Eu também gosto do estudo do ser humano e da sua evolução mas para esta area prefiro outros locais que não o cinema.
Eu enquandro-me no grupo de pessoas que encontra precisamente no cinema a oportunidade de tal como dizes, de derivar para outras realidades, sendo um confesso admirador de filmes que nos levam para lá da imaginação, para lá da nossa realidade.
Só que aqui existem caminhos muito perigosos, muitos filmes maus, pessimamente realizados, e torna-se facil não gostar, logo tento fazer o melhor filtro possivel para encontrar dentro desta categoria filmes com boa critica a nivel de realização e/ou goste do historico do realizador, é fundamental filtrar para evitar muitas más experiências.
Dou o exemplo de dois filmes bem recentes que estão para lá da realidade, de uma imaginação incrivel que são tão bons que não preciso de encontrar lógica para a argumentação, bastou sentir que foi um excelente momento que passei a ver os filmes, Interstellar e Transcendance.
Lá está dois filmes que adorei e que o segredo está nos realizadores, Christopher Nolan e o seu braço direito até á bem pouco tempo Wally Pfister.
Outros como os Wachowskis ( se bem que já estão a fugir á sua genese para poderem tornaram-se mais comerciais ), James Cameron, Riddley Scott, Neil Blomkamp ( dos que mais admiro, excelente filmes com low budgets ).