Permite-me corrigir:
Mercado completamente por explorar e que começa, finalmente, a dar frutos da formação.
O mercado nórdico continua a ser muito mal explorado. Tradicionalmente, os alemães e ligas da Europa Central são os que lá vão pescar e continua a ser relativamente pouco.
As equipas do sul e oeste da Europa continuam a dar pouco interesse a esse mercado.
O futebol lá tem pouca expressão mediática e, como tal, os valores praticados não devem ser nada de proibitivos, ao contrário do que o mercado sul americano pratica actualmente.
Acredito que a barreira linguística possa ser um entrave mas nada que não seja ultrapassável.
Permite-me discordar e estou à vontade para fazê-lo porque durante muito tempo andei aqui a chamar a atenção para nomes vindos dessas paragens. O mercado do norte da Europa e Escandinávia em 2 anos ficou muito mais caro. Um grande talento que apareça tem logo alemães, italianos, neerlandeses, belgas, franceses e ingleses à espreita. Exemplos muito recentes:
Haraldson - 15M LIlle
Bergvall - 10M Tottenham
Hugo Larsson - 9M Frankfurt
Nuamah - 25M Lyon
Ibrahim Osman - 19,5M Brighton
Isaksen - 12M Lazio
Claro que ainda é possível chegar primeiro a alguns deles e descobrir outros menos conhecidos mas isso é como em qualquer parte do mundo. Antecipar e seduzir pelo projeto.
Todos os mercados devem estar em cima da mesa. É preciso é ter uma grande e boa rede de scouting, identificar o perfil do jogador pretendido e chegar lá primeiro que os outros.