica especializada é o que no final afina as notas. Não são só pessoas a votar.
Pesquisei sobre isso do fake ratings e uma das críticas é existirem muitos votos no 1 e no 10. Claro...mas isso são as pessoas a equilibrar.
Esse filme é Turco, Miguel. Cinema europeu não está bem avaliado no imdb. Acaba por ser normal porque é um site que tem uma base de dados enorme e os filmes mais desconhecidos acabam por ser isso mesmo, esquecidos. Acredito que um Godard, um Kusturica, um Antonioni, um Fellini, um Kurosawa, um Tarkovski, um Bergman ou um Almodóvar estejam bem avaliados. Quer dizer, quando são europeus eu dou mentalmente mais uns 0,5 valores porque o imdb tem os critérios mais voltados para o Hollywoodesco.
Se eu amanhã fizer um filme, se só tiver o meu voto tenho um 10/10. A crítica especializada não chega a todo o lado e onde não chega, a avaliação fica por conta das pessoas comuns e obviamente fica marcada pelas emoções. Aqui no forum vamos 100 votar nota 10 num filme português e fica desvirtuado.
Concluindo, acredito que o imdb tenha más avaliações. O laranja mecânica e tudo o que é Kubrick estar tão longe do pódio é um crime. E o número 1 é um absurdo. Mas entendendo os critérios do imdb, o rotten tomatoes fica a dever muito.
E voltando à origem, o BCS é uma série onde a crítica especializada chega e a avaliação é mais fiável. Um 9,9 não é fácil...nem há motivo para existir uma legião a votar nisso.
Os filmes indianos claro... é outra história.
Esse filme turco tem 8,9 mas não aparece no top pq não está "registado" com selo de aprovação do site. Penso eu...