As nossas séries e filmes preferidos

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,636
1,675
Pavão disse:
Não revela nada... Apenas serve de teaser para ir ver e perceber a referência
No episodio 8 Forest diz "..vou-te revelar um segredo Lilly..."

Como nao gosto de ver teasers, para mim um segredo revelado no ultimo episodio é spoil. Pontos de vista.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,312
29,898
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Jorge Pacino disse:
O imdb falha no cinema europeu, tudo o que for americano está muito bem avaliado. E mesmo o europeu, pode ser injusto em relação a um filme mas não está muito longe. É o melhor site de crítica, sem dúvida alguma.

Mas gostava de ver exemplos de coisas fracas com notas muito altas...
O imdb não é um site de crítica. É um site de avaliação de filmes e séries por parte de pessoas. Pouca crítica especializada lá tem. Pelo menos profissional. Mas mesmo que tenha, não é por isso que é mais conhecida. É certamente conhecido pela sua percentagem de aprovação ou não.

Eu posso dar-te mil e um exemplos, então de filmes indianos posso dar-te 500.. Mas deixo-te o exemplo talvez mais escandaloso..

https://www.imdb.com/title/tt2471640/?ref_=fn_al_tt_2

https://www.imdb.com/title/tt5813916/

E se pesquisares no google por fake ratings imdb encontras muita informação sobre isso.

J

Jorge Pacino

Guest
MiguelDeco disse:
O imdb não é um site de crítica. É um site de avaliação de filmes e séries por parte de pessoas. Pouca crítica especializada lá tem. Pelo menos profissional. Mas mesmo que tenha, não é por isso que é mais conhecida. É certamente conhecido pela sua percentagem de aprovação ou não.

Eu posso dar-te mil e um exemplos, então de filmes indianos posso dar-te 500.. Mas deixo-te o exemplo talvez mais escandaloso..

https://www.imdb.com/title/tt2471640/?ref_=fn_al_tt_2

https://www.imdb.com/title/tt5813916/

E se pesquisares no google por fake ratings imdb encontras muita informação sobre isso.
Certo, é de avaliação. Não quero teimar porque não estudei o assunto, mas a crítica especializada é o que no final afina as notas. Não são só pessoas a votar.

Pesquisei sobre isso do fake ratings e uma das críticas é existirem muitos votos no 1 e no 10. Claro...mas isso são as pessoas a equilibrar.

Esse filme é Turco, Miguel. Cinema europeu não está bem avaliado no imdb. Acaba por ser normal porque é um site que tem uma base de dados enorme e os filmes mais desconhecidos acabam por ser isso mesmo, esquecidos. Acredito que um Godard, um Kusturica, um Antonioni, um Fellini, um Kurosawa, um Tarkovski, um Bergman ou um Almodóvar estejam bem avaliados. Quer dizer, quando são europeus eu dou mentalmente mais uns 0,5 valores porque o imdb tem os critérios mais voltados para o Hollywoodesco.

Se eu amanhã fizer um filme, se só tiver o meu voto tenho um 10/10. A crítica especializada não chega a todo o lado e onde não chega, a avaliação fica por conta das pessoas comuns e obviamente fica marcada pelas emoções. Aqui no forum vamos 100 votar nota 10 num filme português e fica desvirtuado.

Concluindo, acredito que o imdb tenha más avaliações. O laranja mecânica e tudo o que é Kubrick estar tão longe do pódio é um crime. E o número 1 é um absurdo. Mas entendendo os critérios do imdb, o rotten tomatoes fica a dever muito.
E voltando à origem, o BCS é uma série onde a crítica especializada chega e a avaliação é mais fiável. Um 9,9 não é fácil...nem há motivo para existir uma legião a votar nisso.

Os filmes indianos claro... é outra história.

Esse filme turco tem 8,9 mas não aparece no top pq não está "registado" com selo de aprovação do site. Penso eu...

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,312
29,898
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Jorge Pacino disse:
Certo, é de avaliação. Não quero teimar porque não estudei o assunto, mas a crítica especializada é o que no final afina as notas. Não são só pessoas a votar.

