André Villas-Boas - Presidente

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
8,483
9,193
Muito se falou de não acautelarmos a saída do Nico.
Ao que parece, nós tínhamos vários jogadores referenciados mas não conseguimos fechar nenhum.

Pergunta honesta: podíamos ter contratado alguém para substituir o Nico antes da confirmação da sua saída?
Digo isto porque muito se tem falado que a saída do Nico era inevitável por ser o City e podíamos ter tomado a iniciativa de contratar alguém antes.

No entanto, como 99% das contratações são pagas em prestações, há a necessidade de apresentar garantias bancárias. Correcto?
Ora, sem termos o negócio Nico fechado e estando na situação financeira que estamos tínhamos essas garantias asseguradas para contratar antes de vender?

@Tiago Silva ou quem possa esclarecer isto com propriedade?
Pode ser apenas ignorância minha mas parece-me uma dúvida legítima.
Não é só isso e já expliquei antes num post.

Primeiro tinhas vendido o Galeno para as Arabias e isso é tipo sangue e tubarões, os outros clubes sabendo que fizemos um Jackpot iam tentar aproveitar isso.
Se somares o facto de ser o Mercado de Janeiro e faltar digamos 1 semana para o fim do Mercado isso inflaciona eu diria 50% o valor de mercado do jogador.

Em segundo vamos ver as negociações com o City. Ofereciam 40M, nós apontamos para a clausula.
Se fossemos na conversa de muitos daqui do forum que achavam que se o City quer não é por 20M que n se faz e fossemos contratar o reforço do Nico sobre-valorizado digamos 20M, o que poderia acontecer era o City tentar aproveitar-se dessa situação e dizer, não subimos dos 40M e vocês como estão a rasca e até já conpraram o reforço vão ser obrigados a aceitar a nossa proposta de 40M.

• Like
Reações: Um Portista
Maicon4

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
2,897
4,666
É preferivel contratar um jogador de qualidade Nota 16 em 20 no Mercado de Verão de 2025 ou contratar um jogador de nota 13 em 20 neste mercado de Inverno?

É preferível contratar um jogador de nota 18 em 20 no Mercado de Inverno de 2026 ou contratar um jogador de nota 16 em 20 no Mercado de Verão de 2025?

É preferível contratar um jogador de nota 20 em 20 no mercado de Verão de 2026 ou contratar um jogador de nota 18 em 20 no Mercado de Inverno de 2026?

É preferivel eu comprar uma bicicleta com Motor em Janeiro de 2025 ou uma moto em Julho de 2025?

É preferivel comprar uma moto em Julho de 2025 ou um Fiat Punto em Janeiro de 2026?

É preferivel comprar um Fiat Punto em Janeiro de 2026 ou comprar um Mercedes em Julho de 2026?

Podes ir fazendo as perguntas que achares convenientes, mas o negocio futebol para prosperar - pela sua dinâmica emocional e pela enorme componente de receitas associadas aos resultados do presente - obriga a que não haja hiatos.

Onde eu vivo, não tenho Ubers, não há transportes publicos. Vendi o que tinha na garagem e tenho que ir trabalhar amanhã para que a minha vida continue a andar.

Não dá para fazer pause e me sentar em casa à espera que o tempo passe.

Tenho que continuar a trabalhar. Não basta vender o que tinha na garagem para pagar as dividas herdadas.
Não posso adiar investimentos obrigatorios para o meu dia a dia dos proximos meses porque lá para 2026 vou conseguir um bom negocio.

Não vou a pé ou a galope do Gonçalo Borges e do Vasquinho Sousa ao mesmo tempo que penso no Fiat Punto que irei comprar daqui a uns meses.

Vou ser despedido. Vou perder a possibilidade de aumentar as minhas receitas do proximo ano em 60 ou 70M .

Com isso vou ter que ir à garagem ver o resto do entulho e ver se faço mais 150M de euros com ele enquanto me lamento com o fraco material herdado.

Isto é o modelo Filipe Soares Franco do Sporting dos Roquetes.

Vender, pagar divida, não investir, emagrecer receitas ordinárias fruto do não investimento, ajustar despesas ao novo padrão de receitas se não houver mais entulho para vender por 150M, olhar para os rivais endividados mas numa escala de investimento 2 patamares acima, orgulhar-me de ter as contas em dia e ir esvaziando o estadio.

Numa situação potencialmente mais aflitiva a nivel financeiro (Setembro de 2024) a SAD conseguiu fazer um mercado que dava totais condições ao Vitor Bruno para lutar por titulos.

Que dava condições e esperança aos portistas de encherem o Dragão confiando que, no minimo, somos favoritos contra qualquer adversário nacional.

Entre Setembro e Fevereiro, vimos alguns jogadores de valor inquestionável a cair de rendimento (pode acontecer e é um sortilégio de quem gere), emagrecemos o plantel, encaixamos mais de 100 milhões e trouxemos 2 putos imberbes.

Amanhã recebemos um Sporting também mais fragil no pós Amorim, o Dragão irá encher mas são eles os favoritos à vitoria (basta ver as odds).

Numa altura em que havia legitimas aspirações de, pelo menos, lutar pela Champions e pelos quase 100 milhões e de disputar a Liga Europa, praticamente que se bateu em retirada porque no mercado de Verão é que vai ser e não podemos comprar só por comprar.

Olhem para a equipa que temos hoje.

Como é que vamos passar por estes meses, lutando por aquilo que é suposto que o Porto lute com uma equipa a anos luz do Benfica e pior que a do Sporting?

Há algum futuro que se possa construir em cima dum negócio tão emocional como este, dando condições à Braga para uma exigência que não deixa de ser Porto num click?

O Benfica espeta 3 em Braga e amanhã é dia de trabalho na mesma na cidade dos arcebispos.

Aqui venham com os discursos que quiserem ninguém vai admitir estar no estadio e olhar para aquelas camisolas vermelhas com o temor de quem recebe o Bayern do Guardiola.

Se uma bicicleta de motor te permite ir pensar que podes chegar horas e se o que te resta na garagem é uma trotinete sem uma roda não sonhes com o Fiat Punto daqui a 6 meses porque vais ter pesadelos nos proximos 4.
Concordo com o primeiro argumento. Como já referi, acho que deviamos ter contratado 1 médio e 1 ala esquerdo - é 1 falha de abordagem ao mercado. Se tivessemos que pagar um pouco mais overpriced é o mercado (tal como recebemos + pelo Nico).

Quanto à política, nao diria necessariamente que era o Soares Franco mas se calhar mais a situaçao do Sporting ha 2 epocas.

Há 2 epocas, venderam o matheus nunes em cima do mercado fechar.. a época foi 1 merda (ficarme 4º).. em janeiro venderam o Porro e no final da época o Ugarte. Provavelmente a época ficou "decida" com a saída em cima da hora do matheus nunes e optou-se por vender, salvar a época financeiramente e atacar o mercado seguinte com as armas na mão.

Acho esta época similar em termos de racional: Construiu-se um bom plantel mas desportivamente falhou: O treinador foi fraco, peças chave do passado eclipsaram-se (Pepe, Galeno e FV) e a juntar ao mal plantel herdado e à saída do Nico em cima do mercado provavelmente levou à conclusao é que época está perdida. Decidiram salvar a época financeiramente e espera-se que no próximo mercado, com já uma parte significativa do plantel renovado, se tenha armas para adicionar qualidade à equipa.

O próximo mercado será o primeiro onde esta SAD teve tempo, já conhece os cantos à casa e terá dinheiro. É 1 mercado importantíssimo. Entretanto é importante que o treinador implemente o seu modelo eque se crie um base de 7/8 jogadores capazes de serem titulares na próxima época.

O "emagrecimento" e "rejuvenescimento" do plantel é obrigatório porque nao temos a nossa maior (ou 2ª maior) receita para os próximos 4 anos - Direitos TV.

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
18,047
24,657
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Concordo com o primeiro argumento. Como já referi, acho que deviamos ter contratado 1 médio e 1 ala esquerdo - é 1 falha de abordagem ao mercado. Se tivessemos que pagar um pouco mais overpriced é o mercado (tal como recebemos + pelo Nico).

Quanto à política, nao diria necessariamente que era o Soares Franco mas se calhar mais a situaçao do Sporting ha 2 epocas.

Há 2 epocas, venderam o matheus nunes em cima do mercado fechar.. a época foi 1 merda (ficarme 4º).. em janeiro venderam o Porro e no final da época o Ugarte. Provavelmente a época ficou "decida" com a saída em cima da hora do matheus nunes e optou-se por vender, salvar a época financeiramente e atacar o mercado seguinte com as armas na mão.

Acho esta época similar em termos de racional: Construiu-se um bom plantel mas desportivamente falhou: O treinador foi fraco, peças chave do passado eclipsaram-se (Pepe, Galeno e FV) e a juntar ao mal plantel herdado e à saída do Nico em cima do mercado provavelmente levou à conclusao é que época está perdida. Decidiram salvar a época financeiramente e espera-se que no próximo mercado, com já uma parte significativa do plantel renovado, se tenha armas para adicionar qualidade à equipa.

O próximo mercado será o primeiro onde esta SAD teve tempo, já conhece os cantos à casa e terá dinheiro. É 1 mercado importantíssimo. Entretanto é importante que o treinador implemente o seu modelo eque se crie um base de 7/8 jogadores capazes de serem titulares na próxima época.

O "emagrecimento" e "rejuvenescimento" do plantel é obrigatório porque nao temos a nossa maior (ou 2ª maior) receita para os próximos 4 anos - Direitos TV.

Parabéns pelo comentário e a elevação na resposta

Sem ataques ao user em questão, do qual discordo, mas não costumo interagir com ele.

carmim

Bancada central
30 Julho 2018
2,321
2,516

Espero que não seja a primeira vez!!
Mas a coisa pinta muito feia...se na segunda um Clayton desta vida fez o que fez com as asneiradas dos nossos centrais nem quero imaginar o que será com um Gyokers..mas há que ter esperança que a «tradição» se mantenha porque ficar a 11 pontos já nesta altura seria vergonhoso demais e já ficariamos a 5 dos Orcs!!

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
1,628
2,460
Concordo a 100%. Só não esperava que a nível desportivo a época fosse tao má.
Já agora quais eram as expectativas para esta época? Eu sei que o Presidente disse o que disse, mas acho que todos nós devemos ter uma cabeça para pensar:
--> É unânime que temos um plantel muito mais fraco que o rivais
--> É unânime que esta época é claramente condicionada no poder financeiro, pelo estado atual miserável do clube
--> Também parece unânime que VB só foi treinador porque muitos convites foram recusados.
--> É unânime que temos jogadores que "não querem jogar" e os que temos para substituir ainda querem menos

Estamos em 3ª a 2 pontos do 2º lugar e ainda na Liga Europa. Fomos arrumados na Taça e da Taça da Liga prematuramente é certo, mas duvido que conseguíssemos ganhar estes troféus.
Claro que todos queremos que a equipa jogue bom futebol, que ganhe jogos e principalmente ganhe títulos e troféus... agora também temos de ter noção da realidade e a realidade neste momento é nua e crua.

Por isso, gostaria de saber qual era a expectativa (REALISTA) para a parte desportiva... Eu posso querer muita coisa, agora, isso ser possível e real.. é outra coisa.

• Like
Reações: arichard

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
15,475
17,292
O adepto tem que ver um bocadinho mais que isto.
O porto investiu muito dinheiro no Perez... mas tamos em condicoes de dizer já que foi um mau negocio?

Fds as vezes, fico parvo com a alguma falta de noção da malta.
O perez ja fez bons jogos, como ja fez maus... da mesma forma que nos rivais isso tambem ja aconteceu. E mesmo cá, tipo, ja nao vimos defesas muito bons a falhar?
O pepe que era o pepe, no ano passado, meteu muita agua. ahh e tal mas tinha 40 anos... certo!

Mas o perez, ainda só agora chegou a uma equipa que luta por titulos.
Alguem tem duvidas que o contexto criado pelo Vitor Bruno, acabou a ser muito prejudicial à equipa?
O erro faz parte, agora é perceber se o jogador tem capacidade para dar a volta. Genuinamente acho que o perez tem ali coisas que me agradam muito. Não pode errar nestas coisas, tem que maturar mais um bocado.
E otavio? a mesma coisa!

