Neste momento, depois de tudo que AVB tem dito e publicado, acho que a sua candidatura em 2024 é mais do que uma certeza.
A questão que se põe é "quando se vai apresentar oficialmente como candidato"?
Sei que a ansiedade é grande e, por isso, há quem peça a sua oficialização o quanto antes mas não nos esqueçamos que AVB não se vai candidatar contra um qualquer. É contra Pinto da Costa.
Ao contrário do que muitos de nós possam pensar, as redes sociais são uma pequena amostra da realidade. E muito pouco fidedigna como comprovam algumas eleições para outros locais.
Vejam as últimas legislativas. Quem andava pelo Twitter era levado a acreditar que o Chega nem o Ventura iria eleger e, no entanto, foi o partido que mais cresceu nas urnas.
AVB não pode dizer que vai ser candidato a meio duma palestra numa faculdade ou num post do Instagram. Quando for terá de causar impacto e chegar a todos os sócios. É que se nós que passamos aqui a vida estamos atentos ao que se passa, uma enormíssima fatia dos sócios não. Duvido que muitos deles saibam que o Rio e o Lobo já disseram que iam ser candidatos! E o AVB não pode ser mais um candidato. Tem de ser O Candidato. De outra forma, não tem hipótese.
Quando este se apresentar terá de ser notícia. Terá de causar tal impacto que a mensagem tem de chegar a todos os sócios e não só aos que por aqui andam.
Terá de estar acompanhado pelas pessoas que estarão com ele na lista para que as pessoas vejam quem está com ele e o programa eleitoral pronto a ser apresentado.
E embora acredite que a maior parte deste trabalho já esteja feito também acredito que ainda devam faltar limar algumas arestas. Nomeadamente perceber qual o financiamento para a Academia (e não me alongo mais neste tema!).
O timing da apresentação será certamente o ideal para capitalizar ao máximo o momento.
Além de AVB ser uma pessoa claramente inteligente, ele não está sozinho nesta guerra. Está a ser assessorado por pessoas inteligentes que têm carta de pesados nestas matérias.
A nós, sócios e adeptos, compete-nos manter os níveis de ansiedade controlados, acreditar que quando for o momento certo ele assumirá a candidatura e ajudar o clube a mudar de rumo quando o domingo de eleições chegar.