Vi finalmente o Joker
O filme tem duas interpretações.
A que mais importa, em termos de cinema, eu gostei imenso. É um filme que nos tenta transmitir a lenta decadência e desumanização de um ser humano e a sua transformação em algo sinistro. Fruto de quê? Para quê?
Na minha opinião isso é o que menos importa, só o processo de demonstração dessa desumanização faz o filme ter uma relevância assinalável.
E aqui entra a segunda interpretação do filme. Esta ideia de que o filme é um statement político, ou que é uma incitação a movimentos anárquicos, e a forma como isso fez com que este filme provocou alguma repulsa e pânico em alguns setores é de facto a prova que estes tempos modernos são de facto tempos estranhos. Nem o cinema consegue escapar a esta nova seita que para aí anda. O filme não aborda tema nenhum que já não tenha sido abordado, não vem dizer nada que já não se saiba e que já não tenha sido filmado imensas vezes. Esta permanente teorização de tudo acaba por retirar o foco a um filme, que em termos estritamente cinematográficos acaba por se transformar num filme que ficará na história como uma brilhante interpretação do Phoenix, uma excelente fotografia e uma banda sonora imensamente inteligente e bem escolhida.
E tudo o resto que se possa dizer sobre isto acaba por ser uma triste piada.
Ps: a única coisa que acabei pro não gostar tanto acaba por ser na ligação ao universo Batman. Acho que podia ter sido uma linha da narrativa que podia ter sido lidada com mais alguma finesse e não tanto com uma ligação que por vezes dá alguma sensação de estar a ser forçada.