Já eu vou opinar que o Presidente aprendeu absolutamente zero desde o VB, pois está a repetir, tintim por tintim, com Anselmi, todos os erros e mishaps que cometeu com VB.Não creio. Mesmo que estas palavras tenham sido ditas antes destes dois últimos jogos, neste momento essa margem existe.
Estão cada vez mais á vista as debilidades do plantel e do próprio treinador.
É necessária uma remodelação do plantel, mas não se deve fazer vista grossa ao treinador.
Muita pressão sobre ele e sobre o presidente.
Desde a extensão demasiada após desastres, uma certe tensão treinador/grupo/presidente, diferenças de discurso e uma sobre-exposição, como são essas visitas a podcasts etc., que não ajuda.
AVB agora é Presidente do FCP, já não é o sócio notável de antes de se candidatar, o ex-treinador e freethinker moderno, que pode dar livremente a sua opinião em entrevistas, podcasts, colóquios, conferências e summits, sem que isso o vincule a nada a não ser a si mesmo e ao seu fio de pensamento. Agora as palavras e acções em tais meios vinculam automaticamente o FC Porto, pois ele, é o seu líder máximo, não é uma veste, que ele pode dizer "hoje sou só o AVB", "hoje sou o Presidente do FC Porto". Cada palavra e acção sua, sobretudo as que se referem diretamente à vida interna do clube, vinculam a instituição. amarram-na a essas palavras.
Acho que AVB devia de adoptar uma postura de "less is more", menos exposição, menos papel de "senador" e de Presidente pop-star, com exposição reduzida apenas ao que é exactamente necessário funcionalmente.
Guardar certas opiniões, por exemplo opiniões sobre treinadores, devem ser dadas apenas em momentos definitivos, dar-lhes segurança quando necessário (e quando a merecem) mas grandes elogios e grandes considerações, só depois do o mesmo já ter tido êxito, assim até pode ser que um dia tenha de sair na mesma, mas aqueles elogios fizeram todo o sentido e não vincularam a um futuro, mas àquele presente que era de facto de sucesso. A mesma coisa para alguma consideração crítica ou avaliação menos positiva, só a fazer depois de treinadores já cá não estarem, e sempre obviamente respeitando o profissional.
Acho sinceramente que neste momento há exposição exagerada nesta perspectiva.
Última edição: