Honestamente, se o Porto tivesse os recursos do City ou de um qualquer clube árabe, eu não queria contratar o Galeno por 50M ou o Nico por 60M, mas ia querer o Luiz Diaz por 45M.
Dito isto, bem no capítulo das vendas. Boas vendas, bons negócios. Muito melhor do que o passado recente. Há mérito.
Quanto a entradas: o plantel está, inegavelmente, mais fraco. Isso é mau. Não tem como ser bom. Desportivamente é muito mau. E é criticável.
Quanto a "não entradas": há, claramente, uma mudança de paradigma. E isso merece ser elogiado. A mensagem que nos passam ao não contratar - sendo péssima e criticável do ponto de vista desportivo - é um sinal de esperança no futuro. É um sinal de inteligência na gestão e de respeito pelo clube, pelos sócios e pelo dinheiro do clube.
Os jogadores contratados, com o devido respeito, não podem ser o Loum, o Ruben Semedo, o Lucas Mareque, o Maciel, o Hernâni, o Suk, o Waris, o Paulinho ou o Fernando Andrade. E quantos milhões estão aqui?
Não contratar não é sinal de ineficiência, de incompetência, de falta de compromisso ou de falta de ambição. É sinal de ponderação e de percepção plena de que comprar por comprar nunca nos vai levar a subir o patamar. E todos nós queremos subir de patamar.
No imediato, foi mau.
A médio prazo, foi inteligente, sensato e avisado.
Portanto, segue com o meu apoio e com a minha compreensão acerca do estado global do clube. No futuro, não pode voltar a acontecer o que agora aconteceu de perder assim dois jogadores importantes.