Pesquisei sobre isso do fake ratings e uma das críticas é existirem muitos votos no 1 e no 10. Claro...mas isso são as pessoas a equilibrar.

Esse filme é Turco, Miguel. Cinema europeu não está bem avaliado no imdb. Acaba por ser normal porque é um site que tem uma base de dados enorme e os filmes mais desconhecidos acabam por ser isso mesmo, esquecidos. Acredito que um Godard, um Kusturica, um Antonioni, um Fellini, um Kurosawa, um Tarkovski, um Bergman ou um Almodóvar estejam bem avaliados. Quer dizer, quando são europeus eu dou mentalmente mais uns 0,5 valores porque o imdb tem os critérios mais voltados para o Hollywoodesco.

Se eu amanhã fizer um filme, se só tiver o meu voto tenho um 10/10. A crítica especializada não chega a todo o lado e onde não chega, a avaliação fica por conta das pessoas comuns e obviamente fica marcada pelas emoções. Aqui no forum vamos 100 votar nota 10 num filme português e fica desvirtuado.

Concluindo, acredito que o imdb tenha más avaliações. O laranja mecânica e tudo o que é Kubrick estar tão longe do pódio é um crime. E o número 1 é um absurdo. Mas entendendo os critérios do imdb, o rotten tomatoes fica a dever muito.
E voltando à origem, o BCS é uma série onde a crítica especializada chega e a avaliação é mais fiável. Um 9,9 não é fácil...nem há motivo para existir uma legião a votar nisso.

Os filmes indianos claro... é outra história.

Esse filme turco tem 8,9 mas não aparece no top pq não está "registado" com selo de aprovação do site. Penso eu...
Eu também não sei muito bem como funciona. E por causa disso mesmo não confio em nada de sites como estes. Tento ler sempre uma ou outra crítica de algumas páginas de referência mas mesmo assim o que me importa sempre é aquilo que eu acho e mais nada :)

Quando tu vês que o Milagre na Cela 7 tem 8.3 e o Spartacus tem 7.9 deveria querer dizer alguma coisa :)

Quando ao BCS, o ponto é que a pontuação em termos de comparação com o B.B em nada é relevante para a questão. Será mais normal que as pessoas que gostem mais de acção e ritmo gostem mais de BB e não tanto do lado mais contemplativo de BCS. Mas em termos daquilo que importa, o génio quer do diretor quer dos atores é completamente inegável. E julgo que aí estamos de acordo.

Ps: O filme turco é um caso que me espanta porque tem 100 mil votos. E uma média de 9.. E também não entendo nada desses topos.

J

Jorge Pacino

Guest
MiguelDeco disse:
Eu também não sei muito bem como funciona. E por causa disso mesmo não confio em nada de sites como estes. Tento ler sempre uma ou outra crítica de algumas páginas de referência mas mesmo assim o que me importa sempre é aquilo que eu acho e mais nada :)

Quando tu vês que o Milagre na Cela 7 tem 8.3 e o Spartacus tem 7.9 deveria querer dizer alguma coisa :)

Quando ao BCS, o ponto é que a pontuação em termos de comparação com o B.B em nada é relevante para a questão. Será mais normal que as pessoas que gostem mais de acção e ritmo gostem mais de BB e não tanto do lado mais contemplativo de BCS. Mas em termos daquilo que importa, o génio quer do diretor quer dos atores é completamente inegável. E julgo que aí estamos de acordo.

Ps: O filme turco é um caso que me espanta porque tem 100 mil votos. E uma média de 9.. E também não entendo nada desses topos.
Tudo o que tiver o selo imdb é fiável, o cinema de autor e filmes menos conhecidos que não sejam avaliados pelos críticos já não é fiável. Mas o alcance do site é muito grande, para quem não se aventura tanto nos filmes nunca terá esse o problema. E indianos e turcos a votar nos seus filmes já se sabe como é...

Isso do milagre na cela 7 não podes ver agora, espera um ano +/- para o filme atingir a classificação definitiva. O era uma vez em Hollywood do Tarantino quando foi lançado andava pelos 8,9...  Mas o site também tem um bom critério, que é avaliar a qualidade tendo em conta o que o filme se propõe a ser. Não têm problema nenhum em colocar um senhor dos anéis ou até um Avengers muito bem cotados porque são o melhor do seu género. Enquanto Spartacus é muito bom filme mas podia ser ainda melhor, um senhor dos anéis não há muito por onde pegar, está bem feito. Qual é que eu prefiro? Spartacus claro...

Sim concordo com isso do BCS e BB, mas estás a esquecer que neste caso as pontuações têm dedo da crítica especializada, não são só votos de pessoas. Embora BCS também seja recente e por isso tem de consolidar a classificação. Depende sempre de como envelhece o filme. Há filmes que quando saem são muitos sobrevalorizados e há outros que só se dá valor passado uns anos...

Pois, são 100 mil votos de turcos imagino eu. Mas são muitos com essa classificação que ficam de fora do top por não haver rigor na classificação.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,471
10,857
Conquistas
7
45
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
8down disse:
No episodio 8 Forest diz "..vou-te revelar um segredo Lilly..."

Como nao gosto de ver teasers, para mim um segredo revelado no ultimo episodio é spoil. Pontos de vista.
Sem a explicação do que acontece é igual e ninguém percebe... Aliás, mesmo vendo o episódio e coçando muito a cabeça tem que se pensar muito para perceber todo o conceito... Mas pronto, há gente que na falta de melhor gosta disto...

Ansiosamente à espera do próximo episódio de westworld...
Pena a covid... Há series que nunca mais sai nada sobre as próximas temporadas...

Taboo????
The boys????
American gods????
Doom patrol????

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,471
10,857
Conquistas
7
45
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Pavão disse:
Sem a explicação do que acontece é igual e ninguém percebe... Aliás, mesmo vendo o episódio e coçando muito a cabeça tem que se pensar muito para perceber todo o conceito... Mas pronto, há gente que na falta de melhor gosta disto...

Pena a covid... Há series que nunca mais sai nada sobre as próximas temporadas...

Taboo????
The boys????
American gods????
Doom patrol????
Devs e Outsider não devem ter mais temporadas, o arco da história fica perfeitamente fechado na primeira.

Taboo foi uma série incrível, com Tom hardy ao seu melhor nível... A segunda temporada prometia acção nos Açores... Mas o projecto parece ter sido abandonado...

American Gods tem mais uma saída (o actor que faz de Mr Nancy bateu com a porta)... Depois de muitas e grandes perdas no cast... A série começa a parecer uma manta de retalhos... Apesar do Neil gaiman continuar no projecto

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Pavão disse:

Taboo????
The boys????
American gods????
Doom patrol????
Por acaso também nunca mais ouvi falar de Taboo. Eu só vi uma temporada, há mais?

Nonnenmacher

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2014
10,596
25,169
Conquistas
6
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Sakamoto disse:
Por acaso também nunca mais ouvi falar de Taboo. Eu só vi uma temporada, há mais?
Também ando à espera da 2ª temporada, até revi a 1ª temporada quando repetiu no AMC. Parece que a nova temporada vai depender da disponibilidade do Tom Hardy, é um moço muito ocupado. E cheguei a ler que já tinham uma 3º temporada planeada também.

Neste momento ando a ver Babylon Berlin. Quando arranjarem um tempinho vejam-na pois vale bem a pena.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,312
29,898
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Jorge Pacino disse:
Pois, são 100 mil votos de turcos imagino eu. Mas são muitos com essa classificação que ficam de fora do top por não haver rigor na classificação.
Entendes agora porque raio eu disse que é uma coisa que não é muito confiável? Existe também a questão do género nos filmes, as mulheres preferem um tipo os homens preferem outro. E por aí fora.
Ainda assim prefiro o velho método de termos os críticos a desancar em tudo que é comercial para depois termos orgasmos com o último filme do Gaspar Noé .-."

