A época está enterrada pelas decisões.
1. Não cortou com o passado ao contratar VB
2. Agravou o primeiro erro ao manter aquela anedota do VB durante 7 meses!
3. Enterrou de tal maneira nos primeiros pontos acima q chegou a Janeiro e resolveu contratar um.jovem treinador para vir implementar um modelo de jogo novo, modelo esse que é cada vez menos utilizado na Europa
Nota; Contratar Anselmi foi uma decisão consciente para mudar de tactica pq o Presidente sabia q era esse o modelo táctico q Anselmi tinha aprimorado.
O facto de nao ter jogadores com perfil para jogar neste modelo não o inibiu de contratar esta implementação táctica e conseguiu adicionar vender dois titulares e emprestar um q no início foi válido (Jaime) sem trazer substitutos adequados.
A soma destes 3 pontos e disto tudo ter acontecido esquizofrenicamente em 8 meses resultou em estarmos afastados de tudo em Fevereiro, ganharmos 2 jogos nos últimos 10 e ser uma autêntica aberração chamar de futebol ao q mostramos em.campo ao dia de hoje.
Isto enquanto gestão é de facto um chorrilho de asneiras e nem quero falar na equipa B.
Uma coisa Eu gostava de saber. Eu gostava de saber o q é q 3 pessoas versadas em futebol ao mais alto nível como AVB, Jorge Costa e Zubizarreta dizem à porta fechada quando vêem um jogo de futebol deste bando q ali anda com roupa do Fcporto.
Não vou crucificar um treinador por nem 1 mês de trabalho com jogos com bons pormenores ...
Já por aqui era dito que dado o estado lastimável dos nossos extremos que não são desequilibradores no 1-para-1, e falta de lateral esquerdo que deveríamos ter optado por uma tática de 3 centrais ...
Mas aparte isto, vimos no tempo em que o Anselmi está, um fio de jogo, uma ideia de jogo ... bem vincada ...
E mais, já vimos Anselmi jogar em vários sistemas táticos e parece que não tem um sistema de jogo fixo e pre-definido ... é variável ...
Nos jogos mais complicados, acabámos em cima dos calimeros e com a Roma mesmo com -1, se o lance do Samu entrasse não sei não ... Com um plantel dos mais fracos que me lembro demos luta a Roma ...
Agora o Anselmi não é culpado pelos curto-circuitos de Nehuen, Otavio e Eustáquio ...
O Anselmi nem é culpado por não ter jogadores talhados para a sua tática ... mas o PIOR é que Anselmi NÃO É CULPADO por ter um plantel FRACO ... mas MUITO FRACO ...
E este plantel FRACO só não é mais fraco porque AVB tratou de reforçar o plantel mesmo vendendo jogadores e equilbrando as contas ...
Portanto AVB em 9 meses é um falhanço porque contratou erradamente um treinador e o manteve muito tempo no comando ... ENFIM ...
Relativamente a Anselmi gosto da sua maneira de comunicar, gosto da sua postura ... mas vou dar-lhe o benefício da dúvida ... tal como a actual estrutura de futebol ... para o ano é que as coisas já começam a doer a sério ...
Mas como em tudo na pirâmide de decisões e de responsabilidade, embora a corda sempre torça para o lado do treinador, normalmente os responsáveis vêm de cima para baixo ...
Não se pode pedir a Anselmi que lute por títulos quando temos no plantel Zaidu, Grujic, Eustaquio, Samuel Portugal, Otávio, Borges, Zé Pedro, etc ...
Quando Pepê joga quando quer ...
Portanto AVB TEM que arranjar €€€ para que a estrutura de futebol possa melhorar o plantel
A estrutura de futebol e AVB tem que vender bem vendidos jogadores como Pepê, Diogo Costa e Chico para ter folga financeira para as contas do clube e para reforçar a equipa
A estrutura de futebol TEM que limpar os cepos e entulho do plantel e com isso ganhar verbas para poder investir no plantel
E só depois Anselmi é responsável para a equipa ganhar ...
Mas como se sabe se o FCPorto deixar de ganhar a culpa será do Anselmi ...
Já aqui o disse ... Nem o Klopp pegava neste plantel e fazia uma equipa ganhadora ... Nem De Zerbi, Nem Gasperini, etc ...
Portanto vamos ter que dar tempo ao tempo ...
Esta direcção pegou no FCPorto em cima do começo da nova época, em condições dramáticas e sem tempo de tomar as decisões adequadas ...
Agora tem esse tempo e a partir de agora as responsabilidades já vão começar a doer ...
Mas eu estou confiante no futuro ... depende dos reforços que conseguirmos arranjar ... Mas William Gomes e Tomas Perez parecem ser condições para evoluirem ...
Vamos deixar a estrutura trabalhar ... e daqui a 3 anos têm oportunidade de mudar de rumo se assim quiserem ...