"André André tem tudo para ser uma referência"
Maniche vê pontos em comum entre si e a estrela do recente clássico com o Benfica, até porque o pai, André, foi dos que mais ajudaram o antigo médio quando este trocou o Benfica pelo FC Porto.
Neste FC Porto, há um nome que emerge e que vê finalmente reconhecido o seu valor, estando a ganhar estatuto: André André. Entre os adeptos dos dragões, já há que fale num novo Maniche; encontram-se semelhanças na energia, na entrega ao jogo, na potência de remate e mesmo em alguma impetuosidade. Maniche mantém-se fiel à ideia de que as comparações podem ser sempre injustas, mas neste caso até diz que não o incomoda nada. "Aprecio muito o André André. Vi-o jogar muitas vezes e também percebi que a oportunidade dele iria chegar. Ele não é bom jogador apenas agora - já o era. Portanto, o que ele conseguiu foi à custa da sua dedicação ao trabalho. Tem 26 anos, tal como aconteceu comigo quando cheguei ao FC Porto. É uma pessoa humilde e tem mais vantagens ainda", completa.
Uma dessas vantagens tem a ver com o pai... que também passou muito a Maniche. "O André é um nome que está para sempre ligado à história do FC Porto. Quando eu cheguei vindo de um clube rival, ele foi uma das pessoas que me ajudaram imenso, com os seus conselhos. Conversava muito connosco e passava-nos mensagens sobre a forma de viver o clube. Ora, se ele fazia isto connosco, com certeza que teve e tem a oportunidade de passar tudo isso ao filho. Essa é uma vantagem extraordinária que o André André tem e ele, pelo que tem demonstrado, sabe também ouvir. Não tenho quaisquer dúvidas de que vai também fazer história no clube", garante o antigo médio.
Numa altura em que se fala tanto em referências ou da falta delas, Maniche até tira uma conclusão muito simples: "Ele tem tudo para se tornar numa referência do FC Porto."
De volta às comparações, o antigo médio explica. "Hoje fala-se muito de posse de bola, mas o conceito de jogo é diferente de quando eu jogava no FC Porto. Há posse de bola, mas falta objetividade. O médio box-to-box, aquele típico oito, como julgo que eu era, já quase não existe. Portanto, o André André está também sujeito a outro tipo de futebol, mas, com a qualidade que tem, saberá com certeza utilizar muito bem todas as suas características."«
(in ojogo)