J

Jorge Pacino

Guest
MiguelDeco disse:
Entendes agora porque raio eu disse que é uma coisa que não é muito confiável? Existe também a questão do género nos filmes, as mulheres preferem um tipo os homens preferem outro. E por aí fora.
Ainda assim prefiro o velho método de termos os críticos a desancar em tudo que é comercial para depois termos orgasmos com o último filme do Gaspar Noé .-."
Isso do género...agora lançaram o Ocean 8 com a irmã ou prima do Danny Ocean, o Ghostbusters versão mulheres e o regresso dos Anjos de Charlie. E tem sido um enorme fracasso. Primeiro porque abusam do tema feminismo em detrimento da história e depois porque as mulheres não precisam de ver outras mulheres para apreciar um filme. E por último porque são reboots e já ninguém os suporta.

Mas realmente o cinema carece de mulheres protagonistas. O que acaba por ser normal por inúmeras razões. Mas as portas estão abertas para as boas realizadores mulheres que há.

Mas não sei se percebi muito bem isso da mulher gostar de um filme e o homem de outro. Um Mamma mia?

Isso do Gaspar Noé é verdade ahahah mas lá está, a crítica precisa de amadurecer. Há muita crítica que envelhece mal também.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,759
18,463
MiguelDeco disse:
O imdb não é um site de crítica. É um site de avaliação de filmes e séries por parte de pessoas.
Para mim o imdb é uma base de dados sobre cinema. Serve-me muitas vezes para responder à pergunta, de onde é que conheço este gajo? Quanto às pontuações, são uma amostra de popularidade, não de qualidade.

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,274
9,800
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Independentemente da designação do IMDB, na verdade são pouquíssimos os filmes dos quais discordo com a sua classificação lá, isto dando uma margem de erro de meio ponto em 10.

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Já vos apanhei em Better Call Saul e, senhores, tá a um nível incrivel!

Este episódio 9 é qualquer coisa!

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,312
29,898
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
PO disse:
Para mim o imdb é uma base de dados sobre cinema. Serve-me muitas vezes para responder à pergunta, de onde é que conheço este gajo? Quanto às pontuações, são uma amostra de popularidade, não de qualidade.
Eu uso para ir buscar os nomes dos realizadores russos e iranianos e por aí fora porque como é óbvio não os sei escrever correctamente :) E por vezes uso para saber que filmes vão fazendo os realizadores de filmes que por um motivo ou outro eu gostei. A valorização em si é completamente irrelevante para mim.. Como é óbvio, e como diz o Almadedragao, é claro que as grandes obras terão sempre alguma unanimidade, como também o tempo acaba por influenciar a avaliação das obras mais antigas onde por vezes também é moda gostar dos clássicos, mesmo que ás vezes as pessoas não os cheguem sequer a ver. Quanto à questão da popularidade eu concordo, e convém relembrar que o gosto muita das vezes acaba por ser influenciado por estas questões. Existe muitas vezes aquele sentimento que se tem um 9 é porque é excelente. E como já mostrei aqui, por vezes isso nem sempre corresponde à verdade. A questão da qualidade é sempre complexa, quando entramos no campo da arte ainda mais complexa é. O meu gosto pessoal é diferente de uma certa maioria, o que não quer dizer que os meus filmes são melhores que esses mesmos. São questões da nossa evolução como ser humano que vão condicionando essa coisa que se chama gosto. E cada ser humano é uma realidade particular.

Dou só um exemplo. O Amour do Haneke. Já o mostrei a algumas pessoas que não gostaram de o ver. O medo da realidade que se aproxima, o final ambíguo, a crueza das cenas e por aí fora. Para mim, que tomei conta dos meus avós mais de uma década da minha vida, é um filme que me tira o ar sempre que o vejo. Para mim é genial. Mas entendo que tenho condicionantes que me permitem que o veja dessa forma. Mas o inverso também é válido.

Resumindo, eu comparo (posso estar a ser exagerado mas é a minha visão) a sites como o tripadvisor ou aqueles sites dos restaurantes e da comida. Como não entendo como funciona, e como tenho desconfianças que aquilo possa muito bem estar armadilhado para me enganar, não consulto nem valorizo. E pese embora respeite quem o faça, não consigo entender é que se faça daquilo uma bíblia que se deve seguir. 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,573
5,640
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Sakamoto disse:
Já vos apanhei em Better Call Saul e, senhores, tá a um nível incrivel!

Este episódio 9 é qualquer coisa!
Para mim já é superior a Breaking Bad. Muito ansioso para ver hoje o season finale!