5 CONSELHOS QUE ANDRÉ VILLAS-BOAS PRECISA DE LER PARA TER SUCESSO:
Adianto já, apoiei e apoio André Villas-Boas, mas houve alguns erros, normais em quem começa, que podem ser facilmente evitados no futuro.
Para tal, cá vai:
1ª André, imita Leonardo Jardim, não imites Bruno de Carvalho!
A pressão não se deseja, simplesmente, lida-se com ela.
Aposto contigo, André, que são muito raros os recordes mundiais em vigência que não foram batidos nos treinos.
Porquê? Porque a pressão desnecessária tolhe, é raro acrescentar, por mais galante que seja bradar o contrário aos sete ventos.
Por isso, nada ganhaste em anunciar o Porto como candidato, numa época em que começaste mais tarde, por causa da pirraça dos teus antecessores incompetentes, e tinhas pior plantel que os adversários.
Lembro-me de Jardim, nas mesmas circunstâncias, que, apesar da pressão de Bruno de Carvalho à boleia do seu próprio sucesso, nunca se assumiu como candidato a nada.
E mal não fez, porque acabou nos lugares da Champions com André Martins, Wilson Eduardo, Maurício, etc... como titulares.
2º André, para teres sucesso, precisas de perder esse amor pelo amor que as pessoas têm por ti*.
Nenhum líder será amado em todas as horas, e quem o quer ser, será odiado, mais tarde ou mais cedo, por todos em todas as horas.
Por isso, quando os "Neves de Sousa", que fazem apenas o trabalho para que são pagos, tentam forçar-te a algo para criar notícias, faz também o teu, não cedas, e se for preciso, sê antipático.
Basicamente, André, há duas formas de lidar com a imprensa: usá-la ou ser usado por ela, e tu foste usado por Neves de Sousa, que ganhou o seu "Sim, o Benfica é o jogo da época".
E tudo porque queres ser amado em regime de perenidade.
3º André, o Porto é confronto, é sangue na guelra, é desfaçatez, diria, dentes cerrados para o adversário, e não pare lhe sorrir. E não há mal algum nisso.
Vamos ver uma coisa, Sporting e Benfica têm maior massa crítica, têm mais adeptos, têm maior projeção nacional, pelo que, o Porto cresceu a ser um outsider que desafia, isto, por forma a equilibrar a balança.
E, com isto, não estou a dizer que aquela cantilena ridícula da imolação de uma capital à Nero seja para recuperar, não, mas há patamares de raiva que se pode incutir nos jogadores sem baixar ao nível grunho.
Porque é muito difícil fazer jogadores dar tudo o que têm, quando eles já chegam ao Porto a terem tudo, e não conheço forma mais eficaz de os fazer dar tudo que lhes fazer notar o menosprezo dos outros por eles.
É que, não sei por ti, mas sempre que alguém me menosprezava, eu tornava-me tudo aquilo que nem pensava ser possível ser, somos seres humanos, somos assim, quando picados, desatamos a correr como um puro sangue de 10 milhões de euros.
E, André, até pode ser mentira, até pode ser uma criação tua, mas o que importa é que resulta.
Perceção é, muitas vezes, realidade, mesmo que não seja real.
Por isso, guerra para fora, paz para dentro, não o contrário.
4º André, contrata homens! Eu sei que Moura toca muito bem a bola, eu sei que Pérez também toca, eu sei que Djaló também é tecnicamente porreiro, mas não são homens de barba rija, homens de entrar numa bola dividida e torná-la bola de único proprietário.
E é isso que tem faltado ao Porto, gente intensa, gente que ganhe duelos, principalmente os centrais e laterais, sem esquecer os médios, gente que até pode ficar sem a primeira bola, mas que tornou tão suja a segunda que ninguém mais fez nada dela.
5º André, apoia o treinador: e quando digo apoia, digo, não vás lá dar uma de campeão sobre os jogadores numa hora má, só para te colocares ao lado dos adeptos, não, assume a tua posição de presidente, tu não estás do outro lado, tudo o que acontece de bem e de mal no Porto é tua responsabilidade, pelo que, respira fundo e aguenta.
Depois, esquece essa coisa de fazeres dos treinadores só uma peça, não, contrata quem tu achas que é A peça, e depois, com ele, constrói o plantel, dando-lhe algum poder, não todo, mas nunca construas o plantel à revelia do homem.
Ou seja, até ao dia do despedimento, tu tens que ser o melhor amigo do treinador, aquele que se coloca à sua frente para levar com as críticas, que usa a sua credibilidade para lhe dar tempo junto dos adeptos, no fundo, aquele que facilita o seu sucesso.
Há mais uns pontos, mas não quero tornar isto denso.
Simplesmente, André, temperança, confiança e nada de cagança!