Digo o que sempre disse, o nosso meio campo tinha um defeito muito grande com VB, que era a ineficacia do processo defensivo.
Ainda é cedo para saber se com Anselmi resolverá isso. Jogar com 3 centrais parece-me uma boa aposta, mas tambem não é menos verdade, que os golos sofridos foram causados por erros individuais na saida de bola, fruto das novas ideias. Claramente os nossos jogadores ainda nao estao aptos para aquilo e neste momento é um risco.
Creio que ha muito treino a ser feito, principalmente a mostrar aos centrais que não se pode arriscar daquela forma, ainda pra mais é muito facil resolver aquelas bolas, basta joga-la para o Diogo Costa!

Se ambas as bolas fosse jogadas para o diogo costa, jamais acontecia aqueles golos. Isto é falta de rotinas naquela defesa, não ha outra leitura!
Ha limitacoes tecnicas? Há... mas se não fores treinando a troca de bola e se focares unicamente em outros aspectos, nao vais melhorar.
Eu se fosse o Miguel Anselmi, estas primeiras semanas o foco de treino seria meter os centrais (mais o GR) a "jogar ao meinho" com 2 atacantes a pressionar forte... porque eles precisam de perceber que não podem falhar aqueles passes e ha um limite de jogadores adversarios que podem pressionar os centrais: tem que haver sempre 2 homens livres ali naquela zona: se caem 2 atacantes, tem que haver pelo menos 3 centrais e o GR, para que o GR seja o recurso de emergencia, e haja uma outra linha de passe.
Se caem 3 atancantes na pressao, tem que tar la o medio tambem... e mesmo assim, quando isso acontece é um claro sinal que ta na hora de investir no ataque, pois ha menos 3 unidades da equipa adversaria para defender...

O que quero dizer é que estes "automatismos" não se criam num dia. Ainda pra mais com centrais que tavam pouco habituados a ter a bola nos pés. Por exemplo se o treinador anterior fosse o Vitor pereira, de certeza que os centrais teriam mais bola que com VB, logo tariam mais confortaveis para a ter nos pés.
Escreveste tanto mas eu resumo isso em duas linhas :
O jogador não vale nem 7 milhões quanto mais 17M…
Há que reconhecer os méritos (Samu) mas também os erros…

• Like

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,724
11,702
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
?? Não substituir o Nico foi o quê então? Uma aposta na Champions?
Foi uma aposta na sustentabilidade financeira do clube. Caso ainda não te tenhas apercebido, a nossa situação a esse nível não é propriamente saudável. Óbvio que ficámos mais fracos desportivamente sem ele, óbvio que se tentou contratar alguém para o substituir mas em cima do fecho do mercado, ainda por cima a meio da época, é natural que os clubes não queiram vender e peçam valores muito acima do real valor de mercado dos jogadores. E nesta fase não podemos dar-nos ao luxo de andar a pagar "premium" por ninguém.

Dito isso, que eu saiba vamos continuar a jogar para ganhar todos os jogos até ao final do campeonato. E no final fazem-se as contas.

Já agora: estava mais que na altura de parar com a lenga-lenga do "mas o presidente disse que era para ganhar tudo". Epá mas era suposto ele dizer "O plantel é uma merda, o treinador foi o que se arranjou e o mais certo é fazermos uma época fraquita"? Passava uma mensagem fantástica à malta que está no clube, a começar pelos jogadores, sem dúvida.

• Like

tdiniz

Tribuna
19 Junho 2013
4,654
1,895
Conquistas
2
Vila Nova de Famalicao
  • André Villas-Boas
  • Pinto da Costa
alguém sabe de está a ser desenvolvida uma nova app / novo site?
e portal do sócio.

falou-se disso, na campanha e depois.
salvo erro até se chegou a falar de uma "super" app, suponho que tendo tudo concentrado.

sabem se isso está a ser tradado/ desenvolvido ou não' e se é para continuar com a empresa do Ronaldo ou não?...
Está sim em desenvolvimento.
Desconheço essa empresa do Ronaldo. A empresa que a está a devolver é outra.

• Love
Reações: Cheue

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,788
197,024
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas

Espero que não seja a primeira vez!!
Mas a coisa pinta muito feia...se na segunda um Clayton desta vida fez o que fez com as asneiradas dos nossos centrais nem quero imaginar o que será com um Gyokers..mas há que ter esperança que a «tradição» se mantenha porque ficar a 11 pontos já nesta altura seria vergonhoso demais e já ficariamos a 5 dos Orcs!!
O que é que o Clayton fez? Levar com a bola? Lol

carmim

Bancada central
30 Julho 2018
2,321
2,516
Já agora quais eram as expectativas para esta época? Eu sei que o Presidente disse o que disse, mas acho que todos nós devemos ter uma cabeça para pensar:
--> É unânime que esta época é claramente condicionada no poder financeiro, pelo estado atual miserável do clube
--> Também parece unânime que VB só foi treinador porque muitos convites foram recusados.
--> É unânime que temos jogadores que "não querem jogar" e os que temos para substituir ainda querem menos

Estamos em 3ª a 2 pontos do 2º lugar e ainda na Liga Europa. Fomos arrumados na Taça e da Taça da Liga prematuramente é certo, mas duvido que conseguíssemos ganhar estes troféus.
Claro que todos queremos que a equipa jogue bom futebol, que ganhe jogos e principalmente ganhe títulos e troféus... agora também temos de ter noção da realidade e a realidade neste momento é nua e crua.

Por isso, gostaria de saber qual era a expectativa (REALISTA) para a parte desportiva... Eu posso querer muita coisa, agora, isso ser possível e real.. é outra coisa.
Tens razão em quase tudo...
Mas a realidade era não ser enxovalhados na Orcolandia e na Calimerolandia como não me recordo.
Não ficar em 18º ou algo assim na segunda liga da Europa
E qualquer «mija na escada» nos cria problemas e custamos a vencer!!

Jorge_Bruno

Lugar Anual
7 Maio 2016
23,175
23,391
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana

Termos feito uma fase melhor na fase de grupos da liga Europa, a lutar pelos 8 primeiros.
Termos feito mais na taça de Portugal.
No campeonato não termos a queda de rendimento das últimas 5 jornadas.
Qualidade de futebol mais convicente.
Ter um onze base.

Por ai, essas eram as minhas expectativas. Não tínhamos de ser dominadores, mas estar bem melhor do que estamos.

• Love
Reações: carmim

Danilo

Arquibancada
23 Maio 2016
231
471
De acordo com o último Relatório e Contas:

- Até 30 Junho de 2025 temos um passivo corrente de 292 Milhões€ (entre empréstimos bancários e dívidas a fornecedores/clubes)
- O nosso ativo corrente (receitas a receber) é de 45 Milhões€
- Logo, temos um défice corrente nesta época de cerca de 250M€

Bem sei que isto para a maior parte dos sócios não interessa nada, o importante é a bola entrar na baliza mas esta é a nossa triste realidade. Não é fantasia nem FM.

Nem as vendas do Evanilson, Galeno e Nico dão para tapar totalmente o buraco desta época.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
8,483
9,193
Uma coisa que me questiono é se chegados ao verão ainda vamos ter necessidade de vender os melhores. É que convém conseguirmos rete-los e vender apenas o que temos a mais que não serve. Após estas vendas deveria ser possível, não sei.
Pepê e Diogo Costa são dos melhores e não me importo de os vender.
João Mário, Namaso, Se Pedro, Eustaquio e Borges numa 2a linha.

Entulho Como Grujic, Franco, Zaidu, Samuel Portugal devem ser despachados

Agora Mora, Samu, Martin, Varela (pela má época) não podem sair, são as fundações do futuro da equipa.
Assim comoN ehuen, William Gomes, Tomas, Moura, Gul

De resto Vender TUDO, Comprar TUDO

• Like
Reações: nprc e Jorge_Bruno

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,409
8,011
Não gostei de ter referido que os jogadores que saíram foram substituídos pelos que entraram. É incoerente até, tentar retirar pressão desses jogadores (de 18 e 19 anos), afirmando que são apostas a meio prazo e depois colocar-lhes em cima a responsabilidade de substituir 2 titulares.

Espero que a distância pontual não seja argumento para deixar cair a época. O FC Porto tem sempre de lutar por títulos, e todos temos a experiência de já ter ganho e perdido títulos que já estavam entregues antes do tempo num passado bem recente.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
8,483
9,193

Discordo da parte do VB Ter sido o treinador escolhido pela recusa de convites.
Para mim Anselmi era a escolha da estrutura. Mas com as contas do clube naquela altura, o fantasma do FPF da UEFA não pudemos ir buscar o Anselmi.

Uma coisa é o que vem cá para fora. Outra é o discurso interno na estrutura (incluo o VB)
Quanto aos objectivos reais da estrutura, claro que não era ganhar tudo ... Para mim foi lutar pelo campeonato e garantir pelo minimo 2o lugar. E lutar pelas Taças. Isso é o minimo exigivel

Se a estrutura pennsava realmente que com este plantel tinhamos condições para ser candidates a coisa alguma, fico MUITO preocupado, MUITO.

O primeiro passo para se resolver um problema é admitir que ele existe. Ora se temos um plantel de merd@ mas a estrutura acha que não, então não vamos sair disto ...

RicardoChinelo

Bancada lateral
10 Abril 2016
880
919
Isto já é repetitivo … É só ler em cima … Ninguém está a falar da gestão financeira.
Está em causa a gestão desportiva, nomeadamente:
- a escolha do treinador.
- a sua permanência para além do razoável.
- a gestão do mercado de inverno…
Mas eu estou a falar da gestão desportiva anterior também.
Foram os anteriores que contrataram quase todos os jogadores sem qualidade que atualmente fazem parte do plantel.
Todos esses pontos são críticas válidas e justas a esta direção mas é preciso ter em conta o contexto que apanharam e que Roma não se fez num dia.

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
2,008
4,797
OK.

Tu vês as coisas nesse ponto, eu tenho outra perspectiva.

Dás como garantido que já não colabore com a Sad.

Eu como não estou lá fico sempre na dúvida.

Sabes, o mal dos sócios do FCP foi nunca terem questionado nada do mandato de pdc.

Pelos vistos, não aprenderam nada e dão tudo como garantido.

Não serviu de nada o que aconteceu.
Eu só vou responder mais uma vez a este assunto porque não vou dar palco. Porque é isso que eles querem. Palco. E mesmo que seja um insignificante user deste espaço não vou participar nesta parvoíce.

Como é óbvio, o Presidente não tem de responder a tudo o que se diz por aí.
Quer dizer, se amanhã o Portal se lembrar de convidar o Tagarela para uma entrevista o AVB vai ter de responder a todas as alarvidades que a besta vomitar?

Mas até vamos assumir que o gabinete do Caldeira ainda trabalha com a SAD.
Informação relevante tendo em conta que a personagem em causa é bastante sinistra e é suspeito (pelo menos o nome dele vai aparecendo na conversa) de estar envolvido no caso dos bilhetes.

Porque é que o Koehler, estando na posse dessa informação, não confrontou o AVB nas duas AG's?
Porque é que não o disse a órgãos de comunicação social com mais alcance? De certeza que os jornais e tvs não se importavam de ter esse exclusivo.

Nada disso.
O que ele fez foi dar uma entrevista a um site que tem alcance quase nulo e guardou lá uma pequena linha para o assunto. É que nem desenvolveu. Mandou a pedra e escondeu a mão.

Como aquilo não tinha substância nenhuma, eis que lá aparecem uns pontas de lança das redes a lançar a questão. Ontem foi um, hoje foi outro. A ver se o assunto pega.

Companheiro, já tenho 40 anos. Boa parte da minha formação académica e profissional passou pela comunicação. Conheço todas estas técnicas de trás para a frente.
Quem quiser comer merda às colheres que coma. Eu não quero. Fica toda para vocês. Bom proveito.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,473
961
Porto, 1977
Discordo desta analise.

O ataque ao mercado dá-se com o Porto em 2° lugar ex-aequo com o Benfica, a 6 pontos dum Sporting que na minha opinião tb se fragilizou em varias vertentes (fisica, tactica e de mercado), com dificeis mas legitimas aspirações de lutar pelo titulo e com tudo em aberto para lutar pela Champions e pelo apuramento para a Liga Europa.

