vão - acho que me referia a janela. Ou poderia ser a distância entre duas paredes estruturais.
a estrutura é tudo o que ajudo a manter a casa em pé. Normalmente é tudo o que seja em betão, mas tb pode ser uma estrutura metálica ou em madeira, o que provavelmente será o caso. Paredes em tijolo não sustentam o telhado
a laje é o piso, isto é, tens uma laje térrea, depois tens a laje do primeiro piso e depois a de cobertura. Há vários tipos de laje, que são usadas conforme a as necessidades. Tamanha do vão, espessura pretendida, etc. Depois tem é custos de construção variáveis, mas numa habitação normalmente não existem grandes problemas.
Acredito que estejas fascinado com essa janela de canto, mas espero que estejas consciente que isso te vai encarecer a obra. (sinceramente não faço ideia se é um custo muito significativo). Eu pessoalmente acho que se tivesses um pilar interior naquele canto não vinha grande mal ao mundo. Tb dependia do tipo de pilar, que até poderia ser metálico (implicava provavelmente um pilar de dimensoes mais pequenas, mas mais caro claro). exteriormente, esta solução acabava por ter o mesmo efeito no alçado e não te cortava assim tanto a vista.
Mas é uma opção projectual e compreendo.
Mas repara numa coisa, aquela é uma caixilharia bastante especial! para além de ser uma caixilharia bastante fina, quase sem expressão, tem a particularidade de que no canto ela nem se quer existe! É o vidro que encosta um no outro e define a aresta de dobragem. Chamo-te a atenção para isto, porque me parece que para ti é um ponto importante no projecto. Por isso vê lá se depois isso não acaba com uma caixilharia substancialmente mais grossa e que te fecha o canto. Não é que tenha algum mal, mas pela conversa não sei se é isso que tu neste momento queres.
BTW, essa caixilharia em particular é quase de certeza uma caixilharia fixa, ou seja não abre. As caixilharias fixas são em geral mais baratas que as da abrir. A questão é que com essas artimanhas todas, e não estando subdividida (vidro unico) acho que vai acabar por ser uma caixilharia bastante cara também.
Edit: essa caixilharia tb esta colocada à face interior, isto é tens uma continuidade entre a face da parede interior e o caixilho. esta tudo no mesmo plano. Só te chamo atenção para estes pormenores, porque como eventualmente tens o olho menos treinado que o meu, é capaz de te escapar estes pormenores. Tb não tens de "copiar" fielmente aquela solução, mas deves ter a consciência que depois o resultado final poderá ser diferente, daquele da fotografia.
P.S.: tb sou estudante de arquitectura, sim. embora esteja quase quase a acabar. Como ainda não tive qualquer experiencia de obra, peço te desculpa se tiver dito alguma coisa incorrecta. Se quiseres vai partilhando a evolução do projecto porque tenho sempre alguma curiosidade. Mais uma vez boa sorte com isso, e mantém-te atento aos pormenores, para mim fazem sempre as delicias de um projecto.
PS2: já agora, os arquitectos em questão têm site ou alguma obra que se possa consultar na internet? se não for indiscrição.
P.S.3. em relação àquelas paredes que em certos sitios tens com outro material. é em xisto é? isso já está definido ou foi uma experiência? E qual e a justificação para essas paredes em especifico terem outro material?