Não há nenhum racional que motive essa bandeira branca e para o ano é que é.

Além disso fez-se um esforço para ir buscar um treinador com clube e pagando clausulas.

Qual o sentido estrategico de não esperar para o Verão onde há uma miriade de opcoes de treinador ou arranjar um Peseiro só para ir levando para depois desistir no plantel?

Se demos tudo para trazer já o treinador que queremos para o futuro faz sentido tirar-lhe o tapete logo a seguir piorando significativamente o plantel sem tentar minorar as inevitáveis perdas?

Não há uma opção estrategica do "deixa-me encaixar dinheiro" porque nenhuma gestão pode planear encaixes dum volume que pouco dela dependem.

Se o Alex Baena se chamasse Gabri Veiga não havia Galeno por 50M.
O Nico também foi uma maluqueira pouco previsivel quando a 27 de janeiro AVB prometia um ataque ao mercado para ajudar o Anselmi a corresponder à louca pressão e exigência do maior clube nacional.

Surgiram essas oportunidades, a SAD soube aproveita-las e espremer bem o City.

Eu faria o mesmo e porventura até diria sim antes do City chegar aos 60 com medo de perder o comboio.

Agora há 2 hipóteses.

Ou depois dos 110M inesperados e pelas perdas desportivas de vulto se achou que não valia a pena investir para aproximar o Porto dos rivais.

Ou houve incompetência e impreparação da estrutura que não tinha negocios pré programados para 4 ou 5 jogadores elegíveis para possiveis propostas do género.

Eu prefiro pensar na 2a. Prefiro que Avb e Zubizarreta estejam fodidos com o seu proprio falhanço porque isso é sinal que sabem que navio comandam, que saibam que o que vem aí podia ser evitavel.

Já vi treinadores e dirigentes fazer merda. Quando fazem, o meu maior medo é a falta de noção da merda que se fez ou que se inventem desculpas para ver se há um auto fingimento que está tudo bem e a merda foi planeada porque há um vaso na janela a precisar de estrume.

A 1a, que pareces defender, seria gravíssima. Seria não perceber a dimensão do clube e da sua exigência.
Eu acho que o AVB é um Capitão Roby que usa e abusa de discursos romanticos como que crendo que essa nuvem pode navegar por si e dar vida ao sonho sem que as acções correspondam ao palavreado.

Essa minha percepção pouco importa agora. Só a reitero porque mesmo eu que o acho um palavroso enganador, não nos quis enganar a todos quando a 27 de janeiro insinuou que o que seria dado a Anselmi a 4 de fevereiro lhe permitiria competir pelo que falta.
Podia não contar com as vendas, é certo que não tinha como dizer que não, mas tenho a certeza absoluta que está frustrado pela incompetência ou incapacidade ou azar de termos ficado a apanhar bonés.

Portanto eu acho que a minha avaliação 'fizemos merda" está mais proxima da que AVB faz à propria actuação da sua estrutura do que as fabulas que vejo aqui enumeradas para dar uma racionalidade estrategico, financeira e de sustentabilidade que cada um vai trazendo com meritorio esforço.

Do género: Temos grandes probabilidades de levar na boca forte e feio, ficar fora da Champions e dos 70M e dando via verde aos rivais para lá chegar, não ir longe na Liga Europa mas isso "faz parte do plano"

Ou "tinha que ser assim"

Ou "isto é para ganhar um puto dum balanço para atacar o Mercado de Verão que vocês nem estão a ver"

Eu estou fodido porque vou levar na boca, mas tenho confiança que o AVB tenha aprendido com o colossal erro e que jamais o repetirá.

O que aqui vejo é uma grande maioria a estar igualmente fodida, mas a pensar que isto é AVB cooking na mesma porque há um plano maravilhoso ou estes 110M tinham que ser integralmente para tapar o buraco.

Está num plano tal que se por absurda e impossivel hipotese ficassemos na Conference ou fora da Europa era mais uma planificação de dar 2 passos atrás para 3 à frente porque o Nápoles do Conte e o Chelsea do Maresca sem jogos a meio da semana têm caminho livre para o campeonato.